Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Olha um telheiro! Que se lixe o arquitecto!

O telheiro, outro parasita a hospedar as varandas de Vila Chã.

Certamente que teve a aprovação de 2/3 dos condóminos em Assembleia Geral de Condóminos, assim como da Câmara Municipal da Amadora e do arquitecto que elaborou o projecto.



Existem vários bons exemplos de ocupação de varandas e terraços em Vila Chã, alguns até bem perto.

Mas está tudo bem... estamos na Amadora!

12 comentários:

T_ disse...

Este telheiro até não me parece mal, não está a fechar a varanda ou terraço... e não me parece que seja uma estrutura definitiva pois existem telheiros que se podem retirar se necessário...
penso até que um telheiro em terraços pode fazer com que certas situações incômodas entre vizinhos não aconteçam...por exemplo beatas de cigarros em cima de brinquedos de crianças que estão no terraço ou em cima de roupa lavada acabada de estender ou ainda em cima de uma mesa de refeições que poderá estar num terraço que afinal de contas é um espaço para usufruir com prazer...

Vila Chã disse...

Caro "T",

Este telheiro é fixo e com um estrutura metálica bem visível, possivelmente estava a referir-se às pergulas que actualmente são muito utilizadas.

Compreendo quando fala das situações incomodas, mas estas só se resolvem conversando. Não podemos resolver um situação errada com outra.

Cumprimentos.

T_ disse...

Concordo plenamente que se deve sempre conversar para se resolver as situações.. mas como deve compreender existem alturas e situações que nem com todo o diálogo do Mundo se consegue resolver... sei que existem pergulas que se podem remover mas existem telheiros que não é necessário aparafusar ao chão e com jeitinho se consegue retirar para por exemplo, fazer a pintura de um prédio. No entanto, penso que um telheiro num terraço trás mais benefícios para quem dele usufrui e não incomoda assim tanto nem chama tanto à atenção como uma varanda fechada ...

mila_mila disse...

e é caso para dizer que já se começam a verificar varandas fechadas

Eu disse...

Só o facto de existir já é mais do que suficiente para chamar atenção. O prédio ficou reduzido a um telheiro, qualquer pessoa que olhe para ele, só vai ver telheiro. Para mim continua a ser uma tremenda falta de gosto, que nada tem a ver com o resto do prédio. Mais um "tuga" que só olha para o seu umbigo.

Vila Chã disse...

Caro "T",

Este artigo não pretende apenas abordar a estética, até porque qualquer opinião é sempre muito pessoal. O que se pretende realçar, acima de tudo, é a existência de regras que regulam a nossa sociedade, sendo estas formais ou informais.

A sociedade portuguesa não pode continuar na onda do "nacional porreirismo" e da "palmadinha nas costas". Como podemos exigir rigor aos nossos governantes, se cada um de nós está permanentemente preocupado com o seu umbigo?!

Cumprimentos.

T_ disse...

A liberdade de um indivíduo termina quando interfere com a liberdade de outro ...
reparem eu naõ digo que quem fecha varandas fez bem... eu não digo que quem coloca telheiros tem a lei do seu lado para o fazer... mas a verdade é esta porque é que este telheiro incomoda assim tanto? Quando se olha para um prédio não se vê só o telheiro ao contrário de uma varanda fechada que interfere mais com a estética visual final de um prédio.Reparem quando compramos um apartamnto estamos a "olhar para o nosso umbigo" pois escolhemos 1 em vez de outro pelos acabamentos, pelas áreas ... escolhemos "aquele" que é especial e desde que haja boa relação com os vizinhos é o paraíso ... então porque não poderemos usufruir do nosso espaço como nos agrada ?... ou será que quem atira cigarros pelas janelas para a rua ou para os terraços dos outros, ou pelos de cão e gato para cima de roupa ou ainda migalhas de toalhas sacudidas nas cozinhas para cima de janelas, varandas ou terraços de vizinhos essas atitudes são de pessoas que olham apenas para o seu umbigo e mais interferem com a liberdade e o bem estar de terceiros ...
Um terraço com um telheiro não choca nem me incomoda nada e desde todos os outros inclínos estejam de acordo... mas respeito e compreendo todas as outras opiniões...

Ricardo Gouveia disse...

Deixem a mesquinhez de parte e o argumento do "olhar para o próprio umbigo" e imaginem a porcaria que não estará por cima do telheiro.
O dono de um terraço não tem obrigação nenhuma de limpar a porcaria dos vizinhos dos andares cimeiros, e muito menos, a meio de uma churrascada estar a levar com beatas de cigarro ou brinquedos de criança em cima da cabeça, ou em cima da comida.

T_ disse...

Não percebi a sua opinião
Então está a favor ou contra o telheiro?

Vila Chã disse...

Opinião de um leitor recebida por e-mail:

Sou proprietário de um apartamento com terraço há mais de três anos. Nele instalei uma pérgula rústica de madeira, mesmo antes de existir assembleia de condóminos que, no entanto, aceitou posteriormente a estrutura sem quaisquer objecções. Preocupei-me com a estética e enquadramento e acredito francamente que é discreta e agradável à vista (digam-me de vossa justiça).

No que concerne à "porcaria" dos vizinhos, sou forçado a comentar: Contei desde sempre no meu terraço 6 molas de roupa (fiquei a ganhar); 1 pacote de lenços (atirado por uma criança); 1 meia (perdida pelo vento); 2 documentos (escapulidos do dono). Alguém neste fórum se incomodaria com tal quantidade de "porcaria". Eu não! O vento faz muito mais lixo e estragos que os vizinhos, que são extremamente educados e preocupados. Se não fosse assim seria discutido em assembleia, como fazemos com outros temas.

Na minha humilde opinião, e não querendo ofender o proprietário do "telheiro", julgo que a preocupação com a estética foi NULA, dando primazia certamente (só conto esta mesma vantagem) à protecção contra a chuva que a estrutura oferece e à eventual protecção contra faltas de respeito dos vizinhos (duvido). Nada mais. O terraço está muito bem decorado, mas aquele telheiro faz lembrar um galinheiro e destoa completamente.

roger disse...

Muito se pode discutir sobre a questão do bom ou mau gosto em montar um telheiro ou fechar uma varanda mas a verdade é que a maior parte das pessoas não se incomoda minimamente com os vizinhos e o resultado mais vulgar é beatas e borras de cigarros, garrafas, migalhas, toalhas de cozinha/cobertores com pó sacudidos pelas janelas, etc. etc. etc. a poluírem claramente os terraços de quem compra ou arrenda um apartamente com terraço/varanda na expectativa de ter uma vida minimamente agradável.

Anónimo disse...

N deixa de ser curioso a inveja das pessoas c o telheiro citado c direito a foto e tudo!!!
Realmente há pessoas q se preocupam mais c a vida dos outros do q c a delas próprias!
VERGONHA!