Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CREL: Corte de circulação poderá manter-se nas próximas semanas

A CREL permanece cortada, em ambos os sentidos, entre o Nó de ligação à A16 e o Nó de Belas, na sequência do deslizamento de terras ocorrido sexat-feira.

Em comunicado, a concessionária anunciou hoje que o corte da circulação rodoviária nesta auto-estrada “poderá manter-se nas próximas semanas”.

Segundo a empresa, continuam os trabalhos de retirada de “terras do local, com o objectivo de controlar o avanço das mesmas, havendo, neste momento, uma preocupação acrescida com o Aqueduto das Águas Livres”.

“Ao mesmo tempo, a Brisa continua a avaliar, dentro do que é possível absorver e medir, a evolução deste deslizamento, estando ainda longe de poder estimar quando poderão começar os trabalhos de desobstrução da auto-estrada”, refere a Brisa no comunicado.

A empresa acrescenta que está a aplicar todos os esforços, desde a primeira hora, na resolução de um problema cuja causa não é da sua “responsabilidade e cuja solução não depende principalmente da Brisa”.

A câmara da Amadora, a que pertence a área em causa, anunciou hoje que já tinha notificado o proprietário do terreno onde decorreu o deslizamento de terras junto à CREL, ocorrido sexta-feira, e que condicionou o trânsito no local.

O vereador da câmara da Amadora com o pelouro da Protecção Civil, Eduardo Rosa, afirmou, através de comunicado, que as terras que provocaram o corte da CREL são provenientes de terrenos privados e que a autarquia notificou por diversas vezes o proprietário, “não obstante competir à entidade exploradora das auto-estradas (Brisa) o dever de conservação das mesmas”.

“Esta edilidade sempre se mostrou disponível e colaborante (...), suscitando reiterada e oportunamente junto deste [proprietário do terreno], tal premência, inclusive instaurando diversos procedimentos de notificação”, refere o comunicado.

O deslizamento de terras ocorrido sexta-feira soterrou parte da via da CREL e obrigou ao corte de circulação entre o túnel de Carenque e o nó de Belas.

Segundo a autarquia, o terreno “privado” que provocou o deslizamento de terras que resultaram no corte da CREL revela “bastantes fragilidades apresentando um conjunto de falhas geológicas”.

O vereador considera que, aliado às fragilidades do terreno, a precipitação intensa como a verificada nos últimos dois meses intensificou a instabilidade da vertente e a movimentação dos solos.

A autarquia anunciou que vai disponibilizar os meios para minimizar os “efeitos decorrentes da anomalia registada e reunirá com as entidades responsáveis para, no âmbito da protecção civil, desencadear os instrumentos necessários para colmatar o problema”.

_____
Fonte: Público, 25-01-2010


Mais informações em:
Brisa admite que o corte de troço da CREL vai durar semanas
Câmara da Amadora responsabiliza Brisa e proprietário do terreno pelo incidente que provocou corte da auto-estrada
Brisa contradiz Câmara da Amadora e acusa-a de “passividade”
Câmara da Amadora imputa custos do deslizamento ao proprietário do terreno

Sem comentários: