Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Parque Central: Projecto de requalificação apresentado aos moradores

O salão da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Mina foi pequeno demais para a quantidade de moradores que quiseram conhecer em pormenor o projecto de reordenamento e requalificação do Parque Central da Amadora. Anunciado há alguns meses na Câmara Municipal, este projecto tem despertado preocupações por parte da população que habita nas artérias envolventes àquele equipamento, no coração da cidade. Uma preocupação que, inclusive, chegou a motivar a entrega de um abaixo-assinado, com cerca de uma centena de assinaturas.

Todavia, tal como havia prometido, o presidente da câmara, Joaquim Raposo, acompanhado pelo vereador responsável pelo pelouro de obras, Gabriel Oliveira, reuniu com os moradores, na passada sexta-feira, para lhes apresentar o projecto. "Olhámos para o projecto e tentámos anular alguns pontos negativos", realça o edil, justificando assim as razões de ainda não se ter realizado uma apresentação pública do mesmo.

Inaugurado em Abril de 1985, o Parque Central é constituído por três zonas distintas: a do anfiteatro, a do lago e a do polidesportivo. É precisamente na área que abrange as últimas duas zonas que vai ser feita a intervenção. Isto porque as duas áreas estão separadas fisicamente pela Rua dos Bombeiros Voluntários, não conferindo segurança às pessoas que transitem de um lado para o outro. "Este parque tem de ser para toda a gente, mas existem algumas zonas de conflito. As crianças não têm onde brincar e não há circuitos de manutenção, por exemplo", explica Joaquim Raposo.

Os moradores ficaram a saber que o lançamento do concurso público está previsto para Junho, embora os trabalhos não devam avançar antes de Novembro, mês de adjudicação. "A partir daí, serão apenas sete meses de obra", afiança o edil.

No projecto apresentado, do agrado da maioria dos moradores presentes, ficou bem claro que o Parque Central vai ser transformado num parque temático que terá a água como assunto principal. "Um conceito que pretende fazer com que as pessoas passem a tarde naquele espaço, em vez de o utilizarem apenas como passagem", realça Gabriel Oliveira. O actual lago do parque vai ser ampliado e a água devidamente tratada, possibilitando actividades como passeios de gaivotas, em jangadas ou em barcaças. "Haverá também unsinsufláveisem forma de bola para as pessoas brincarem dentro do lago", acrescenta o vereador. Este espaço vai ter cerca de 2500 metros quadrados e assume-se como principal atracção. Junto a este equipamento vai ser construída uma casa de chá e o centro ambiental da Amadora, num edifício todo envidraçado. Uma ‘playstation’ em tamanho gigante, onde os mais novos vão poder realizar um conjunto de actividades, será outra das atracções.

Mercê deste projecto, a Rua dos Bombeiros Voluntários desaparece e dá lugar a uma alameda pedonal com 14 metros de largura, onde serão plantadas romanzeiras, o símbolo da Amadora. O fecho desta artéria obriga ainda a um reordenamento do trânsito e dos sentidos de circulação naquela zona.

Um parque infantil, que vai recriar uma cidade espacial, e uma pista de tartan em redor do campo de jogos são outras das ideias presentes no projecto de requalificação, que contempla ainda um circuito de manutenção. Para reforçar a segurança, como complemento à iluminação tradicional, o recinto ficará dotado de "16 projectores" e alguns equipamentos, "como o parque infantil e o lago, serão vedados a partir de determinada hora", salienta o vereador, admitindo que estas intervenções vão orçar em cerca de três milhões de euros.

Entre as várias opiniões manifestadas, Rui Cardoso, morador no Largo Humberto da Cruz há 33 anos, ficou agradado com o projecto apresentado. "O quemais gostei foi ver que há mais segurança para as pessoas que precisam de atravessar o parque a determinada hora da noite", congratula-se.

_____
Fonte: Jornal da Região, 13-05-2008

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente...boas noticias para o parque central!!

Eu que nasci, cresci e agora continuo a viver na Amadora...eu que tanto utilizei o parque central nas diversas etapas do meu crescimento...eu que o vi ir-se deteorando...finalmente tenho a felicidade de saber que vai ser requalificado...

Fico à espera de ver o prometido tornado realidade!!!

csantos disse...

só espero que as alterações no trânsito não venham a complicar ainda mais os acessos no centro da cidade...
caso contrário vejo a vida a andar para trás...
:(

Anónimo disse...

a politica do betão na amadora
http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/

Gonio disse...

A Amadora é rica em parques para a familia, venha mais um :) as crianças e os papás agradecem!!!!