Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gás em escola da Amadora deixa 22 pessoas intoxicadas

Um gás tóxico caiu sobre um pavilhão da Escola EB 2,3 Cardoso Lopes, da Amadora, deixando 22 pessoas com sintomas de intoxicação e necessidade de assistência médica. Uma mulher e uma criança foram hospitalizadas, mas o INEM garante que não se pode falar de perigo de vida.

O gás que caiu sobre um dos pavilhões onde decorrem aulas estava dentro de um balão, estando por apurar as circunstâncias em que ocorreu este incidente.

O INEM decidiu enviar para um hospital das proximidades "uma adulta e uma criança porque os sintomas não eram daqueles mais comuns nestas situações e necessitavam de exames complementares e eventualmente observação mais prolongada".

Teresa Pinto, responsável da emergência médica no local, descarta porém a ideia de que corram perigo de vida: "Não estavam em perigo de vida de forma alguma".

O INEM, que se deslocou de imediato para a escola, onde montou um hospital de campanha, não estava ao início da tarde na posse de dados que pudessem identificar de que tipo de gás se tratava, havendo contudo fortes suspeitas de que possa ser gás lacrimogéneo.

"O que encontrámos foi uma sala com pessoas com diferentes sintomas e diferentes níveis de sintomas", avançou à RTP Teresa Pinto, do INEM, para acrescentar que "embora não saibamos qual é o gás, perece-me a mim que pelos sintomas será algo tipo lacrimogéneo".

De acordo com esta especialistas do INEM, os sintomas detectados na escola da Amadora estão relacionados com " ardor nos olhos, ardor na garganta e algumas dores abdominais", pelo que - explicou - "a maioria (das crianças e adultos que apresentavam estes sinais) já tiveram alta".

Entretanto, Teresa Pinto explicou que no posto avançado do INEM permanecem algumas crianças "que persistem com dores abdominais e que vão continuar a ser observadas, não sendo de excluir a hipótese de irem ao hospital para exames complementares".

Ainda sem a divulgação de qualquer dado que indicie as causas deste incidente, a escola está a ser vigiada por elementos da PSP, com a Polícia Judiciária em campo para apurar responsabilidades.

_____
Fonte: RTP, 10-11-2008

1 comentário:

Anónimo disse...

É para que o resto do país veja o grau de insegurança que se vive nesta zona.
Se um miudo anda com gás pimenta ou substancia semelhante na escola imaginem o que não anda nas ruas.
Enquanto as pessoas não denunciarem todas as situações a que são sujeitas nunca iremos ter a nossa policia reforçada na Amadora.
Denunciem sempre mesmo que sejam só tentativas de assalto ou roubo.
Senão o fizerem as estatisticas consideram esta zona como segura.