Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sábado, 28 de março de 2009

Cães soltos, sem donos por perto

Caros Vizinhos,

Em Vila Chã existe uma população de cães elevada e sabe bem ver os donos a passear os seus melhores amigos pelos espaços verdes de Vila Chã.

Ultimamente tem sido visto uma cadela de cor castanha e de porte pequeno/médio a passear solta sem os donos por perto... O facto que venho relatar é que já não é a primeira vez que esta cadela sai disparada para atacar outros cães e os donos não estão presentes, inclusive já houve uma cadela Labrador que foi mordida...

Na minha opinião acho que os donos conhecendo a sua cadela que de certeza gostam muito devem pelo menos não a deixar solta sabendo que tem este tipo de comportamento e pode levar a alguns acidentes. Sinceramente não sou apologista de não se poder soltar um cão para este correr e brincar mas este comportamento tem de ser encarado com responsabilidade e respeito por todos, não pondo em risco mais nenhum animal ou pessoa em especial quando se sabe à partida que o seu melhor amigo tem um comportamento agressivo com outros animais.

Obrigado.


____
Nota: e-mail enviado por André Castro

14 comentários:

Anónimo disse...

E como o dono não está por perto, lá ficam os "cocozinhos" do animal
espalhados no chão.....
Um pouco mais de respeito pelo próximo também ficava bem.....

Anónimo disse...

Esta situaçao é mesmo verdadeira prq eu ja assisti.A mim os comportamentos dos donos dos caes em Vila Cha encomodam me muito mais q cafes ou Bares abertos ate as 2h da manha.

T_ disse...

Será uma cadela abandonada?
Caso não o seja é realmente grave, se por acaso essa cadelinha morde a uma criança... penso que os donos devem efectivamente passear com os seus cães com a trela colocada, pelo menos em espaços urbanos com crianças e adultos a passar a toda a hora.

Anónimo disse...

Bom dia,
De facto não é abandonada. Também já assisti e confesso que considerei a hipótese de mudar o percurso dos meus passeios com a minha cadela, desde que a minha foi mordida pela outra. Mas não concordo, não sou eu que tenho de mudar. Os donos é que têm de ser conscientes!

Anónimo disse...

Cães sozinhos na rua e sem guarda, telefonen para a polícia e façam queixa na CMA. Existe um canil para esses casos.
Sem dó nem piedade..contra cocós de animais nos jardins, contra marquises aberrantes das urbanizações, contra estacionamento fora dos locais permitidos...etc...protestem, façam queixa ás autoridades competentes e tb ás televisões, (estas por vezes resolvem melhor as coisas que as autoridades), mas nunca baixem os braços!!

Anónimo disse...

Já agora e para precaução minha (também tenho um cão) e para ficar atento a essa situação, em que lote ou área da urbanização é que essa cadela costuma passear???

Cumprs,

AM

Anónimo disse...

Já a vi na praceta (perto da creche) e na zona da tutticar. Raramente presa com trela. É toda castanha e pequena. A minha, castanha e branca já teve encontros imediatos com ela... infelizmente.

Anónimo disse...

"sabe bem ver os donos a passear os seus melhores amigos pelos espaços verdes de Vila Chã"...
até dava vontade de rir se não fosse tão triste!
Os donos dos cães estarão mesmo convencidos que os dejectos dos seus fiéis amigos são 'obras de arte' para os olhos (e os narizes) de quem passa ou mora em Vila Chã?

DSA disse...

Boa tarde.

Não posso deixar de concordar com o desagrado mostrado neste tópico.

Na realidade, o problema não é ter o cão preso à trela ou não, e sim a educação que se deu ao cão. É frequente ver cães soltos a brincar com pessoas e/ou outros cães sem qualquer problema.

Se a cadela ataca outros cães ou pessoas, não se pode culpar a mesma e sim os donos pela incompetência em colocar o animal na ordem.

Por mim, ando e vou continuar a andar com o cão solto. Está treinado e, como tal, anda em junto, vem ao chamamento e faz as suas necessidades longe das vistas e dos pés alheios (mas apanho sempre que acerta num passeio).

Se essa dita cadelinha tentar alguma coisa, distribuo três pontapés educativos: dois para o dono e um para a cadela.

Anónimo disse...

O Sr(a).DSA, eu nao tebho caezinhos,nem gatinhos,nem passarinhos, nem animais de alguma especie, mas se eu tivesse caozinho e o sr.lhe desse algum pontape mesmo que educativo quem o educava a si era eu. Mais, afinal o sr.tb tem que receber educaçao, prq as "necessidades" do seu caozinho devem ser recolhidas por si sempre, seja onde quer que seja que o seu animal as "deposite" no passeio, no jardim, na relva etc

Anónimo disse...

Pois, eu tenho cão, que anda sempre preso com trela e apanho SEMPRE os seus dejectos, calhem eles no passeio ou na relva. E se alguém sonhassem em dar um porntapé educativo ao meu cão por qualquer razão, quem lhe acertava o passo eu era..Ora essa!!

O animais n passam de animais, sem culpa daquilo k os donos são ou educam. Se quer dar correctivos, aplique-os os donos e não nos animais, ou corre o risco de se tornar um deles.

Anónimo disse...

Acho que a intenção deste comentário não era a de gerar tanta confusão mas sim nos fazer reflectir um pouco até onde começa a nossa liberdade e acaba a dos outros. Acho que quem quer ter cão pois que o tenha e ninguem tem nada a haver com isso assim como outras opções que as pessoas possom vir a ter... agora acho que o respeito e responsabilidade acima de tudo pelos outros...Como podemos nós educar os nossos animais quando ás vezes nem com os outros somos educados??? Enfim...

Anónimo disse...

Acho que sim... acho que ninguém tem a haver com as opções de ninguém...basta apenas respeitar os outros... e sinceramente acho que "sabe bem ver os donos a passear os seus melhores amigos " tudo isto desde que se seja com responsabilidade... agora deixem-se de extremismos como os cães isto ou os cães aquilo...e olhem um pouco para dentro... Afinal, se calhar, quem é o animal no meio disto tudo?

DSA disse...

Não me expliquei bem... não apanho os dejectos do meu cão porque o levo para bem longe da urbe (lá bem para cima da av. das palmeiras ou para Norte, já em direcção ao túnel). Diariamente, pelo menos duas vezes por dia. E não é obviamente por preguiça de apanhar os pupús do cão... é porque andar faz bem à saúde, e apanhá-los no meio do monte seria compreensivelmente inútil!

Quando escrevo ou falo, tento não ter telhados de vidro. Vai sempre um saquinho no bolso, não vá a vontade apertar antes do destino (nunca aconteceu).

Naturalmente que apanhava se o fizesse quer no passeio quer em jardins. Já ofereci, inclusive, alguns saquinhos a alguns distraídos.

Quanto aos pontapés, reitero-os para qualquer cão à solta cujos maxilares não estejam devidamente educados à sociabilização.