Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Realojamentos, habitação a custos controlados e Vila Chã

De acordo com o documento Grandes Opções do Plano 2011, o tema da habitação social / custos controlados em Vila Chã começa a clarificar-se. O referido documento descreve o seguinte:

"Promover a coesão sócio-urbanística da Cidade

(...)

No domínio da eliminação dos bairros de degradados, o compromisso para 2011 consiste: (...)

- No desenvolvimento do projecto de construção de setenta de três fogos de custos controlados em Vila Chã; (...)

- No planeamento e concertação com a tutela sobre o modelo de financiamento dos investimentos plurianuais para 2012 e Anos Seguintes que viabilizem o realojamento dos núcleos degradados da Mina; (...)"


Depois de ler o capítulo "Promover a coesão sócio-urbanística da Cidade" de Grandes Opções do Plano 2011, torna-se evidente que a designação habitação social foi substituída por habitação a custos controlados. Porquê? Assim, enquanto o processo de "realojamento" não estiver concluído, os moradores e proprietários da urbanização não levantam muita contestação. Até porque não está claro o que efectivamente está a decorrer, isto é, quem serão os nossos novos vizinhos e em que condições contratuais ocuparão os 73 fogos.

Recordo que, segundo o documento Certidão de teor das descrições e de todas as inscrições em vigor, os "73 fogos de habitação social, serão construídos nos lotes 85, 86, 87, 88 e 89" (ver planta da urbanização).

_____
Fonte: Grandes Opções do Plano 2011, página 4(6), Câmara Municipal da Amadora

7 comentários:

Anónimo disse...

Este país cada vez está pior

Anónimo disse...

E a esquadra é para quando? Ao menos que a façam ao mesmo tempo...

Anónimo disse...

E que tal começar a reclamar?
Não creio que todos os moradores de Vila Chã estejam de acordo em ter habitação social / a custos controlados à porta de casa.
Eu entendo que esta zona da Amadora já tem demasiada habitação social e consequentemente todos os problemas relacionados com esses bairros.

Anónimo disse...

Também tenho a mesma opinião. Não pagamos balúrdios para termos bairros sociais a toda a volta....

Pipi disse...

Não são bairros sociais, mas sim 73 fogos de custos controlados, ou seja até podem servir para jovens casais com fraco poder económico.

Sinceramente prefiro ter alojamento deste tipo do que as barracas à frente do Bairro. Tanto podem ter problemas com as pessoas que vão habitar esses fogos, como com as que moram nas barracas. Quando compramos as casas já sabiamos que isto ia acontecer, não percebo agora a indignação

Anónimo disse...

Nas barracas também há pessoas "decentes" que gostariam de sair do bairro e morar num predio. Essas casas a custo controlado servem para isso..
Aliás..apesar do baixo custo, eles só vendem as casas se as pessoas tiveres efectivamente dinheiro como as pagar.

Além disso pessoas mal formadas há em todo o lado, inclusive nos prédios de pessoas ditas "finas" como é a urbanização de vila Chã.

JM disse...

Caros Vizinhos,
Os comentários aqui postados deixam-me apreensivo quanto ao meu investimento em Vila Chã. Na decisão de adquirir um andar nesta Vila, pesou fortemente o facto de considerar que esta se tratava de uma "ilha" na Amadora. Por outras palavras, considero tratar-se de uma urbanização bem concebida de raiz, contenplando as necessáris infraestruturas, bom ambiente e segurança.
Temo como referido num comentário anterior, que a designação de Habitação de Custos Controlados, seja apenas um termo empregue para mascarar o que é realmente a introdução de fogos de habitação social, o que na prática nada têm semelhante entre eles.
Considerando que o meu receio é o receio de todos os moradores de Vila Chã, é nosso dever unir esforços de forma a esclarecer esta situação e a defender os nossos interesses. Certo é, que não estou por dentro daquilo que vou chamar de "sistema", ou seja, da forma como os asuntos são e devem ser tratados. Resta-me lançar o desafio de se fazer aqui uma compilação de acções que podemos tomar, de forma a continiuar-mos a ter a nossa ILHA na Amadora.