Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Excedente de casas mantém-se até 2050, conclui investigação

Em 2006, já havia habitações suficientes para albergar as famílias que vão surgir em 2050. Há dois anos, os dados revelavam um total de 4.502.934 alojamentos ocupados e vagos para a população portuguesa. E no início do século XXI, verificou-se que 176.811 alojamentos seriam suficientes para responder às carências habitacionais do país, quando havia 185.509 casas disponíveis no mercado para venda ou aluguer.

Em 2001, viviam no país 10,36 milhões de pessoas organizadas em 3,65 milhões de famílias e o parque residencial era de 5,05 milhões de habitações, das quais 72,7 por cento eram residências habituais e as restantes segundas casas ou estavam desocupadas. Nessa altura, mais de 75 por cento das famílias viviam em habitação própria, 21 por cento em casas alugadas e quatro por cento em habitações cedidas.

"Supondo que a parte das residências principais e dos alojamentos vagos no parque de alojamentos permanecerá estável, podemos afirmar com alguma certeza que se manterá o excedente habitacional em Portugal", conclui Fátima Moreira, técnica na área das estatísticas da construção do Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu trabalho de mestrado "O Envelhecimento da População e o Seu Impacto na Habitação - Prospectiva até 2050", do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informática da Universidade Nova de Lisboa. Em 2006, estimava-se um total de 3.361.210 edifícios de habitação familiar clássica e 5.519.654 alojamentos familiares clássicos para um país com 10.559.09 de pessoas. "Este parque habitacional é relativamente abundante, quando comparado com o número de habitantes. Se fosse inteiramente habitado, cada alojamento não albergaria mais que duas pessoas sob o mesmo tecto", constata.

As conclusões baseiam-se nos dados das projecções dos Living Arrangements e das famílias até 2050, dos elementos disponíveis sobre as estimativas de alojamentos familiares em 2006, bem como dos Censos de 2001. A investigadora analisou a evolução da população para estimar que, em 2050, as famílias de casais sem filhos deverão representar entre 22,7 e 28,5 por cento da população portuguesa e que haverá um aumento muito acentuado da população idosa, um acréscimo que rondará os 80 por cento nas pessoas com mais de 75 anos. "O cruzamento de dados demográficos com dados sobre habitação revela-nos que os alojamentos existentes têm crescido nos últimos anos, mesmo em regiões que registaram perdas populacionais." "Sabe-se que haverá, claramente, um aumento do número de famílias e também se sabe que a construção tem sido muito mais veloz do que a alteração no seio das famílias que determina o seu aumento", acrescenta. (...)

_____
Fonte: Público, 05-01-2009

5 comentários:

Anónimo disse...

Srs Administradores do Blog, estas informações técnicas são bastantes úteis mas estão acessíveis noutros meios priveligiados. Este blog tem sido, bastante importante como elo de ligação e dinamização do nosso bairro, no entanto, ultimamente cada vez menos. O espaço é ocupado com a transcrição de noticias em vez de comentários, acontecimentos, breves informações e opiniões da Vila Chã.
Será que deixou de haver assuntos do bairro Vila Chã, com interesse comum?
Penso que não, e que deveriam continuar a ter o maior destaque neste espaço.

Anónimo disse...

Sou moradora em Vila-Chã e companho este blog há bastante tempo (não só como leitora, pois já fiz comentários e já mandei mails). Concordo com este comentário, pois tenho verificado que há cada vez menos posts sobre novidades do bairro e coisas que realmente nos dizem respeito. No entanto, não me parece que os administradores do blog sejam responsáveis por isso. Se os moradores não enviarem mails nem participarem mais activamente, é natural que eles não tenham mails para publicar. Obviamente que últimos posts se podem encontrar noutros sites, mas penso que as informações publicadas também são do nosso interesse pois estão relacionadas com habitação, segurança, etc.
Acho que este blog deve continuar a ser uma forma privilegiada de trocarmos ideias/informações/novidades (boas ou más) sobre o nosso bairro. Para isso, não basta que as pessoas se limitem a ler comentários. É importante que participem activamente!

Vila Chã disse...

Caro "Anónimo" (08-01-2009 16:26),

Certamente que não acompanha o blogue diariamente. Nesta semana foram publicadas algumas mensagens sobre Vila Chã e outras do interesse geral.

No que diz respeito a mensagens referentes a Vila Chã publicadas desde o início do mês, posso dividi-las em dois tipos: de conteúdo oficial e de conteúdo proveniente de e-mails enviados por leitores do blogue.

Posso salientar os seguintes e-mails recebidos e publicados pelo blogue no período referido:

http://vila-cha.blogspot.com/2009/01/certificao-energtica-e-da-qualidade-do.html
http://vila-cha.blogspot.com/2009/01/necrpole-de-carenque-na-sic.html
http://vila-cha.blogspot.com/2009/01/caixotes-do-lixo.html

Para terminar, as mensagens publicadas com conteúdo oficial do interesse dos residentes foram os seguintes:

http://vila-cha.blogspot.com/2009/01/reunies-pblicas-da-junta-de-freguesia.html
http://vila-cha.blogspot.com/2009/01/equipamentos-criar-em-vila-ch.html

Esperamos pela sua participação mais activa, através de comentários ou e-mails, assim como para fazer parte de alguma iniciativa do blogue.

Cumprimentos.

ldr disse...

Sugiro uma ferramenta ainda não utilizada: o Feedburner.google.com que permite todos os dias seja enviada aos leitores um mail com as actualizações do blog.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sr. Administrador do blog, não era minha intenção ferir a sua susceptibilidade, antes contribuir para o bom trabalho que têm feito neste espaço. As criticas são essenciais nas opções mais inteligentes.
Sigo regularmente o blog e contribuí activamente na iniciativa de Natal, bem como com informações e comentários a diversos assuntos aqui arquivados. Só pretendo que o blog continue e ser estimulante à participação minha e doutros vizinhos.
Cumprimentos,
"Anónimo"