Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Metro chega ao Hospital Amadora-Sintra em 2015

Durante a apresentação do plano de expansão, o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, explicou que a extensão da linha azul do Metropolitano de Lisboa, que actualmente liga Santa Apolónia à Amadora-Este, inclui a construção de três novas estações: Atalaia, Amadora-centro e Hospital Amadora Sintra.

O prolongamento da linha em 2,5 quilómetros, que servirá uma população estimada de 60 mil pessoas, representa um investimento de 214 milhões de euros que, de acordo com Joaquim Reis, "não inclui o material circulante" [carruagens].

O presidente do Metropolitano de Lisboa recordou que já estão em curso as obras ligação entre a estação Amadora-Este e a Reboleira - que representam um investimento de 55 milhões de euros - e garantiu que estarão concluídas no primeiro semestre de 2011.

No entanto, explicou Joaquim Reis, "entendeu-se que o metro não devia ficar na Reboleira, porque não cumpria o objectivo de servir a área de influência do Hospital Amadora-Sintra", uma zona "com elevada densidade populacional e de serviços", e decidiu-se avançar com o prolongamento até à unidade hospitalar.

"Com esta extensão, pela primeira vez, o Metropolitano de Lisboa atinge o seu verdadeiro desígnio: ter uma escala metropolitana", afirmou a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

A governante explicou que o Metro não está a substituir o transporte suburbano, mas sim a "crescer de uma forma complementar" com os serviços oferecidos pela CP e pela REFER.

Ana Paula Vitorino destacou a ligação ao Hospital Amadora-Sintra, "um equipamento de nível superior", afirmando que "ficará a cinco minutos de distância" de um modo de transporte "frequente e fiável".

O presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, disse, por seu turno, que vai ser criado um interface, com acesso directo ao IC19, onde os passageiros poderão deixar os carros.

"A estação do Hospital Amadora-Sintra é também importante no sentido de tirar trânsito de Lisboa", porque "muito do tráfego que se faz através do IC19 deixará de se fazer", afirmou o autarca.

Com o prolongamento anunciado hoje, a linha azul do metropolitano de Lisboa passará a ter 21 estações, seis das quais no concelho da Amadora.

_____
Fonte: Diário de Notícias, 30-07-2009


Mais informações em:
Linha Azul do Metropolitano vai chegar ao Hospital da Amadora
Governo anuncia Metro até ao Hospital

1 comentário:

Vila Chã disse...

Ainda não começaram a construir as novas estações e o projecto já está atrasado. Em apenas 4 dias, segundo a notícia do Público (http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1393370), o projecto derrapou 1 ano!