Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lisboa lidera poder de compra, Amadora na 20ª posição

A Região de Lisboa congrega seis dos 15 concelhos portugueses com maior poder de compra do País, sendo que apenas quatro dos 18 municípios da região estão abaixo da média nacional, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Lisboa (1.º lugar), Oeiras (2.º), Cascais (4.º), Alcochete (5.º), Montijo (9.º) e Almada (15.º) são os municípios da Região de Lisboa que integram a tabela dos 15 concelhos com maior poder de compra por habitante.

(Amadora em 20º com o índice 114,73)

Do conjunto de 18 municípios da Região de Lisboa, só em quatro não é superado o poder de compra médio nacional: Odivelas (98,7), Sintra (98,2), Seixal (96,1) e Moita (84,0). (...)

O objectivo é caracterizar os municípios "do ponto de vista do poder de compra, numa acepção ampla, a partir de um conjunto de variáveis". Salários, contratos imobiliários e número de automóveis são algumas das variáveis. (...)

O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra corresponde ao factor com "maior poder explicativo extraído da análise factorial" e visa "traduzir o poder de compra per capita manifestado quotidianamente nos vários municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional", nota o INE.

_____
Fonte: Diário de Notícias, 09-08-2010

Sem comentários: