Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Para quando a instalação de lombas na Avenida Fernando Valle?

Bom dia,

No passado dia 8 (3ª Feira) assistiu-se novamente a um triste espectáculo. Um aparatoso acidente entre duas viaturas, que para ser sincero, infelizmente já esperava mais dia menos dia.

Ainda hoje estou para perceber como é que o carro que provocou o acidente (Toyota) foi capaz de “decepar” um poste de iluminação. Certamente não vinha a circular a 50 km/h permitidos por lei, digo eu...

Há já algum tempo, e logo após aquele acidente que aconteceu em frente á farmácia Carlos (cujo um dos carros chegou a incendiar-se) enviei uma sugestão/reclamação para a C.M. Amadora para a possibilidade de se colocar umas lombas na Avª Fernando Valle. A resposta à minha reclamação nunca me foi dada (para ser novamente sincero, também já estava á espera).

Sendo assim, venho por este meio “disponibilizar” aos moradores ou qualquer pessoa também indignada com os excessos de velocidade praticados na urbanização, reclamem ou sugiram à Junta de Freguesia da Mina e/ou C.M. Amadora a INSTALAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE LOMBAS REDUTORAS DE VELOCIDADE (penso que este é o termo correcto). É claro que vão sempre surgir pensamentos parecidos aos que já pude ouvir no dia do acidente: “Ah e tal, isso não que faz mal aos amortecedores e tal...”

Aqui ficam então os contactos por mail:


Junta de Freguesia da Mina:
jfmina@jf-mina.pt
C. M. Amadora (Divisão Transito):
transito@cm-amadora.pt
C. M. Amadora (Divisão Urbanismo):
urbanismo@cm-amadora.pt

Cumprimentos e parabéns ao Blog.


____

Venho por este meio transmitir a resposta da Junta de Freguesia da Mina acerca da questão da colocação de lombas na Avª Fernando Vallle:

Exmo. Sr.

Tendo em consideração o facto de ocorrerem acidentes frequentes na via que mencionou estão a ser avaliadas medidas de acalmia de trânsito naquela zona por forma a diminuir a frequência com que ocorrem aqueles acidentes.

Obrigado pela sua preocupação.

P'la Junta de Freguesia

José Mariano

Obs: ao contrário da C.M. Amadora, esta resposta demorou apenas 2h.


____
Nota: e-mail enviado por André Matos

15 comentários:

Espiga disse...

Zonas 30km/h, lombas e radares em Portugal

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/83715.html

Anónimo disse...

30Km/h. Isso é bom se as pessoas cumprirem especialmente á noite. Na minha opiniao deveria de existir semafros.
Maria Silva

Anónimo disse...

Boa noite. Eu concordo com a colocação de lombas. Mas quando falo em lombas, refiro-me a lombas à séria. Se decidirem colocar essas baixinhas como se vêm por aí, os excessos de velocidade vão continuar a praticar-se e pior ainda, o barulho provocado quando os carros lá passam é insuportável.

Unknown disse...

Lombas Redutoras de "Velocidade"

Um Toyota decepou um candeeiro mas se tivesse uma lomba já parava?
Parece-me a lógica da batata.

Não se iluda caro concidadão,os paises que implementaram as lombas antes de nós andam agora a retirá-las.
Chegaram à conclusão que muitas vezes são a própria causa dos acidentes e que aumentam o consumo de combustivel para alem de outros problemas não menos importantes.

Se está cèptico aqui ficam os outros motivos é pena que os instaladores de lombas reajam apenas a opiniões e não aos seus critérios fundamentados no conhecimento.

-Poluição sonora a qualquer hora do dia ou da noite particularmente sentidas se as lombas forem instaladas junto a residências, condenando e penalizando o inocente em vez do infractor.
-Desgaste e danos em viaturas como por exemplo o sistema de direcção que poderá vir a estar na origem de um acidente.
-Microssismos provocados pela passagem de viaturas pesadas e que afectam as construções.
-Desvalorização comercial dos imóveis situados nas proximidades.
-Acidentes provocados pelas próprias lombas devido ao efeito de hidroplanagem ou à mudança súbita de velocidade de alguns condutores quando se apercebem da sua presença.
-Sofrimento causado aos sinistrados transportados em ambulância. Podem ocorrer graves consequências por exemplo nos casos de lesões na coluna ou no transporte de grávidas.
-Atraso na marcha de viaturas de socorro. (Policia, bombeiros, ambulâncias, etc.)
-Rampa para ”cavalinhos” para algumas motos e moto4, podendo originar um acidente.

Pergunto ao requerente:

Gostaria de ter uma coisa destas à porta de sua casa?

Anónimo disse...

Caro concidadão, já que rejeita essa hipótese e com todo o devido respeito, sugiro que apresente uma alternativa. Não seja como muitos outros, que para criticar estão na 1ª fila, mas para dar alternativas tá quieto. Desses temos muitos ali para os lados de São Bento. Poderia mencionar aqui outras alternativas, desde uma rotunda a semáforos, etc... O que eu acho é que isto não pode é ficar á mercê dos xunings ou Shumachers ali da zona.

Unknown disse...

Não tenho a pretensão de ser eu a encontrar a solução.Acho que estou no meu direito de emitir uma opinião fundamentada numa pesquisa que fiz e que já é bem mais do que aqueles que se limitam a falar do que não sabem ou não conhecem. Desde quando sou obrigado a encontrar uma solução para um problema apenas porque dou uma opinião e discordo deste sistema?
Se não souber a solução não posso discordar? Não posso falar? Não acha que já dei algum contributo chamando a atenção para aspectos negativos destas lombas, alguns bem graves?

Cada caso deverá ser analisado particularmente e encontradas soluções e não uma saida fácil que não soluciona nada.
Existem milhares de locais no nosso País onde já ocorreram acidentes e onde vão acontecer mais, pelos mais variados motivos entre eles um dos principais o excesso de velocidade. Qual é a solução?
Encher o País de lombas?

Vila Chã disse...

Ler sobre segurança rodoviária nas zonas residenciais:

http://vila-cha.blogspot.com/2007/12/segurana-rodoviria-nas-zonas.html

Anónimo disse...

Foi de facto um acidente com alguma gravidade. Fui eu quem chamou o INEM.
Tanto quanto sei não foi o primeiro acidente do género que ali aconteceu.
Infelizmente não será o último, se continuarem a fazer corridas nas avenidas da urbanização.
Mais recentemente houve um espectáculo sem consequências gravosas - sem contar com o barulho.
Têm que se tomar medidas para prevenir estas situações. Que medidas? Realmente não sou perito em assuntos de tráfego, mas as bandas sonoras parecem-me o ideal, salvo melhor opinião.
Lembrem-se que os semáforos nem sempre estão ligados, e sem polícias por perto, aqueles que são accionados por detectores de velocidade, podem ser aproveitados para jogos automobilisticos.
Parece-me que os primeiros passos já foram dados. Eu também, já diligenciei junto da PSP e da CMA.
Aos interessados (aqueles que só estão cá para deitar abaixo, estão dispensados!)em arranjar uma solução para o problema, sugiro, por exemplo, fazer-se uma petição, caso não se verifiquem, nos próximos tempos, quaisquer acções por parte dos organismos competentes. Afinal são vidas que correm perigo.

Anónimo disse...

Pois muito bem
Eu ca nao concordo com lombas por varias razoes, e uma delas é os danos que podem causar, tal como ja foi referido por um cidadao num comentario anterior. Porque nao os semafros? acidentes podem acontecer das mais diversas maneiras e pelas mais variadas razoes; agora a sugestão que eu continuo a dar é que se coloquem os semafros porque me parece a melhor maneira de fazer o automobilista parar. Sinais ja la existem e nao sao respeitados, as lombas ou sao baixas e nao resultam ou sao mt altas e dao cabo das viaturas
Maria Silva

Gonio disse...

Eu sugiro semáforos sem dúvida, parece-me que seja o sinal de trânsito mais respeitado, ou pelo menos, o mais visível. Mesmo quando estão itermitentes, são bem visiveis e alertam qualquer condutor para a existencia de um cruzamento perigoso.
Isto porque além dos "aceleras", lembro-me de vir visitar casas e por vezes aperceber-me de um cruzamento já mesmo em cima, e circulava lentamente, se fosse a mais velocidade talvez nao conseguisse parar a tempo. O que temos neste momento é sinalização para "moradores", conhecedores da zona... mas não é o caso, existe cada vez mais movimento.
Concordo com o que foi dito em relação a lombas, dificulta a vida aos respeitadores e não trava os "aceleras".

Anónimo disse...

Ponham lombas, semáforos ou até mesmo um policia sinaleiro! Desde que se evitem os excessos de velocidade e acidentes ... qualquer opção é sempre bem vinda. Ficarem impávidos e serenos é que não ...

Anónimo disse...

Hoje ás 8h da manha mais um acidente no cruzamento junto á Papelaria. É incrivel; nao deve de haver dia nenhum que nao haja "pelo menos um" acidente em Vila Cha. Esperamos pelos semafros urgentemente.
Maria Silva

Lampião iMparcial disse...

Também eu já assisti a algus acidentes na nossa urbanização inclusivamente a esse do Toyota, não sei se vinha ou não em exesso de velocidade, mas onde ele levou a "porrada" já na traseira do carro é o suficiente para dar umas valentes voltas, mas de qualquer forma sou absulutamente contra a instalação de lombas principalmente lombas, como já li por aqui, lombas " a séria" temos de nos lembrar que há necessidade de algumas viatura terem de circular a velocidades mais elevadas como Ambulancias etc.. já para não falar que por vezes têm de transportar doentes com a maxima precaução, por isso e como há espaço sujiro que se façam duas rotundas uma no cruzamento do BPI e outra no da Papelaria.

Anónimo disse...

Daqui a nada dizem para fazerem uma rotunda ! Sinceramente ^-^. O problema começa logo por quem não sabe o código da estrada, mas quanto a isso, pouco podemos fazer. Well, sinais de trânsito ali duvido que a câmara meta, deve-lhe sair mais caro do que meia dúzia de lombas :D

Ass: 8

Lampião iMparcial disse...

"Daqui a nada dizem para fazerem uma rotunda ! Sinceramente ^-^. O problema começa logo por quem não sabe o código da estrada" Já agora como fui eu quem deu a sugestão da retunda, gostaria de saber porque razão diz que não sei o código!!