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sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ligação do Metropolitano de Lisboa à Linha de Sintra da CP na Amadora

(...) É com enorme satisfação que participo hoje, a convite do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Amadora, nesta cerimónia que assinala dois acontecimentos que considero de fundamental importância para a mobilidade no concelho da Amadora e da Área Metropolitana de Lisboa:

-Em primeiro lugar, o lançamento do Concurso Público Internacional de concepção/construção do prolongamento da Linha Azul da estação da Amadora Este à estação da Reboleira; e
-Em segundo lugar, o anúncio do lançamento de uma linha de transporte colectivo em sítio próprio no concelho da Amadora, ligando numa primeira fase a estação da Reboleira e Amadora Este ao empreendimento Dolce Vita Tejo.

Estes dois investimentos são da maior importância porque inserem-se na estratégia de utilização dos transportes públicos como alternativa à crescente utilização do automóvel. (...)

Hoje assinalamos, como já tive oportunidade de referir, o lançamento do Concurso Público Internacional de concepção e construção do prolongamento da Linha Azul da estação de Amadora Este à estação da Reboleira.

Trata-se da extensão da Linha Azul à estação Reboleira, com a criação nesta última de uma nova interface com o caminho-de-ferro para reforço da complementaridade do sistema de transportes. (...)

A promoção da utilização do transporte público e o reforço da intermodalidade estão precisamente na base da criação de um nova linha de transporte colectivo em sítio próprio no interior do concelho da Amadora.

A operação será efectuada por veículos comummente designados por «metro ligeiro sobre pneus» ou «mega-trolleybus», que utilizarão a infra-estrutura rodoviária já existente, apresentando por isso poupanças significativas ao nível do investimento em infra-estruturas.

Por outro lado, a implementação da linha, operada por estes veículos modernos e não poluentes tem também o objectivo de reabilitar a imagem do transporte por autocarro, neste caso beneficiando das vantagens da tracção eléctrica e da operação em via dedicada e com prioridade absoluta nos semáforos, o que lhes deverá conferir alguma vantagem competitiva relativamente ao transporte individual.

Esta nova linha de transporte colectivo integra-se na política de transportes do Governo que reconhece grandes potencialidades dos modos de transporte colectivos de superfície, enquanto elementos que permitem a articulação das redes pesadas de transportes e as redes de distribuição de proximidade, permitindo igualmente configurar soluções que satisfaçam integralmente as cadeias de mobilidade.

Numa primeira fase, esta nova linha ligará a estação de Amadora Este e a estação da Reboleira ao empreendimento comercial Dolce Vita Tejo num troço com cerca de 7 km.

Em fase posterior, será estudado o prolongamento até às estações de Odivelas e Senhor Roubado no concelho de Odivelas, concretizando, desta forma, através de uma circular, a amarração aos modos de Transporte Público Pesados: metropolitano e caminho-de-ferro. (...)

Fonte: Portal do Governo, 03-01-2008

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