Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A sua casa tem falta de espaço? Invente-o!

O arquitecto chinês Gary Chang tem bons motivos para pensar em soluções que utilizem pouco espaço com eficiência, pois ele mora em Hong Kong, um dos maiores centros urbanos do país mais populoso do mundo. Por ali, a ordem é aproveitar cada espaço mínimo de área. Por isso mesmo, as casas costumam ser normalmente minúsculas.

Quando morava com a família, Gary vivia num apartamento com dois quartos: os pais ficavam num quarto, as irmãs noutro e ele, no corredor, que também fazia as vezes de sala. Hoje, ele vive num apartamento com 24 quartos! O lar de Gary Chang tem pouco mais de 30m². Para maximizar o espaço do seu pequeno construiu paredes móveis, que possuem rodas que se deslocam por trilhos instalados no tecto.

Além de ocupar pouco espaço, a ideia também contribui com o meio ambiente, graças aos espelhos instalados no tecto que, não só disfarçam os trilhos e dão a impressão de que o ambiente é maior, como aproveitam melhor a luz natural que entra pela única janela. Um filtro alaranjado nas venezianas também intensifica o efeito da luz que vem de fora e torna o local mais acolhedor.

Sem comentários: