Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Certificação energética e da qualidade do ar interior em todos os edifícios

No inicio do corrente ano passou a ser obrigatório certificar a eficiência energética e a qualidade do ar em todos os edifícios. O documento relativo a este acto é imprescindível para a celebração de qualquer contrato de transacção, locação ou arrendamento de imóveis, independentemente da idade do edifício.

O objectivo desta nova lei - transposta da legislação europeia - é o de sensibilizar para a eficiência energética e qualidade do ar nas habitações, dando aos cidadãos informação sobre os consumos de energia das casas e dando-lhes assim mais uma ferramenta para uma escolha mais consciente da sua casa.

O Sistema de Certificação Energética (SCE) é gerido pela ADENE-Agência para a Energia, sendo que esta entidade faz a gestão do processo e emissão dos respectivos certificados.

O SCE prevê a análise de condições favoráveis á eficiência energética tais como o isolamento térmico, os vidros duplos, a utilização de energias renováveis, etc. e classifica os edifícios numa escala qualitativa que evolui de G a A+, á semelhança do sistema usado já em alguns electrodomésticos.

Mais informação pode ser consultada no Portal do SCE no site da ADENE.

Cumprimentos.
JD


____
Nota: e-mail enviado por Joaquim Dias

Sem comentários: