Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Necrópole sem acesso

"É um pau de dois bicos". O velhinho ditado português parece feito à medida para caracterizar a situação vivida pela Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA), entidade que tem a seu cargo a manutenção e a abertura ao público da Necrópole de Carenque. O acesso ao espaço histórico fez-se durante muitos anos por um caminho de terra batida, entretanto asfaltado pela Câmara da Amadora.

Só que, recentemente, o caminho teve de ser bloqueado para evitar que o espaço continuasse a ser "inundado" de entulho. "É a toda a hora que vêm aqui despejar entulho ilegalmente. É um problema de civismo. Não têm escrúpulos nenhum", lamenta Jorge Lucas, da ARQA, referindo-se aos pequenos construtores que ali vão deitar o lixo. "A Câmara já tinha removido maior parte do entulho para deixar o caminho livre, mas em poucos dias ficou outra vez no estado em que está. Não há outra alternativa sem ser a de bloquear o caminho, porque não podemos ter ali polícia 24 horas por dia a controlar a situação", lamenta este responsável. "Nós já apontámos matrículas e denunciámos a situação. Mas só se pode advertir estas pessoas se forem apanhadas em flagrante", reclama.

A medida prejudica, "e muito", o acesso à Necrópole de Carenque. "Tivemos recentemente a visita de uma universidade da terceira idade e as pessoas tiveram que fazer todo aquele caminho a pé", denuncia o responsável.

"É um problema que está longe de se resolver. Só quando a zona em redor for urbanizada é que isto vai parar. Inclusive, o acesso aos Moinhos da Funcheira através da rotunda ali existente teve de ser também encerrado para impedir a circulação destes prevaricadores", revela Jorge Lucas.

_____
Fonte: Jornal da Região, 14-04-2009

Sem comentários: