Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 8 de agosto de 2010

Videovigilância proibida em bairros problemáticos

As ruas da Amadora – concelho que inclui alguns dos mais problemáticos bairros da região da Grande Lisboa – vão continuar sem câmaras de videovigilância. A decisão é da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), que chumbou o projecto apresentado em 2008 pela Câmara Municipal. O presidente da autarquia, Joaquim Raposo, vai contestar.

«A instalação de um sistema com estas dimensões contende com os direitos à imagem e à intimidade da vida privada a familiar, protegidos pela Constituição» , considera a CNPD, antevendo um cenário «altamente intrusivo», caso fosse aceite a instalação de 113 câmaras, que captariam cerca de 322 diferentes planos das ruas e praças da cidade, com artérias vigiadas algumas vezes com nove, oito e sete câmaras à vez.

«Uma vez que se prevê a instalação de câmaras em todas as freguesias do município, e que nos locais públicos mais solicitados essa cobertura apresenta uma malha fina, é provável que o sistema implique que qualquer cidadão com uma vida mais activa venha a ser filmado dezenas de vezes por dia» , lê--se no parecer da Protecção de Dados, emitido no dia 12 de Julho passado.

_____
Fonte: Sol, 07-08-2010

4 comentários:

Anónimo disse...

O melhor do que temos em Portugal.
De certeza que quem chumbou o projecto não vive por aqui.
É lógico que o projecto não podia ser aprovado.
Como é que se protegiam os meliantes que por cá andam na Amadora a assaltar as pessoas de bem e trabalhadoras?
Dessa maneira eles não podiam praticar o seu dia a dia descansados. Assim sim estão protegidos por uma coisa que se chama protecção de dados. Será assim???

Anónimo disse...

CONTINUEN SEMPRE ASSIM QUEVAO BEM, QUALQUER DIA, MAIS VALE NOS TRABALHADORES IRMOS PARA A PRISAO ( ESTA~MOS LA PROTEGIDOS ) DO QUE VIVERMOS EN NOSSAS CASAS

Pipi disse...

Eu sou a favor da introdução de videovigilância, e não percebo o pq de tanta complicação. Não me digam que as pessoas preferem ser assaltadas e mal tratadas ao invés de serem filmadas a passar na rua.

Na Inglaterra este sistema é muito utilizado, e tem uma taxa de sucesso enorme.

Abram os olhos e deixem-se de mariquices.

Anónimo disse...

Infelizmente a Video-Vigilância (Prevenção Pró-Activa) entra em Choque com a Protecção de Dados. Por ventura não se quer saber (ou divulgar) quem vai aos Bairros ditos problemáticos comprar Drogas... pode ser que encontrem algum "Colarinho Branco" que seja figura pública....
E depois se for permitido a Video-Vigilância, vai servir pra quê???.... se os tribunais não aceitam provas filmadas??....
Bem-Vindo a Portugal.