Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projecto social adiado

Apesar das obras terem arrancado há já alguns meses, em Vila Chã (no cruzamento da Avenida António Ribeiro Chiado com a Avenida Artur Semedo), Casal de S. Brás, o Centro de Bem Estar Social da Amadora (CEBESA) teve que suspender os trabalhos do seu projecto para a construção de dois equipamentos de apoio à população “por razões de ordem financeira”, justifica o presidente da instituição, Pires Pereira.

Os estaleiro está montado e as escavações feitas para a construção de uma creche e jardim-de-infância com capacidade para cerca de 60 crianças, assim como de uma unidade de cuidados continuados integrados com 46 camas, mas as obras estão paradas desde Abril porque “existe um diferencial entre o financiamento do Estado e o restante, por isso tivemos que recorrer à banca que, neste momento, está a avaliar o pedido de financiamento”, adianta Pires Pereira acrescentando que “as obras serão retomadas depois do banco apreciar o pedido. No entanto, serão feitas por fases, primeiro avançaremos com as obras da creche”.

Os dois projectos, que serão instalados num terreno, em Vila Chã, com cerca de 4 mil e 500 metros, propriedade da instituição, foram aprovados pelos respectivos ministérios que irão financiar parte das obras. No caso da creche, as obras estão orçadas em 617 mil euros, sendo que o financiamento público é de 382 mil euros, através de um protocolo assinado em 2008, entre o CEBESA e a Segurança Social (SS). No caso do projecto de construção de uma unidade cuidados continuados integrados, a obra está orçada em um milhão e meio de euros e o financiamento do Ministério da Saúde é de 750 mil euros.

De acordo com Pires Pereira, “para a provação, a instituição teve de avançar com a verba para a elaboração dos projectos e embora tenham sido apoiados pela Segurança Social e Ministério da Saúde, ainda não foi recebido um cêntimo”.

Uma situação que também se deve à crise financeira. “Se não houvesse PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) estou convencido que a própria câmara nos apoiaria porque este é um serviço da maior importância colocado à disposição da população da Amadora”.

O responsável recorda que existem “as melhores relações pessoais e institucionais” com todas as entidades envolvidas, no entanto, lembra que este é “um processo demorado e que requer muitas tramitações legais”. Pires Pereira mostra-se “optimista” em relação à aprovação do financiamento bancário e espera que as obras da creche possam ser retomadas o quanto antes para que possa abrir em 2012.

O CEBESA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, criada em 1972, que dá apoio a mais de mil pessoas nas várias valências e garante emprego a cerca de 50 pessoas. “Presta um trabalho da maior relevância nas áreas da terceira idade e da infância”, adianta Pires Pereira. (...)

_____
Fonte: Jornal da Região, 24-08-2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Tal como a prometida esquadra que se encontra bem publicitada em cartazes espalhados pela Amadora, não será certamente a curto prazo que as veremos nascer. Certo?