Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

As vistas que não comprou

Avenida Canto e Castro


Mais informações em:
Colocação de Ecopontos na Urbanização Casal de Vila Chã
Localização de ecopontos nas proximidades

32 comentários:

Anónimo disse...

Será que esta bela imagem também será da responsabilidade do urbanizador?

Ou então, com tantas tentativas de passar a batata quente para os outros, ainda culpam os moradores de fazerem lixo!

"Moradores, guardem os seus lixos em casa!"

[PCC] disse...

Não deixem de assinar a PETIÇÃO e de a divulgar.

Anónimo disse...

Realmente isto é demais, há problemas deste em todas as urbanizações da amadora. É uma vergonha o Raposo devia era de ir ver isso ou então pegarmos no lixo e irmos por a porta de casa dele!

Anónimo disse...

Algumas pessoas incomodam se tanto com o barulho, pois a mim incomoda me mt mais esta lixeira e os dejectos dos animais que ficam depositados nos jardins onde as pessoas e principalmente as crianças passeiam e que os donos teem nojo de apanhar e que isto sim é prejudicial a saude.
Haja paciencia que é o que a mim ja me começa a faltar com os habitantes de Vila Cha. Morei tantos anos num bairro dito "popularucho" onde todos os vizinhos se entendiam, se ajudavam e se cumprimentavam, e alem de neste bairro nao acontecer nada disto ainda teem a mania das importancias.

Anónimo disse...

a conversa dos dejectos já está a cheiral mal....sempre a mesma conversa. Deixem-se de palavrinhas e façam alguma coisa.

Temem atitudes. Tomem decisões.

Há mais de um ano que a conversa vai sempre parar ao mesmo sítio.

Anónimo disse...

De facto há um certo snobismo de determinadas pessoas nesta Urbanização.

Chamaram-lhe classe média alta.....agora aguentem-nos!

Anónimo disse...

boa noite,

concordo plenamente com o comentario anonimo das 16:46. queria apenas deixar a ressalva que se por vezes é feito por alguem um tópico focado num tema em concreto neste caso o barulho não quer dizer que não haja igual ao ainda maior preocupação com outros assuntos/problemas. no fundo a falta de respeito e educação que se tem em relação a vizinhos com o barulho é a mesma que provoca as situações por si descritas e com as quais eu concordo.

espero que no futuro a nossa urbanização conheça melhores dias...

Anónimo disse...

Não querendo isentar de responsabilidade os serviços de recolha do lixo teho que fazer um reparo. Pelo que vejo na foto nem todo o lixo que se encontra no contentor ou junto dele deve lá ser colocado. Vejo garrafões de plástico por exemplo. Será que o sr. morador que colocou 1 objecto reciclável no lixo comum está a proceder de forma civilizada? Vejo igualmente muito cartão dentro e fora do contentor. Mais um comportamento di8no de um vizinho que merece elogios, não? Não existem ecopontos na urbanização? É mais fácil mandar as culpas para os serviços de limpeza quando uma parte dequele cenário é culpa de alguns dos "vizinhos", a não ser que sejam os maus de santa Filomena que tenham ido propositadamente depositar seus lixos á nossa porta. E os monos que são colocados vezes sem conta junto destes contentores em qq dia/hora? Existe um dia próprio para recolha dos mesmos pela Junta de Freguesia, sabiam? Alguém já se preocupou com esse facto? Nada de demagogias!!! Se existem problemas relativamente à recolha de lixo vamos identificar a causa do problema e solicitar por escrito que os serviços camarários o solucionem, ok? Os contentores não são em nº suficiente? A recolha não é feita da melhor forma? Os nossos vizinhos podiam colaborar não depositando lixos não domésticos nos contentores...não é assim tão difícil!!

Anónimo disse...

Quem tem vontade de reciclar recicla. Nem que leve na mala do carro até ao ecoponto mais próximo - ou mesmo a pé! Claro que a não existência destes na urbanização é uma situação a reclamar. Mas até lá... Estas fotos são resultado da falta de esforço e civismo.

Anónimo disse...

Sinceramente acho que este blog só está a servir para se "acusar alguém" e mandar umas belas postas...Parecem as velhas a reclamar com tudo...

Eu também gosto de reclamar...contudo venho aqui e só vejo desgraça, problemas e complicações!

Qualquer dia ainda me dizem que há melhores condições na Boba do que em Vila Chã...

Vila Chã disse...

Caro "Anónimo" (10-07-2009 15:09),

As reclamções/exigências são proporcionais às promessas e ao preço que pagámos pelos nossos apartamentos.

Cumprimentos.

Ana Moura disse...

Concordo com o sr anónimo.
Cada vez que venho ao blog só leio pessoas a reclamar.. pq compraram casa no Vila Chã? Ou porque não viram todos os pormenores que agora criticam antes de comprarem casa?
Este blog já desmotiva quem vai morar para a Vila Chã, é esse o intuito?

Vila Chã disse...

Cara Ana Moura,

Aguardo pela sua colaboração, ainda mais activa, no blogue, nomeadamente através de ideias, reflexões, soluções, iniciativas, etc. Pode fazê-lo através do envio de e-mails para serem publicados no blogue.

Quanto à sua pergunta, a resposta óbvia é Não. O objectivo deste blogue é dar a conhecer Vila Chã, informar e fazer uma compilação de notícias que tenham interesse para a urbanização, assim como criar uma comunidade onde todos possam discutir os problemas existentes. Julgo que a falta de higiene, a segurança rodoviária ou a falta dela, a construção ou não de equipamentos prometidos, a apresentação dos espaços comerciais existentes, assim como qualquer tipo de crime, nomeadamente aquele que aconteceu no último fim de semana, são assuntos que todos os vizinhos, mais e menos, preocupados têm interesse.

Conto consigo!

Cumprimentos.

Joaquim Bastinhas disse...

A Ana Moura tem razão, quando vejo o blog só me lembro dos "homens da luta" da Sic Radical.

Vilã Chã, aceita a crítica e dá-lhe Falâncio!
Tiriririri Tiriririri

95% do blog é constituído por queixas e 5% sobre novidades catitas.
Vila Chã é muito mais do que isso!

Vila Chã disse...

Caro Joaquim,

Fica aqui o meu convite para a publicação dos seus textos neste blogue, dando assim a todos os leitores/vizinhos a oportunidade de conhecer e comentar as suas reflexões.

Aguardo a sua colaboração.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Blogger,

Caros vizinhos,

Pretensiosismo e presunção são o que há mais nas gentes da Vila Chã. Penso ter comprado uma casa no concelho de Oeiras, Cascais ou zona da Expo, e apenas se recordam morar na Amadora quando regressam do trabalho.
A urbanização tem aquilo que merece dos seus habitantes, umbiguistas e presunçosos, despreocupados com o bem-estar comum. Já se abordou as varandas fechadas, o estacionamento em cima dos passeios, o ruído e insonorização das habitações, as prenda que os donos dos animais de estimação deixam na rua, agora o lixo que fica ao redor dos caixotes atolados de lixo. Pois bem, bem-vindos à Amadora, esse "belo" centro populacional e habitacional tão perto de tudo e ao mesmo tempo longe do exemplo de bom civismo. Logo isto numa urbanização de, com alguém já a intitulou, de classe média alta.

Se as pessoas vêem que os caixotes do lixo estão cheios, porque não irem ao encontro de um outro caixote que não esteja nestas condições e aí depositarem o lixo. Para irem ao café de carro (andarem 100 ou 200 metros) e estacionarem-no mesmo em segunda fila em frente ao mesmo há paxorra, mas para carregar o lixo na bagageira do carro durante mais alguns quilómetros até ao próximo ecoponto ou caixote do lixo, nem sequer ocorre na cabeça de ninguém tal gesto.

Atrevo-me a dizer que em muitos casos, o exemplo das fotografia não é nada mais do que o espelho à escala maior do que se passa em muitos logradouros (varandas) das casas de Vila-Chã.
Reflictam primeiro antes de falarem ou agirem. Se todos derem o exemplo, ao invés de estarem para aqui a comentar o que na generalidade a população da urbanização faz, Vila-Cha será certamente muito melhor e um exemplo a seguir.

Durate,

[PCC] disse...

Caro Durate,

Permita-me confessar o meu acordo com o seu post.

Eu acrescentaria a seguinte ideia: Vila Chã é aquela fotografia a preto e branco, tirada após o trabalho deixado pelo urbanizador. Agora, Vila Chã é essa mesma fotogratia, mas a cores. Com pessoas, animais, carros, etc... acontece que cada fotografia que agora se tira, Vila Chã está a revelar-se uma "cidade" sem civismo, ou com muita falta dele.

Obviamente que temos bons exemplos demonstrados por moradores. Qualquer regra tem a sua excepção.

Caros moradores,

Cabe-nos a todos olharmos um pouco à nossa volta e ver que para além de nós próprios existem mais pessoas, cujas realidades e liberdades são diferentes das nossas próprias liberdades e realidades. Por isso, temos de as respeitar tanto quanto gostamos de ser respeitados.

Muita gente que aqui vive, vive numa casa nova, simplesmente. Com muita infelicidade, não olham para esta urbanização como sua. Quero com isto dizer que fazem na rua aquilo que não fazem em casa.

Esta urbanização tem de ser mantida limpa, higienizada, mantidos os espaços verdes e até mesmo evitar estragar as pedras da calçada.

Vila Chã tem de ser protegida por nós.

Infelizmente nem todos têm a sorte de poder contar com uma formação e educação cívica. Afinal muitos de nós já se habituou a alguns ambientes selvátcos que são "cultivados" nas grandes metrópoles e centros hurbanos.

Temos de mudar:
a nossa mentalidade
o nosso comportamento
a nossa maneira de olhar Vila Chã.

Muitos pensamos que Vila Chã é da Câmara. Ou melhor. Que simplesmente não é nossa(sua).

Do meu ponto de vista, incorrectamente.

[agora, cada um imagine o resto]


Permitam-me também apresentar-me em defesa a este blog: Se tem servido para tecer e alimentar críticas (negativas e destrutivas), é porque efectivamente há opiniões, e essas opiniões merecem ser discutidas. Por todos. E quem tem opinião são as pessoas. Repito: pessoas.

Este blog já deu frutos positivos.

Dois pontos que me dizem particular respeito:

i) o projecto de comissão de moradores;

ii) a petição.

No fundo, estou a falar de algum resultado por se terem "auscultado" opiniões. Positivas e negativas, construtivas e destrutivas.

Contudo, o blog não passa disso. Um sítio onde são resumidas e registadas as opiniões das pessoas.

Mais uma vez digo que são pessoas que o fazem. Somos nós.

A culpa não está no Blog. Nós é que quase nada fazemos de bom em Vila Chã.

Retomando os pontos:
i)a comissão? Foram poucos os que para já se disponibilizaram para a constituir;

ii) a petição: apenas quase 80 assinaturas em mais de um mês.

E os outros assuntos? Já algum morador fez alguma coisa?

Não. Ou foram muito poucos. Até o (a) administradora do blog põe de parte uma participação activa.

Se entendem que Vila Chã não é nossa, mudem.

Se não estiverem disposto a mudar isso, tentem mudar o executivo. E esperem pelas promessas.

Seja por que via for...mas mudem.

Anónimo disse...

ate gostei de alguns, comentarios e concordo com os mesmos o civismo de quem aqui mora meu deus deixa muito a desejar, começando logo pelos vizinhos do predio, se assim o é fará o resto ( a soma de todos os predios da urbanizaçao, e que feitas as contas por alto prái uns 30 pessoas se escapavam, sim digo isto avaliando os comentarios que vou lendo ao longo de 1 ano e meio que aqui moro, as pessoas fazen-se de simpaticas na rua, aquilo que nao sao no predio onde habitao para com os vizinhos

csantos disse...

olá a todos

eu só tenho uma coisa simples a dizer.
é certo que há grandes responsabilidades a atribuir à CMA e ao urbanizador, mas a maior de todas cabe aos moradores.
A imagem da urbanização é o espelho de quem lá vive.
Eu vivo cá há 1 ano e há uns meses atrás achei que havia poucos contentores de lixo na rua onde moro. Logo, contactei a CMA a dar conhecimento deste facto. A resposta foi pronta e célere, apesar de tal assunto não ser da responsabilidade da CMA, poucos dias depois tinham colocado mais um contentor na rua...
No meu caso só tenho a agradecer a prontidão destes serviços da CMA. Mas lá está primeiro há que haver mais acção e menos conversa... e isso só pode partir de nós, os moradores!

Filipe disse...

Bom, venho eu deixar outra vez o meu contributo. Tendo em conta um comentário anterior, veja-se o seguinte:

ii) a petição: apenas quase 80 assinaturas em mais de um mês.

Veja-se uma coisa: se não estou errado, temos 98 lotes em vila chã. Cada lote terá em média 5 andares, o que dá, em média, 10 apartamentos por prédio. Isto dará 980 apartamentos em vila chã.

Tendo em conta que:

- Há muitos apartamentos ainda por vender e/ou habitar;

e que:

- Muita gente não tem conhecimento do blog

Juntado estes dois factos É NORMAL que a petição tenha APENAS 80 assinaturas.

Pergunto: Já alguém pensou numa maneira de informar as gentes de vila chã deste blog? Porque acredito que haja quem não conhece o blog.

Alguém se lembrou já de informar as pessoas de "como se comportar em vila chã"? fazendo referência aos maus estacionamentos, questões do lixo, etc etc?

Podem reclamar aqui, mas secalhar 10 ou 20% da população de vila chã visita este blog. E o resto? Os outros 80%?

É preciso ensinar ao povo de vila chã como se deve ser civilizado. Era bom que todos soubessem, mas a realidade não é essa.

Portanto, penso que, em vez de estarmos a debater isto e aquilo e o outro, a solução passaria por dois pontos:

- Informar as pessoas da existência de um ponto centralizado de informação sobre vila chã (que poderá crescer para um fórum de discussão com mais funcionalidades);

- Informar as pessoas que vivem em sociedade e que em Vila Chã há regras para cumprir para que todos vivam em harmonia.

Gostava de saber a vossa opinião em relação ao meu comentário!!

mila_mila disse...

podia-se imprimir e cada um colocava no predio onde habita, e o se o predio vizinho nao tiver colocamos tambem. uma soluçao

Filipe disse...

Ora ai está uma solução!!

Nós aqui no blog precisamos essencialmente de nos organizar de forma a "implementar" o seguinte processo:

- Identificar os problemas
- Identificar soluções para os problemas
- Implementar essas soluções

Até agora, a maior parte das pessoas ficaram pela actidade de "Identificar os problemas" (a parte da comissão de moradores e da petição já contempla todo o processo).

Temos é de arranjar soluções!!

Voluntario-me para, com mais pessoas, criar uma espécie de "manual de conduta" que seja rápido de ler, claro e chegue a todos. Depois poderemos começar a disseminar essa informação pela vila chã!!

O que acham?

Anónimo disse...

eu estou disponivel para participar numa reunião para avançar com essa ideia e com a da comissão principalmente, mas isto só avança sentando pessoas a uma mesa, pessoalmente. marcar local dia e hora. disponibilizo-me para tratar da impressao do manual a preto e branco em folhas A4 caso seja o formato pretendido. se mais pequeno recorta-se com guilhotina.

vamos agir,

Cândido Abreu

Filipe disse...

Caro Cândido,

Já estamos a ir para a 3ª actividade do processo que falei em cima: "Implementar as soluções".

A minha ideia passava por uns manuais de 6 ou 8 páginas, com desenhos e frases-chave...Se fizermos algo com muito texto ninguém lê e metem logo no lixo.

Ou então, os mesmos conteúdos seriam colocados em folhas A3 a colocar nos diferentes prédios. Assim iria chegar a toda a gente, e de forma mais económica. (uma outra ideia é colocar no elevador também...todas as pessoas iriam olhar para os cartazes).

Sugestões aceitam-se! É preciso é fazer algo! :)

Paulo disse...

Como o Sr Filipe diz no que respeita á participação das pessoas, efectivamente nem toda a gente tem conhecimento do blogue e nesta fase seria importante publicita-lo pois é o veiculo preferencial de comunicação de acções ( a menos que exista outra que desconheço ), assim vi num blogue de outra urbanização alguém que fez um panfleto, que qualquer um pode imprimir e que toda a gente ficou "responsavel" por colocar no seu prédio e em caso de identificar algum prédio que não o tivesse que o fizesse também lá. Ou seja não faz sentido querer resultados fazendo publicidade num canal que ninguém vê ( desculpem a analogia ).
Resumindo: penso que seria interessante fazer um panfleto ( tamanho A4?? ) a publicitar o site de modo a todos o poderem imprimir e colocar no seu condominio

Filipe disse...

Algum designer por ai para fazer um panfleto à maneira, apelativo e simples??

[PCC] disse...

Não posso deixar de ficar surpreso com estes últimos posts.

Porquê?

Porque parece que têm estado desatentos ao blog e porque o mail que foi criado para reunir contactos de moradores disponíveis para se trabalhar na comissão, apenas teve um mail em resposta de um morador, e não foi nem do Filipe, nem da mila_mila nem do Cândido,nem do Paulo, nem da administração deste blog.

Aliás, foram dois. A Paula também enviou um mail com uma série de procedimentos que os outros deveriam tomar. Mas até hoje não se disponibilizou para mais nada. Que aliás, não tem qualquer obrigação de o fazer. Contribuiu o que contribuiu. Os outros aceitam se quiserem. Que não fiquem dúvidas em relação a isso.

Infelizmente, posso testemunhar que os moradores que participam neste blog não manifestaram qualquer interesse e disponibilidade em trabalhar para a comissão.

Eu poderia perfeitamente ter feito as coisas sozinho. Como comecei, teria terminado e a esta hora a comissão já existia e estava registada. Mas não quis. E a razão é simples. Não quis porque acho que não devo fazer as coisas à minha maneira. A Vila Chã é de todos. A Comissão também o tem de ser.

O problema é que todos falam demais e fazem muito pouco. Têm medo. Não têm disponibilidade. Não se querem chatear. No fundo não querem problemas.

Mas acho que não estão conscientes que mais e maiores problemas surgirão com essa atitude.

Mas ainda bem que quer o Filipe, a Mila, o Cândido e o Paulo, estão agora a querer quebrar esse espírito.

Continuem por favor.

[PCC] disse...

... esqueci-me de um ponto importante:

» de anónimos está este blog cheio!

Somos uma urbanização sem identidade.

Paulo disse...

Caro PCC

Reconheço o que tem tentado fazer por Vila Chã e pelos seus moradores. No entanto e acompanhando o blog, desde sempre me bati por obter mais informações sobre o andar da comissão, invariavelmente as informações dadas são vagas, nunca senão hoje foi tão claro e objectivo no estado das coisas. Depois disso mais não me resta que dizer que terá o meu contacto e voluntarismo no email da comissão e que ajudarei naquilo que puder. Espero que sirva de incentivo para que outros o façam
Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom dia, por vezes temos que escrever anonimos por medo de represalias como eu ja senti na pele por uma cena que publiquei aqui no blog

ernesto disse...

gostaria de saber como está a associaçao de moradores acho que é altura de formar e andar para a frente digam-me onde é o proximo encontro e a hora eu aparecerei e contribuirei positivamente com o que puder e souber

Vila Chã disse...

Caro Ernesto,

Pode acompanhar a criação da Comissão de Moradores na secção que lhe é dedicada no blogue (lado direito) ou em:

http://twitter.com/cmvilacha

http://vila-cha.blogspot.com/search/label/Comissão%20de%20Moradores

Cumprimentos.