Apesar dos portugueses reciclarem cada vez mais de ano para ano, nem sempre os cidadãos sabem como o fazer. Por isso, nunca é demais recordar que tipo de materiais pode ir para cada contentor.
De acordo com a DECO, no contentor amarelo, devem ser colocadas embalagens de plástico, como garrafas e garrafões, sacos de plástico, garrafas de iogurte, garrafas de óleo alimentar; embalagens de aço e alumínio, como latas de bebidas e de conserva e tabuleiros de alumínio; e embalagens de cartão para líquidos alimentares, como pacotes de sumo, leite e vinho (desde que escorridos).
Contudo, não se deve colocar embalagens de plástico que tenham contido gorduras, como por exemplo, embalagens de margarina, manteiga, banha e cosmética gordurosa; embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos, por exemplo, combustíveis e óleo de motor, pesticidas.
Também segundo a DECO, no contentor (azul) devem ser colocadas caixas de cartão liso e canelado, caixas de cereais, de sapatos e invólucros de cartão, sacos e papel de embalagem de embrulho, jornais, revistas e papel de escrita.
Mas, para o contentor azul não devem ir embalagens e papéis que tenham servido para produtos orgânicos ou com gorduras; fraldas, guardanapos, lenços e toalhetes; papeis metalizados, embalagens de produtos tóxicos e perigosos e loiça de papel.
Por fim, no contentor verde devem ser colocadas garrafas de vinho, refrigerantes ou cerveja, boiões e frascos. Mas, não deve colocar objectos em cerâmica e porcelana, objectos em cristal, materiais de construção e vidros especiais, como os provenientes de pára-brisas, janelas, lâmpadas, espelhos, vidros com rede de arame e pirex.
Depois dos conteúdos dos contentores serem recolhidos, os materiais são encaminhados para centrais de triagem. Os contentores verde e azul apenas contêm, à partida, vidro e papel/cartão, respectivamente. Assim, os materiais aí recolhidos são armazenados ou enfardados, e depois transportados para recicladores.
Já o contentor amarelo alberga dois materiais diferentes - os plásticos e os metais (ferrosos e alumínio). Por essa mesma razão, nos centros de triagem, estas embalagens são separadas através de processos manuais e mecânicos.
Depois da triagem, são compactadas e enfardadas, para serem recicladas em empresas autorizadas. Posteriormente, os materiais tratados são usados como matéria-prima no fabrico de novos produtos.
_____
Fonte: Sol, 07-05-2009
Colabore com o blogue
A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.
Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.
Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Era bom se colocassem os eco pontos na urbanização para nós poder-mos fazer a reciclagem sem eles não ajuda.
Caro "Anónimo" (13-05-2009 3:00),
É verdade que dentro da urbanização não exisitem ecopontos, mas eles estão muito próximos.
Localização de Ecopontos:
http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/localizao-de-ecopontos-nas-proximidades.html
Com um pouco de boa vontade é possível fazer a separação dos lixos domésticos. No entanto temos que começar a pressionar a autarquia e o urbanizador para colocarem os ecopontos.
Cumprimentos.
Enviar um comentário