Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Na Reboleira em 2011

O Metropolitano de Lisboa lança hoje o primeiro concurso para o prolongamento da Linha Azul até à estação ferroviária da Reboleira. A obra deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2011 e tem um custo estimado de 55 milhões de euros, adiantou ontem ao CM a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A futura estação, que ficará localizada próximo da Venda Nova e com acesso directo à gare da Reboleira (da Refer), vai reforçar a intermodalidade na Área Metropolitana de Lisboa, ligando meios como o Metropolitano, o autocarro e o futuro trólei da Amadora.

“A ligação entre o metro e o comboio será feita no subsolo, enquanto à superfície haverá lugar para paragens de autocarro, táxis e parqueamento automóvel”, acrescentou Ana Paula Vitorino. Será também da Reboleira que irá partir o trólei-bus (veículo eléctrico com rodas pneumáticas) que, no futuro, servirá também as estações do Metropolitano do Senhor Roubado e Odivelas (Linha Amarela).

“Trata-se de um verdadeiro interface, o que não estava previsto no projecto original”, sublinha a governante, justificando assim o atraso no lançamento do concurso. Com efeito, o “projecto teve que ser reformulado de forma a garantir uma intermodalidade plena”, afirma Ana Paula Vitorino, recordando que “no plano inicial, por exemplo, a ligação era pelo exterior”.

A distância entre as estações do Metropolitano de Amadora-Este e da Reboleira é de cerca de 800 metros, o que obriga a maioria dos passageiros a apanhar um autocarro para passar do comboio para o Metropolitano. A ligação plena entre os dois meios de transporte dá-se, actualmente, já no interior da cidade, na estação de Sete Rios .

De acordo com o estudo de procura, “Sete Rios é o destino para a transferência para a rede do Metropolitano de Lisboa de 42 por cento dos passageiros oriundos dos comboios da Linha de Sintra. Com a entrada em funcionamento da nova estação, “cria-se um potencial de transferência dos passageiros” naquele local, lê-se no Estudo de Impacte Ambiental.

O concurso público que foi lançado hoje, no valor de 35 milhões de euros, prevê a construção das ligações e das galerias entre as duas estações.

A adjudicação da obra está prevista para Junho. Posteriormente, será lançado um outro concurso, no valor de 20 milhões de euros, para o fornecimento do sistema de sinalização e da bilhética, adiantou ainda aquela responsável. (...)

Fonte: Correio da Manhã, 03-01-2008

Sem comentários: