Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 10 de maio de 2009

Como fazer uma reciclagem eficiente

Apesar dos portugueses reciclarem cada vez mais de ano para ano, nem sempre os cidadãos sabem como o fazer. Por isso, nunca é demais recordar que tipo de materiais pode ir para cada contentor.

De acordo com a DECO, no contentor amarelo, devem ser colocadas embalagens de plástico, como garrafas e garrafões, sacos de plástico, garrafas de iogurte, garrafas de óleo alimentar; embalagens de aço e alumínio, como latas de bebidas e de conserva e tabuleiros de alumínio; e embalagens de cartão para líquidos alimentares, como pacotes de sumo, leite e vinho (desde que escorridos).

Contudo, não se deve colocar embalagens de plástico que tenham contido gorduras, como por exemplo, embalagens de margarina, manteiga, banha e cosmética gordurosa; embalagens de plástico que tenham contido produtos tóxicos ou perigosos, por exemplo, combustíveis e óleo de motor, pesticidas.

Também segundo a DECO, no contentor (azul) devem ser colocadas caixas de cartão liso e canelado, caixas de cereais, de sapatos e invólucros de cartão, sacos e papel de embalagem de embrulho, jornais, revistas e papel de escrita.

Mas, para o contentor azul não devem ir embalagens e papéis que tenham servido para produtos orgânicos ou com gorduras; fraldas, guardanapos, lenços e toalhetes; papeis metalizados, embalagens de produtos tóxicos e perigosos e loiça de papel.

Por fim, no contentor verde devem ser colocadas garrafas de vinho, refrigerantes ou cerveja, boiões e frascos. Mas, não deve colocar objectos em cerâmica e porcelana, objectos em cristal, materiais de construção e vidros especiais, como os provenientes de pára-brisas, janelas, lâmpadas, espelhos, vidros com rede de arame e pirex.

Depois dos conteúdos dos contentores serem recolhidos, os materiais são encaminhados para centrais de triagem. Os contentores verde e azul apenas contêm, à partida, vidro e papel/cartão, respectivamente. Assim, os materiais aí recolhidos são armazenados ou enfardados, e depois transportados para recicladores.

Já o contentor amarelo alberga dois materiais diferentes - os plásticos e os metais (ferrosos e alumínio). Por essa mesma razão, nos centros de triagem, estas embalagens são separadas através de processos manuais e mecânicos.

Depois da triagem, são compactadas e enfardadas, para serem recicladas em empresas autorizadas. Posteriormente, os materiais tratados são usados como matéria-prima no fabrico de novos produtos.

_____
Fonte: Sol, 07-05-2009

2 comentários:

Anónimo disse...

Era bom se colocassem os eco pontos na urbanização para nós poder-mos fazer a reciclagem sem eles não ajuda.

Vila Chã disse...

Caro "Anónimo" (13-05-2009 3:00),

É verdade que dentro da urbanização não exisitem ecopontos, mas eles estão muito próximos.

Localização de Ecopontos:
http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/localizao-de-ecopontos-nas-proximidades.html

Com um pouco de boa vontade é possível fazer a separação dos lixos domésticos. No entanto temos que começar a pressionar a autarquia e o urbanizador para colocarem os ecopontos.

Cumprimentos.