Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)

Exmos. Senhores,

Sou morador na Urbanização Casal de Vila Chã, num dos lotes junto a uma das avenidas mais movimentadas deste novo bairro, a Avenida Fernando Valle já conta com um vasto histórico de acidentes, alguns com vítimas.

É do meu conhecimento que muitos vizinhos (e eu próprio) preferiam a colocação de lombas sinusoidais e não semáforos, possivelmente por temerem o não escoamento do trânsito nas horas de ponta, assim como o aumento da poluição atmosférica e sonora e, ainda posso acrescentar, o facto de que a primeira opção tem um custo mais reduzido.

Hoje, ao chegar de um dia de trabalho cerca das 20:00, estive pela primeira vez numa fila de trânsito desde a Praça Pedro Álvares Cabral. A Vossa solução para o Nosso problema é absurda! A Nossa qualidade de vida vai piorar, ainda mais, aquando do começo das aulas.

É com este texto e com o registo em anexo, que manifesto a minha indignação pelo facto de ao tentarem resolver um problema acabaram por criar outros tão prejudiciais como o primeiro. Para concluir, gostaria que V. Exas. disponibilizassem-me o nome dos autores dos estudos ou documentação técnica em que foi baseada a Vossa decisão.

Sem outro assunto, os melhores cumprimentos,

Vítor Santos



Avenida Fernando Valle, 07-09-2009, 20:00

____
Nota: e-mail enviado por Vítor Santos para o Gabinete da Presidência e o Gabinete do Vereador Gabriel Oliveira, com o conhecimento do Gabinete de Vereadores do PSD, Gabinete de Vereadores do PCP, Junta de Freguesia de São Brás, Junta de Freguesia da Mina, Jornal da Região e do nosso blogue

11 comentários:

Viagem a Marrocos disse...

eu já mudei o meu percurso para evitar os semafros..

António Rodrigues disse...

Subscrevo, e acrescento: se o objectivo foi travar os aceleras, e evitar acidentes, porque motivo os semáforos ficam intermitentes a partir das 20h? Será que os aceleras também têm horas de expediente?

mila_mila disse...

en vila cha existen sempre alternativas aos semafros, a estrada que mostra no vidio ( Avenida Fernando Valle), passa a ser uma estrada principal tal como a estrada Serra da Mira, no Casal Sao Bras.

Pipo disse...

Penso que haja uma solução mais fácil que as lombas: diminuir o intervalo de tempo em cada estado do semáforo, isto é, em vez do semáforo estar 1 minuto verde e 1 minuto vermelhor, fica 30 segudos verde e 30 segundos vermelho. Isto fará com que o trânsito escoe mais rapidamente. É que assim, teremos de pedir para serem colocadas lombas nas outras estradas, uma vez que as pessoas começarão a deslocar-se pelas estradas alternativas e a evita a avenida principal.

Vítor disse...

Pipo,

Pelo que tenho visto, os automobilistas que atravessam Vila Chã continuam a fazê-lo pela Avenida Fernando Valle, mesmo com filas de trânsito. Se assim é, porque razão, no caso que existisse lombas, passariam a fazer o atravessamento pelas avenidas paralelas?

Muito do trânsito tem como destino o IC16, sendo assim seria mais rápido e mais seguro ir pela Avenida António Ribeiro Chiado. O problema é que o ser humano é um animal de hábitos.

Só não entendo e como aqui já foi falado, porque razão é que a avenida (das palmeiras) que está a norte e paralela à urbanização continua por terminar!

Eu disse...

O video acima veio confirmar o que já se previa! Mas para eles foi um objectivo cumprido - "semáforos de Vila Chã" - de acordo com a revista municipal (amadora 09).

Estou curioso por saber qual a resposta e soluções que vão apresentar ...

Um verdadeiro absurdo!

Vítor disse...

Resposta do Vereador Gabriel Oliveira:

Exmo. Senhor
Vítor Santos


Assunto: Semáforos em Vila Chã: segurança versus trânsito e poluição (atmosférica e sonora)


Antes de mais queremos agradecer a oportunidade que nos dá para, não só, constatarmos as demais preocupações dos nossos munícipes, sustentado no principio da participação democrática, como também, por esta via podermos informar os mesmos do trabalho realizado por esta autarquia.

Assim, no âmbito do assunto em epígrafe, cumpre-me informar V. Exª que a colocação de bandas sonoras em zonas residenciais irá prejudicar o descanso dos moradores.

Com os melhores cumprimentos.


Gabriel de Oliveira, engº
Vereador

Eu disse...

É por se tratar de uma zona residencial que faz todo o sentido a colocação de lombas na avenida! E à noite, o barulho dos carros e das motas que ali circulam em excesso de velocidade, já não é prejudicial para o descanso dos moradores? Na entrada do Casal S. Brás (quem vem da Falagueira) optaram pela colocação das mesmas e os resultados são visiveis!

António Rodrigues disse...

Exacto!
Ia mesmo colocar essa questão: será que nessa estrada não mora ninguém?!

É que só nesse troço foram colocadas mais de 5 lombas... e como disse, e bem, o resultado está bem à vista.

Não me parece uma resposta minimamente aceitável.
Se não querem desfazer o que fizeram, basta dizer.
E em altura de eleições, avançar com respostas dessas... enfim.

Vítor disse...

Resposta do Gabinete de Vereadores da CDU:

Exmo. Senhor


Sobre o assunto em referência, objecto do seu email de 7 do corrente, vimos informar que, em reunião de Câmara de 16/9, colocámos as questões abordadas por V. Exa., e pelas respostas recebidas do Sr. Vereador do Pelouro ficámos a saber que já foi elaborada resposta para V. Exa. e que a situação é para se manter.

Em final de mandato e na qualidade de Vereadores sem pelouro, confessamos que a falta de tempo e a nossa “impotência” não nos permite aprofundar e insistir por melhores soluções.

Com os melhores cumprimentos.


P’la Vereação CDU

António Nunes

Pipi disse...

A mim parece-me que a solução tem em vista a conclusão da av. da Palmeiras, pois qd a mesma estiver terminada, os automobilistas vão preferir esta via em vez de terem que parar nos semáforos.