Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Limpar a Amadora num só dia

Falta menos de um mês para o Dia L, nome escolhido pelo movimento “Limpar Portugal” que, no dia 20 de Março, se propõe a “limpar a floresta portuguesa num só dia”. Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar mãos à obra e pôr em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados em todo o país. “Vivemos num país repleto de belas paisagens, mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado. Não podemos deixar que esta situação continue”, justifica o movimento.

E a Amadora não é excepção. Em pouco mais de um mês foi criado um grupo de trabalho no concelho ao qual já aderiram 119 membros. “Este movimento espalhou-se pelo país através das redes sociais e, em Outubro último, recebi também um convite para aderir. Na altura registei-me e fiquei à espera de saber mais novidades”, explica Paulo Fernando Lopes, membro do grupo da Amadora.

Só em Janeiro, num segundo contacto, o grupo da Amadora começou a ganhar forma. A 30 de Janeiro apareceram, numa reunião improvisada à porta da Biblioteca Municipal Piteira Santos, 12 pessoas interessadas em fazer crescer este movimento na Amadora, “porque são situações que nos tocam a todos, porque no dia-a-dia vemos lixo na rua de todo o género e lixeiras de ocasião”, justifica Paulo Fernando Lopes. A partir daqui o grupo não mais parou e conta já com o apoio de entidades como a Câmara Municipal da Amadora e a Junta de Freguesia da Venteira. As reuniões de trabalho têm-se sucedido e o próximo passo a dar é identificar os espaços a intervir. “Este projecto está vocacionado para as florestas, mas em áreas urbanas como esta temos de encontrar outro tipo de espaços a limpar. Saber que tipo de lixo e emque áreas intervir”, acrescenta este dinamizador. É com a ajuda dos parceiros e depois de uma volta pelo concelho que as áreas vão ser definidas. Mas, o grupo de trabalho tem já uma ideia de zonas onde pode intervir. “Já falámos de algumas situações, como por exemplo a limpeza junto à ribeira de Carenque e de terrenos, privados ou não, cheios de lixo e entulho”, destaca Paulo Fernando Lopes.

espaços, é preciso articular os meios necessários para a sua limpeza. “Este movimento não recebe dinheiro. Só pedimos recursos humanos e apoio de material e equipamento, como sacos para o lixo, luvas de protecção, capacetes, vassouras, entre outros”, salienta ainda. É aqui que o apoio da Câmara tem também um papel importante, “para nos disponibilizar as viaturas de transportes do lixo e fazer a ponte na entrega do mesmo aos centros de recolha. A Câmara vai também ajudar-nos na divulgação da iniciativa junto às escolas do concelho para que os alunos também se juntem a nós nesse dia”, acrescenta.

“No dia 20 de Março, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema”, apela o movimento “Limpar Portugal”. (...)

_____
Fonte: Jornal da Região, 23-02-2010


Mais informações em:
Projecto Limpar Portugal
Rede Social Limpar Portugal
Grupo da Amadora
Let's do it
Vamos limpar Portugal em 20-03-2010

Sem comentários: