Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 24 de janeiro de 2009

"Obama" na Amadora

Francisco Pereira tem 29 anos. Nasceu em Cabo Verde, mas escolheu Portugal para viver, em 1998. Desde os primeiros tempos, mais complicados, ao mestrado em Ciência Política, que lhe garante um lugar como investigador na Universidade Aberta, sempre se sentiu atraído pelos desafios. O próximo é a candidatura à Câmara da Amadora. Quer vencer e espera que a eleição de Barack Obama o possa ajudar.

O seu sonho é mais antigo do que mediatismo do novo inquilino da Casa Branca, mas admite que os desafios, apesar das diferenças de escala, têm semelhanças. Quando chegou a Portugal, há dez anos, não acreditava que um cidadão negro pudesse chegar à presidência dos EUA. «Há dez anos seria difícil pensar nisso, mas Barack Obama mostrou que seria possível», sublinhou, em entrevista ao PortugalDiário.

Em 1998, seria também difícil adivinhar que em 2009 Francisco Pereira estaria a preparar uma candidatura como independente à Câmara da Amadora. Teve de trabalhar como servente na construção civil e na Lisnave para conseguir estudar ao mesmo tempo. Mas o esforço, disse, valeu a pena. Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, fez uma pós-Graduação em Estudos Africanos e do Desenvolvimento e depois um mestrado em Relações Interculturais.

Trabalha como investigador no Centro de Estudos de Migrações e Relações Interculturais, da Universidade Aberta enquanto prepara o seu Projecto de Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. Entre estas ocupações tem ainda tempo para colocar de pé a sua candidatura à presidência da Amadora, um objectivo traçado em 2006. «Acompanhei de perto das eleições autárquicas de 2005. Achei que os discursos políticos eram uma farsa, quer da direita quer da esquerda», explicou.

Acha que a cor da pele ou a sua origem não serão uma barreira. «Estamos a viver um momento charneira da multiculturalidade em Portugal. Portugal é um pais acolhedor», apontou, com a esperança de emular o feito de Obama na Amadora.

Reportagem em vídeo.

_____
Fonte: Portugal Diário, 18-01-2009

4 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar é mesmo disso que a Amadora está a precisar..

Anónimo disse...

O que a Amadora esta a precisar sei eu bem, e mais nao digo

Anónimo disse...

E vive na Amadora?
Vive o dia a dia da cidade?
Passeia na Amadora?
Anda sózinho à noite na Amadora?

Anónimo disse...

Francisco Pereira? Não estão enganados nem nada? Pensei que era Mário Carvalho.