Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Semáforos com luz verde

Volvidos largos meses desde o início das reclamações, os moradores da urbanização de Vila Chã vão passar a sentir-se mais seguros. A Câmara da Amadora decidiu optar pela colocação de semáforos nas duas intersecções principais com a Avenida Fernando Valle.

“Optámos pela semaforização nesses dois pontos, os trabalhos já estão concluídos e estamos apenas à espera da certificação do ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) para os ligar”, revela Gabriel Oliveira, vereador responsável pelo pelouro do trânsito e das obras na Câmara da Amadora.

Foram vários os acidentes rodoviários ocorridos nos vários cruzamentos da urbanização que deixaram em sobressalto a população local. “Felizmente, da maior parte dos acidentes resultaram apenas danos materiais, mas mais vale prevenir do que remediar”, alerta um morador. O excesso de velocidade dos muitos condutores que atravessam a urbanização como escapatória ao trânsito em S. Brás (solução apresentada pelo blogue) é a principal causa dos sinistros ali ocorridos. (...)

_____
Fonte: Jornal da Região, 30-06-2009


Mais informações em Obras de semaforização da Avenida Fernando Valle

14 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma não notícia.

Já me começo a fartar de ver não noticias condicionar um jornal.

Mas então esta noticia já não tinha saído aquando da decisão de instalar semáforos?

Como é que os semáforos têm luz verde (como diz o título da notícia), se estes ainda estão à espera da certificação do ISQ e por isso não estão ligados?

Como é que estão só à espera da certificação, se ainda neste fim-de-semana estavam a trabalhar neles?

Ao fim de quanto tempo (acidentes) é que me vou sentir mais seguro?

Para mim, prevenir é fazer antes que aconteça.

Isto é apenas remediar. E ainda por cima um mau remendo.

Numa Avenida que, depois com os semáforos instalados e ligados, demoraremos mais do triplo do tempo a atravessá-la.

Adivinhem por onde é que os automobilistas irão passar a partir daí? E adivinhem onde acontecerão mais acidentes a partir daí?

Viagem a Marrocos disse...

Só espero que se lembrem de tirar os sinais da passadeira da frente dos semafros como tem estado até agora.

Verdade seja dita..se perder muito tempo a atravessar aquela avenida, vou pelas ruas paralelas..

[PCC] disse...

Os Semáforos não serão a solução!

É de lamentar que os Srs. da CMA pensem de forma tão medíocre e que arranjem qualquer solução apenas para "nos" calar...

Onde está a visão estratégica deste executivo? Será que estes senhores não param para pensar? Será que a limitação é assim tão acentuada?

Não nos atirem areia para os olhos.

Mais uma vez, solicito a todos os interessados em disponibilizar os contactos para convocarmos uma reunião para formarmos a comissão instaladora da Comissão de Moradores.

Provavelmente se já nos tivessemos organizado teríamos encontrado uma solução melhor para apresentar na CMA e ajudar estes srs a fazer um bom trabalho.

[PCC]

Anónimo disse...

é sempre a melhor opeçao

Anónimo disse...

Enviamos os contactos para onde?
e-mail do blog?

Anónimo disse...

Os semáforos só vão piorar ainda mais as coisas! Criar trânsito onde ele não existe; lá se vão ouvir ainda mais buzinadelas porque o condutor que está lá à frente ainda não viu que o sinal está verde; os excessos de velocidade vão continuar a ocorrer, pois como em todo o lado na Amadora, os semáforos a partir das 24H ficam intermitentes ... Enfim, quando a maioria era defensora da colocação de lombas na avenida, optam pela opção mais cara (porque será?). Tira calçada, abre buraco, fecha buraco, coloca a calçada, tira alcatrão, abre buraco, fecha buraco, põe alcatrão. Daqui por mais alguns meses adivinhem onde vão instalar mais sinalização? Qualquer dia temos um semáforo para sair da garagem ...

Porque será que não ouvem os moradores e vão ao encontro dos pedidos destes em vez de decidirem por eles próprios?

E já agora, porque não aproveitar a onda das petições para sugerir a colocação de pinos para que os srs autombolistas deixem de arrumar os seus veículos onde não devem?

Anónimo disse...

Ora essa gostei,( E já agora, porque não aproveitar a onda das petições para sugerir a colocação de pinos para que os srs autombolistas deixem de arrumar os seus veículos onde não devem?) sim senhor isso sim e que fazia falta tambem.

Rui Tiago Monteiro disse...

"Porque será que não ouvem os moradores e vão ao encontro dos pedidos destes em vez de decidirem por eles próprios?"

Por puro autismo (o mesmo mal do Governo) e porque a Urbanização não está organizada para se fazer ouvir!

Os semáforos, tal como tinha referido em Setembro de 2008 quando apresentaram a "solução", não são a solução para a urbanização.

http://vila-cha.blogspot.com/2008/09/sero-os-semforos-melhor-soluo.html


Este executivo faz o que lhe apetece e toma decisões em cima do joelho para deixar de ter contestação!

Vejam o programa das festas da Amadora do ano passado e deste ano, por exemplo.

Em ano de eleições, acumula uma quantidade exorbitantes de medidas eleitoralistas.

Agora tirem as vossas próprias ilações e pensem qual será o melhor Futuro para a Urbanização e para a Amadora.

Anónimo disse...

Deixem ver se isto vai resultar. Talvez as lombas sejam melhor opção, mas dado o declive das ruas não sei se não causariam ainda mais estragos/acidentes.
Vamos esperar para ver.

Anónimo disse...

Para o Anónimo de 02-07-2009 16:11, não podia estar mais de acordo.

Anónimo disse...

Qual declive? Já vi lombas sinusoidais em Oeiras e Cascais com mais declive do que a N117 nos cabos d'Ávila. Aliás, as passadeiras na Avenida principal estão no início das descidas (quase sem declive), logo não trará inconveniente nenhum!

Mas espera, agora estamos a experimentar isto. Depois experimentamos aquilo e caso não dê ainda podemos experimentar aqueloutro.

E o dinheiro para pagar estas "experiências" é de quem?

Tem-se de se decidir e não de experimentar.

E a decisão TEM DE SER SEMPRE a melhor opção!

[PCC] disse...

Bem, só nós nos podemos culpar a nós próprios.

Permitam-me algumas considerações.

i)Esta equipa de Presidentes de Câmara e de Juntas de Freguesia, vereadores e restantes staff, tomam este tipo de decisão porque podem.

Podem porque certamente alguns de nós lhe demos o nosso voto.
Na nossa urbanização temos a prova provada de algumas (já várias) falhas ou decisões mal tomadas. Mas repito, a culpa é nossa.

É nossa porque andamos aqui a falar e não nos opomos. Não nos fazemos ouvir. Se não vejamos:
neste tópico temos já 2 referências (e meia) para se criar uma petição.

Agora eu pergunto: Será assim tão difícil criar a petição? Porque ficam à espera que sejam os outros a fazê-lo?

Perante isto, não posso deixar de tecer uma crítica (sem faltar ao respeito individual dos vizinhos) a estas atitudes passivas.

ii) Esta atitude que tem imperado no nosso estado (leia-se urbanização) assemelha-se ao novo ditado: "falam falam, falam falam, falam falam... e eu não os vejo a fazer nada".

iii) Proponho que nos organizemos para nos fazermos ouvir, debatermos os nossos interesses e propor melhores soluções.

O mail para envio de contactos é cm.vilacha@gmail.com

Por fim, retomando o tema dos semáforos, sou da opinião que só vêm trazer novos problemas, embora admita que possam mitigar outros, nomeadamente colisões nos cruzamentos.

Mas falando em apresentar soluções, partilho da ideia que a conclusão da via entre as rotundas a norte da nossa urbanização (trajecto da zona norte da nova escola até Urb. Serra das Brancas/av. das Palmeiras) teria muito melhor efeito do que os semáforos, que creio serem desligados no início do próximo ano. Considero que esta sim seria uma solução estratégica. E não apenas remediárias.

Fica o apontamento que muito em breve escreverei uma resenha da conversa com o Dr. Jorge Roque da Cunha.

[PCC]

Joaquim Bastinhas disse...

Aqui fica a minha posta de pescada. Na minha opinião os semáforos são uma boa solução para aquela via.

Anónimo disse...

e que grande posta!