Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pró-Comissão de Moradores

Caro(a) administrador do Blog da Vila Chã

Está criado o mail cm.vilacha@gmail.com para recepção das iniciativas a tomar com o objectivo de promovermos a constituição da Comissão de Moradores da Vila Chã.

Espero que este mail venha a gerar consenso para este objectivo já há muito falado e proposto, conforme posts no blog.

Cumprimentos


____
Nota: e-mail enviado por PCC

14 comentários:

[PCC] disse...

A todos,

O mail recentemente criado e agora publicado aqui no Blog, deverá servir apenas como meio condutor e de reunião das diversas participações, opiniões e contra-opiniões dos moradores da Urbanização da Vila Chã.

Gostava de poder deixar claro que não tenciono presidir ou dirigir esta comissão. Apenas arrisquei em criar um meio para que se possa arrancar com a Comissão.

Em minha opinião, julgo que o primeiro passo será criar a comissão instaladora.
Proponho (susceptível de melhor proposta) que o primeiro passo será a nomeação por cada condomínio de um representante.
Esses representantes deverão organizar-se para a primeira assembleia da comissão instaladora.

Seria interessante que, pelo menos, 50% dos prédios habitados da Urbanização nomeassem o seu representante.

Recordo que a Urbanização está "dividida" por duas Freguesias.

Essa comissão instaladora, deverá preocupar-se depois, com o estudo e elaboração dos estatudos da comissão.

Esta é uma simples ideia, para o início de uma Comissão que julgo ser importante criarmos.

Esperemos que se concretize, nestes ou em outros quaiquer modos, na defesa dos interesses da Vila Chã.

Cumprimentos a Todos.
Bom Início de Férias.

Talvez para o próximo ano, por esta altura, já tenhamos agendada a primeira "sardinhada" pelos Santos Populares, para assinalar as outras conquistas junto da Autarquia.

Anónimo disse...

Viva,

É com satisfação que constato que vivo num bairro onde os seus moradores têm um nível de cidadania acima do comum. Parece-me uma excelente ideia a criação de uma comissão de moradores para que se possa, de forma organizada e com a colaboração de todos (ou do maior nº de pessoas possível), resolver os problemas que eventualmente surjam.
Ontem dei uma volta no bairro, e uma das minhas principais preocupações, está relacionada com um dos assunto já referido no blog, os graffitis. Qual a possibilidade de a comissão de moradores constituir um fundo para se pagar a uma empresa para erradicar os graffitis de Vila Chã? Quanto custaria a cada morador? Ou como, seguramente, nem todos quereriam contribuir, quanto custaria àqueles que estivessem interessados em contribuir?
Estive a ver em sites de empresas especializadas, mas não têm qualquer informação do preçário. Há alguém em condições de poder dar a informação sobre as características do bairro (nº de moradores, prédios, áresa, etc.) para que se possa pedir um orçamento e posteriormente fazer uma estimativa?
Acima de tudo, o que vos parece a ideia?

Cumprimentos,
NQ

Anónimo disse...

Bem,

Eu diria que o que existe em Vila Chã, não se podem chamar graffities. Os seus autores provavelmente gostariam de conseguir "graffitar". É uma espécio de governo: também gostariam de saber governar. Mas claro que, este último tem uma escala de exigência sem comparação possível, mas ambos são arte.

O que não é arte certamente é aquilo que riscam e pintam nas paredes da urbanização. Isto não são Graffitis.

Em minha opinião, apesar de desconhecer o serviço dessas empresas especializadas que refere, estou em crer que estas pinturas nunca deixarão de existir, por estas bandas. Limpam-se as que estão, aparecem outras, e vamos andar sempre atrás destas coisas (e gastar dinheiro, estima-se que muito) quase como o gato e o rato.

Aquilo que eventualmente a comissão deverá fazer, e julgo que isso está previsto na lei, é a comunicação à CMA, e esta sim, ou "remenda a borrada dos outros", ou ignora (normalmente o que acontece), ou tenta apurar os responsáveis.

Uma pessoa que sabe graffitar, também sabe ler, é instruída, sabe escolher onde pode e não graffitar. O que aqui se passa é uma espécie do eu vou é fazer merda porque é assim que eu me afirmo.

Também não culpo a CMA, "coitada", tanta coisa desta que tem de tratar por ai. Têm mais do que fazer e coisas mais importantes.

Julgo que o único remédio, é aquilo que mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer nos outros lados, é a administração do condomínio gastar parte do seu orçamento e pintar a parte do prédio, ou então algum vizinho que tenha chumbo a mais em casa, poder gastá-lo.

Barbixas disse...

Sou morador numa urb. vizinha que já formou uma comissão instaladora.

No nosso caso houve uma pessoa que colou em todas as portas dos prédios uma convocatória para uma reunião de moradores e resultou, muitas pessoas compareceram, muitas ideias foram trocadas e claro que tivemos que eleger um grupo de "voluntários à força" para constituir a comissão instaladora.

Não deixem de se unir!

Anónimo disse...

o primeiro passo é sempre fundamental, e fico feliz se realmente a comissao ganhar vida. como ja tenho dito estarei sempre disponivel para colaborar. obrigado PCC!

pergunto caros vizinhos no seguimento da proposta de organização da comissao, pergunto se alguem tem noção de quantos lotes efectivamente já têm condominio formado pois a ideia que tenho é que serão muito poucos ainda. o meu lote ainda se encontra sob administração do construtor apesar de só faltar vender 2 apartamentos. Ainda não discutimos entre vizinhos os problemas do prédio pois nunca nos reunimos o que dificulta avançar na escolha de um representante.
aproveito ainda para relembrar a quem esteja em vias de formar condominio que se vamos usar este organismo como uma "base" da comissão este deve estar dentro da legalidade com toda a burocracia que isso envolve nos dias de hoje.

espero sinceramente que haja adesão por parte de todos os habitantes da vila chã.

Cândido

[PCC] disse...

Caro Cândido,

Agradeço o seu reconhecimento e os seus alertas.

Temos todos de nos envolver.

De facto, existem algumas formalidades para a constituição e registo dos Condomínios.

Posso dizer-lhe que o meu prédio já tem o condomínio registado e legalizado cumprindo com todos os requisitos exigidos, já desde 2008, e posso dizer que em cerca de 2 semanas, depois do construtor nos ter entregue o prédio, tratámos de tudo: registos, alteração para o condomínio dos contratos de fornecimento, conta bancária, orçamento, regulamento, etc. No fim do mês já tinhamos eleito o administrador, contas aprovadas, e a primeira assembleia de condóminos concluída.

Julgo que as "burocracias" são facilmente resolvidas. Depende da vontade dos seus moradores.

Quanto à CM certamente vamos encontrar a melhor forma de convocar e reunir. Só precisamos da participação aqui, dos vizinhos, e que postem as suas opiniões neste blog. Seria um excelente começo, uma vez que apesar de estarmos todos na mesma Urbanização, a distância do desconhecimento dificulta a reunião. Por isso, este blog é certamente uma via previligiada para a CM.

[PCC] disse...

Gostaria de agradecer a participação e a partilha do Barbixas. Certamente poderá dar-nos uma ajuda muito úlil, e quem sabe, se no futuro as comissões não terão interesses em comum?!

Cmpts.

Anónimo disse...

Quando dei a ideia de ser a comissão de moradores a pagar para se limpar os graffitis, estava a pensar numa óptica mutualista, à semelhança do que acontece nos seguros, em que muitas pessoas pagam uma pequena parte para o azar de um. Lembrei-me disto porque conheço um bairro aqui na Amadora em que a comissão de moradores paga a um guarda noturno para fazer vigilância durante a noite. É apenas uma ideia, e espero que surjam muitas mais. Seja como for, neste momento, o mais importante é instalar a CM.

NQ

[PCC] disse...

Caro NQ

Essa ideia não é de todo descabida.

Eu tomei nota, assim como o NQ terá certamente a possíbilidade de a apresentar numa das primeiras assembleias, que se espera para breve.

Obg. NQ

Está feito o registo dessa ideia.

Cmpts,
[PCC]

Unknown disse...

Olá a todos!

Sou um morador desta urbanização e congratulo-me por assistir a este movimento de criação da CM. Não poderia estar mais de acordo, pois entendo que temos mesmo necessidade de nos unirmos em prol de uma Vila Chã mais interessante para todos. Apoio e aplaudo tal iniciativa!

Mas gostava de expandir um pouco a idéia do NQ. Penso que os “pseudo-grafittis” serão apenas uma pequena parte do problema maior que é a segurança de Vila Chã. Já há algum tempo que tenho ouvido histórias de assaltos a estabelecimentos comerciais, como churrasqueiras, e a garagens, incluindo as do meu prédio. Eu próprio fui já vítima de um assalto violento, com agressão.

Conheço de perto a realidade de alguns condomínios no norte do país que se uniram em torno desta causa e que, entre todos, suportam a contratação de serviços de segurança permanente. Com resultados! A meu entender o tema da segurança deveria ser uma das primeiras iniciativas propostas desta CM.

Unámo-nos, e rapidamente! Contem comigo.

Cumps,

eD

[PCC] disse...

Olá a Todos,

Desculpem-me pela ausência de alguns dias, mas são coisas de agenda.

Fazendo um ponto de situação, acho que está na altura de dar o passo que falta para o arranque da CM.

Apelo a todos, em especial à Paula Relvas, ao NQ, ao Cândido e ao e-Dummy, que nos mobilizemos para discutirmos um pouco sobre o arranque para a comissão instaladora.

Com vista a alinharmos os primeiros passos, e para não abusarmos da paciência do administrador deste blog, está criado um prefil no twiter http://twitter.com/cmvilacha, para lá irmos falando. Assim, ficam as piniões também registadas e principalmente publicas.

Eu proponho:
1) Prédios com Administração de Condomínio: que os administradores dos prédios, elejam um representante;

2) Prédios sem Administração de Condomínio: devem os moradores organizar-se e nomear um a dois representantes;

Depois de identificados os representantes enviem os contactos para o mail da CM: cm.vilacha@gmail.com

Assim que estiver reunido um número razoável de contactos, passamos às propostas de agenda da primeira reunião, de caracter informal, para que seja formada a comissão istaladora.

Aguardo vossos comentários, propostas e, claro, os representantes.

Sejam celeres.

[PCC]

Anónimo disse...

PROPOSTA PARA 1ª Reunião de Trabalho para definição e formalização do projecto da Comissão de Moradores, Proprietários e Empresários de Vila Chã.

Porposta de Agenda:

1. Apresentação dos presentes
2. Formação de Equipas de trabalho
3. Definição da Estratégia da Comissão
4. Definição dos Trabalhos
5. Formação das Equipas de Trabalho
6. Estabelecimento de Prazos dos Trabalhos
7. Outros Assuntos

1ª Reunião para Projecto de Comissão
Hora:Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009 20:30
Onde::A designar

LB disse...

Olá a todos,

Será que alguém me poderia informar o local da reunião para o Projecto de Comissão? É que, desde que por mero acaso tomei conhecimento da existência deste blogue (1,5 semana)que todos os dias visito a página, mas continua com o lugar a designar. Como moradora de vila chã e tendo-me parecido uma excelente ideia a criação de uma comissão de moradores estava interessada em assistir.

Cumprimentos

Vila Chã disse...

Cara vizinha,

Pode acompanhar em:

http://www.facebook.com/people/Comissao-Moradores-Vila-Cha/100000302779936

Cumprimentos.