Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Como é ser polícia em zona de tiroteios frequentes

Pertencer à Divisão da PSP da Amadora significa uma maior possibilidade de andar envolvido em tiroteios. Nos últimos anos foi sempre nessa área, onde ainda subsistem diversos bairros degradados e pobres, que mais polícias foram alvejados.

No domingo foram dois os polícias (ainda novos na profissão e saídos directamente da Escola Prática para uma área tida como das mais difíceis) alvejados. Foi ali bem próximo que há cerca de quatro anos dois outros agentes foram abatidos e que, um ano antes, um outro polícia morreu em consequência de disparos de foragidos.

No início deste ano, por determinação do comandante da Divisão da Amadora, os polícias da área receberam ordens expressas para evitar a entrada no Casal de Santa Filomena.

Os comandos entendem que é uma medida que visa evitar o reacender de ódios e, em consequência, evitar tiroteios. A maior parte do efectivo que patrulha a freguesia da Mina (onde se situa o bairro) discorda e afirma que a medida só potencia o crime, uma vez que encoraja os delinquentes a resistir quando estão a ser procurados.

Ontem, representantes do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) garantiam que a ordem de proibir a entrada de agentes em Santa Filomena "desacredita a PSP e dá força aos criminosos".

"Na Amadora quase todos têm armas. Se não são navalhas são pistolas ou caçadeiras, e também há metralhadoras. Até há gente que tem armas da polícia. E disparam sem problemas seja contra quem for", diz um antigo agente daquela divisão, também ele vítima de uma tentativa de homicídio a tiro quando circulava de carro dentro da Cova da Moura.

Os que já se viram envolvidos em tiroteios optam, muitas vezes, por pedir transferência para outras zonas. Foi assim com o agente atingido com bagos de chumbo na cabeça, na Cova da Moura, e também com o único sobrevivente de Marcos Fernandes, o luso-brasileiro que, em 2005, junto a um bar nocturno da zona, matou dois agentes a tiros de pistola.

_____
Fonte: Público, 07-07-2009

2 comentários:

Mess disse...

A minha cabeleireira vive em st Filomena e ela garantiu-me que a PSP apenas ronda o bairro, que nunca entram porque sabem que seram recebidos a tiro....
se calhar é melhor pedir-mos protecção aos ladrões...

ernesto disse...

Existirem em portugal zonas onde a policia não pode entrar porque nao conseguem é algo que me repugna e desacredita toda a democracia e suas bases fundadoras portugal tem que tomar um rumo e de certeza que não é este portugal é nosso os meus antepassados não combateram napoleao e mais tarde familiares meus deram a vida na 1º guerra mundial para agora os portugueses entregarem o país aos criminosos faço um apelo para a união de todos e começarmos a agir pressionando o poder politico com vista a não permitir esta vergonha que se está a tornar um hábito e essse é que é o perigo