Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 14 de setembro de 2008

110 metros sem palmeiras

Desde que vim morar para Vila Chã há algo que me intriga. Quando cheguei a este bairro quis fazer o reconhecimento da zona. Aqui tudo era novidade, conhecia a Amadora mas não o Casal de Vila Chã.

Um dia decidi "explorar" a norte do bairro fazendo uma corrida ligeira. Fiz todo o trajecto da Avenida das Palmeiras/Rua 39 até à Estrada da Serra da Mina e voltei. Cheguei novamente à rotunda e deparei-me com a continuação da avenida encerrada. Aparentemente a sua construção tinha sido iniciada e não terminada, mas até tinha palmeiras no eixo central! Perguntei-me se faltou dinheiro ou se alguém desertou. Fiquei curioso e decidi passar a barreira para o desconhecido. Observei então que existiam cerca de 200 metros de vias circuláveis (julgo que devia faltar mais uma camada fina de asfalto), sem passeios, com palmeiras no eixo central a precisarem de ser cuidadas e cerca de 100 metros de vias por construir. Entretanto chego à Avenida Pedro Álvares Cabral junto à sub-estação da EDP.



Não estando completamente satisfeito fui até aos dois moinhos a norte de Vila Chã porque me pareceu ser um bom ponto de observação. Daquele miradouro extraordinário, que deveria ser requalificado, observei uma parte da avenida com pouco mais de 300 metros mas uma pequena parte por terminar. Parecia-me propositado! A minha "exploração" terminou e fui para casa a meditar no assunto.



Em casa estudei o local no Google Maps e continuei com muitas dúvidas.

A Avenida das Palmeiras/Rua 39 parece-me um eixo rodoviário de extrema importância para o norte do município, visto que serviria para aumentar fluidez do trânsito vindo:
  • Moinhos da Funcheira/centro da cidade pela Avenida Pedro Álvares Cabral para Estrada da Serra da Mina em direcção, por exemplo, ao IC16;

  • Moinhos da Funcheira/Casal de São Brás pela Estrada da Serra da Mina em direcção, por exemplo, a Queluz.

Vou deixar uma pergunta para a qual não tenho resposta. Espero que me ajudem a encontrá-la.
Porque será que, para fazer a circulação acima descrita, os automobilistas são "obrigados" a passar por dentro de Vila Chã? Existe algum interesse nesta situação?

2 comentários:

LMVS71 disse...

Não me admirava nada que esta seja a forma encontrada pelo urbanizador para forçar o trânsito a passar por dentro da urbanização e dessa forma publicitar a mesma.

Viagem a Marrocos disse...

e porque será que a iluminação nas ruas termina assimq ue se deixa de avistar vila chã??