Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 28 de setembro de 2008

Habitação Social

Caros senhores,

Sou morador de Vila Chã e somente neste fim de semana tomei conhecimento do blog.

Dediquei-lhe alguns minutos de leitura e alguns dos tópicos nele reflectidos são também do meu conhecimento, nomeadamente no que à habitação social em Vila Chã concerne. Quais os Lotes destinados à mesma, se de facto vai haver a sua construção.

Pelo que sei, em termos condicionais, estaria determinada a construção da HS nos lotes 85, 86, 87, 88, 89. Relativamente aos lotes 81, 82, 83, a informação que tenho parece-me oblíqua. Ainda sobre os lotes 81 e 82, li e fui informado que os mesmos poderiam ou poderão estar destinados à construção de uma infra-estrutura desportiva.

Tenho alinhavado o conteúdo de uma carta a dirigir ao Presidente da Câmara Municipal da Amadora, na qual lhe solicito uma audiência para efeitos de esclarecimento sobre esta matéria. Contudo, gostaria de aprofundar o assunto com maior rigor.

Vós como moderadores do Blog certamente que terão informações sobre a matéria da HS, pelo que, se possível vos solicito mais alguns elementos que porventura sejam do vosso conhecimento.

Cumprimentos,

JA


____
Nota: e-mail enviado por Jorge Ramos

15 comentários:

Vila Chã disse...

Caro Jorge,

A informação que temos é escassa, confusa e por vezes contraditória. Está disponível no blogue em:

http://vila-cha.blogspot.com/2007/06/certido-de-teor-das-descries-e-de-todas.html

http://vila-cha.blogspot.com/2008/01/sntese-das-respostas-cma.html

http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/alterao-plantaloteamento-da-urbanizao.html

http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/dvidas-de-um-possvel-vizinho.html

Sei que não temos muita informação mas esperamos tê-lo ajudado. No caso de dispôr de mais informações do que as disponíveis no blogue, todos os moradores agradecem a sua partilha.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

No que respeita à Habitação Social não posso deixar de referir o seguinte: consta que a Câmara Municipal irá realmente destinar à H.S. os lotes 85 a 89. Mas, os mesmos apenas serão construidos após a venda da grande maioria dos restantes lotes, ou seja, primeiro deixa-se que as pessoas comprem casa desconhecendo que parte da urbanização está destinada à Habitação Social e depois então irá tratar-se dessa parte.

Não me parece uma actuação de boa fé. Porque não se trata de tudo de uma forma transparente? afinal quem compra também tem direitos...

Por outro lado a justificação de que a ideia é integrar pessoas com origens diversas também não é correcta. Porque o problema real é a educação das pessoas, quem não consegue viver em paz dentro da sua própria comunidade também não consegue viver bem em lado nenhum.

Fica aqui a minha crítica à actuação (ou à intenção) da Câmara da Amadora.

Muito obrigado,
Sérgio

Anónimo disse...

Olá a todos, realmente é mesmo necessário esclarecer essa possibilidade de construção de Habitação Social nesses lotes para evitar problemas ou surpresas no futuro. Represento um familiar que comprou casa no lote 84 e penso ir a uma reunião na Câmara. Todo e qualquer tipo de assunto relacionado com Vila Chã que venha a ser discutido, eu faço questão de reportá-lo neste blog. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Comprei aqui casa há 3 anos, se houver HS, simplesmente irei vender a minha casa!

Anónimo disse...

caro vizinho,

não devemos encontrar formas de contornar o problema mas sim evita-lo. quanto acha que irão valer as nossas casas assim que estiver 100% certo a HS? mesmo que tenha posses para vender a sua casa a perder muito dinheiro quem quererá comprar e vir viver para aqui?

deixo aqui uma sugestão, a criação de uma comissão de moradores para que possamos concentrar esforços, ideias e influência junto de quem de direito.
pessoalmente não tenho disponibilidade de tempo nem a formação mais adequada para este projecto mas gostaria que alguem pegasse nele e o realizasse. estabeleceria-se uma contribuição "simbolica" a todos para que caso fosse necessário recorrer a meios judiciais a nossa representação estivesse assegurada. a união (ORGANIZADA)é de longe muito mais forte e com maior probablidade de ser bem sucedida.
esta comissão seria criada para defender os nossos interesses não só sobre este assunto mas tambem muitos outros, desde segurança rodoviaria a manutenção de espaços verdes, criação de infraestruturas ect...
pode ser que não passe de mais uma ideia para tópico mas acho que seria o caminho a seguir...
quem sabe o nosso blogger não aceita o cargo de modo a dar continuação ao já grande serviço por ele prestado.

muito obrigado pela criação desta via de comunicação.

Vila Chã disse...

Caro vizinho,

Obrigado pelos seus comentários tão oportunos.

De facto, começa haver a necessidade de ser criada uma comissão de moradores. Sei que já houve vontade por parte de alguns moradores em avançar com a ideia, mas não sei quais foram as razões que os impediram de levar por diante o projecto.

Quem se dignar a avançar com a iniciativa terá o meu apoio na medida do possível, isto é, posso continuar a ajudar na divulgação de ideias, problemas, preocupações e soluções. Assim como o vizinho, também sou uma pessoa muito ocupada e deixe-me dizer-lhe que não é preciso "canudo" para avançar, mas sim algum tempo, vontade e muita determinação.

O bairro, neste momento, deverá ter cerca de 1000 habitantes, certamente que neste universo existirão pessoas com algum tempo e vontade, outras com conhecimento e informação, conjugados não será muito difícil avançar com a iniciativa.

Para concluir, convido a quem queira abraçar esta iniciativa, apresentar ao blogue um tópico que seja um ponto de partida.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caros moradores,

Em primeiro lugar parabéns pelo blogue, mais informação para uma melhor decisão é o meu lema e este blogue reflecte exactamente isso.
E assim é que com alguma tristeza verifico a intenção de inserção de HS em Vila Chã. Sou moradora na Amadora na freguesia da Mina, bem perto dessa urbanização e fiquei encantada com alguns dos imóveis.
Procurava para além de uma casa nova, mais segurança daquela que de facto não tenho neste momento, sendo esse um dos factores principais que me leva a mudar de casa. Sinceramente estou cansada de viver numa zona em que basta estar meia-hora à janela para assistir a um assalto. Vou estar atenta, mas se puder ser informada sobre o futuro da urbanização e seus arredores, agradecia.
Será que ao comprarmos uma casa que nos retira a maior parte do orçamento mensal não teremos o direito de andar na rua, deixar uma janela aberta sem que sejamos constantemente agredidos física e moralmente?
Obrigada e desculpem o meu desabafo.

Anónimo disse...

Sandra. O tempo de irmos para o trab. e deixarmos a porta "aberta" e á noite sentar mo nos á porta ou estarmos a janela a conversar com os vizinhos, ja la vai ha mt tempo e nao é so aqui na Amadora é em qlq bairro do nosso pais.
Tb tenho pena q assim seja mas isto é a realidade da sociedade em que vivemos no momento.

Anónimo disse...

Gostaria de saber se a informação divulgada por um anónimo há uns meses no link abaixo e que passo a citar se veio a confirmar,
ou não existe nada no papel.

http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/alterao-plantaloteamento-da-urbanizao.html?showComment=1204882860000#c3900721133293801653
"Lotes 82 e 83 deixam de existir passando os dois lotes a ficar de frente ao lote 25 e 24,
ficando os terrenos onde iriam ficar tais lotes disponiveis para a construção de dois courts de ténis e um jardim infantil,
ficandos os lotes 85, 86, 87 para construção de habitação normal."

Dado o custo a que estas habitações estão a ser vendidas e promovidas como de Luxo, com espaços verdes e muita tranquilidade para as crianças
brincarem... levam-me a ir tentar perceber como é que a HS, ou que tipo de HS se enquadra nisto tudo.

Estou a pensar ir às reuniões não só de Câmara como a da Freguesia da Mina (primeiras segundas-feiras de cada mês pelas 19h).

Aproveito também para dar os parabéns ao mentor deste blog, pelo excelente trabalho de divulgação de informação e por permitir
que os membros do bairro troquem ideias entre si.

Obgd

Anónimo disse...

Sou morador da Vila Chã faz cerca de um ano. Regressei à Amadora pois achei que valia a pena fazê-lo sendo para um bairro como este. Constato agora com tristeza que fui enganado.
Falei para a CMA e de facto o projecto da Vila Chã prevê mais de uma centena de fogos de HS ou controlada. Vou tentar participar numa reunião aberta da CMA (última 4ªfeira de cada mês - inscrições na semana anterior) para colocar as minhas dúvidas ao Sr. presidente.
Temos de mobilizar todos os moradores, nem que seja com panfletos nas caixas do correio, a denunciar esta situação. Não cruzemos os braços.
Darei notícias.
Nuno

Anónimo disse...

boa tarde entao penso que vai ser assim de facto a HS vai nesno para o lote 85-86-87 portanto...azar...
e já agora esse nao é o lote manhoso que tem garagens mas que os carros nao entram nas mesmas? bem cada um sabe de si...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Estou a pensar em comprar casa em Vila Chã, mas fiquei preocupada com a construção de HS. Os preços que estão a pedir pelos andares são altíssimos ... alguém me pode informar como está a situação de construção HS. Se serão nos lotes 85 a 89. Obrigada

Vila Chã disse...

Boa noite,

Não tenho conhecimento de alterações. Todas as informações que tenho estão disponíveis no blogue. A última vez em que o tema foi abordado encontra-se em:

http://vila-cha.blogspot.com/2008/11/habitao-social-ii.html

No entanto, pode fazer pesquisas pelas palavras "HS" e "Habitação Social", Por exemplo:

http://vila-cha.blogspot.com/search?q=HS

http://vila-cha.blogspot.com/search?q=%22habita%C3%A7%C3%A3o+social%22

Cumprimentos.

AP disse...

Boa tarde,

Sou moradora da Vila Chã e infelizmente moro muito perto dos lotes que estão definidos para HS (85 a 87).
Tal como alguns dos meus visinhos, quando comprei a minha casa foi-me "informado" que se tratava de um bairro de luxo, sem HS perto.
Agora que descobri o blog apercebo-me que, não só vai existir, como ainda por cima, será muito perto de minha casa.
Gostaria de deixar aqui o meu apoio e promessa de participação em qualquer acção que se esteja a pensar fazer para evitar esta situação.
Julgo que se conseguirmos unir esforços talvez possamos fazer algo, pelo menos resistência.
Cumprimentos,

Vila Chã disse...

Cara Ana,

Neste momento estão a unir-se esforços no sentido da criação de uma Comissão de Moradores. Se estiver interessada poderá participar na sua criação.

Para ter mais informações sobre este assunto consulte a secção "Comissão de Moradores" que se encontra no lado direito deste blogue.

Cumprimentos.