Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projecto pioneiro nasceu no concelho da Amadora

A Câmara da Amadora "foi a primeira do País" a tomar a iniciativa de envolver os idosos em actividades de vigilância e patrulha de parques e jardins e no acompanhamento de crianças à escola, revelou ontem ao DN o vereador Gabriel Oliveira, daquela autarquia.

Segundo explicou, "em 1998, a câmara estabeleceu acordos para recrutar idosos que passaram a ajudar as crianças a atravessar as passadeiras junto às escolas".

Salienta que o resultado "é bastante positivo. Nunca mais houve atropelamentos nem acidentes com crianças junto dessas passadeiras". Actualmente, esse serviço envolve 36 idosos.

Em 2001, o mesmo método foi aplicado nos espaços verdes, onde 14 seniores, recrutados junto da Associação de Idosos da Mina, fazem o serviço de patrulheiros no Parque Aventura, na Ilha Mágica do Lido, no parque Luís de Camões, no Parque Central e no Parque da Fantasia.

Os idosos "ensinam as pessoas a ter mais civismo e a sua presença cria respeito e tem dado bons resultados: o vandalismo é quase nulo", garantiu o autarca. A câmara "transfere cerca de cem mil euros por ano para a associação pagar aos 50 idosos", referiu.

Acrescentou que "a câmara de Odivelas passou há três anos a fazer patrulhas com idosos e a de Lisboa também está a pensar fazer o mesmo". Gabriel Oliveira não estranha que Setúbal vá adoptar o mesmo projecto, "porque um elemento daqui foi para lá e deve ter proposto esta ideia".

Sobre esta iniciativa, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, lembra que "recorrer a voluntários seniores é não só um auxílio para as câmaras, que têm pessoas experientes a quem podem confiar algumas tarefas, como para os próprios idosos, que assim se sentem integrados e úteis ao desempenharem tarefas de relevo social."

Fernando Ruas adianta que "o caldeamento intergeracional serve aos mais velhos, que também aprendem com os mais novos e combatem a solidão e a falta de ocupação".

_____
Fonte: Diário de Notícias, 31-12-2009

Sem comentários: