Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Toponímia de Vila Chã: Carlos César, Avenida

se é morador nesta avenida convido-o a enviar uma foto da placa toponímica


Actor e encenador português nascido em 1943 e falecido, no Hospital da Universidade de Coimbra, a 10 de Janeiro de 2001, vítima de complicações cardíacas.

Carlos César tem no seu vasto currículum a participação, enquanto actor, em 33 peças e encenador outras 42. A sua notoriedade foi no entanto ganha através da televisão, especialmente devido ao papel em Vila Faia (1983) onde encarnava o corrupto Mariano. Desempenhou papeis ainda em outras telenovelas como Vidas de Sal (1996), Os Lobos (1998) e Jardins Proibidos (2001), entrou em 15 séries televisivas e em 12 peças teatrais realizadas para televisão. São de assinalar ainda as participações em 30 peças radiofónicas e em seis filmes, donde se destacam títulos como O Barão de Altamira (1986), Aqui D'el Rei (1992) e Afirma Pereira (1996).
A primeira subida aos palcos ocorreu em 1961, no Teatro da Trindade, actuando pela Companhia de Teatro D'Arte de Lisboa.
Em 1962 é o fundador, em Lisboa, o grupo "A Máscara", onde foi encenador de algumas peças.
No ano de 1963 termina o curso de Teatro do Conservatório de Lisboa com a brilhante classificação de 18 valores.
No ano seguinte muda-se para Paris onde vive 10 anos, regressando a Portugal, em 1974. Nessa altura funda o Grupo de Teatro Oficina Português onde encena 12 peças, nomeadamente "Felizmente Há Luar", da autoria de Luís Sttau Monteiro.
Carlos César, por acreditar no Portugal Democrático que se projectou com a revolução de 25 de Abril de 1974, apostou na descentralização da teatro na sua pátria e muda-se para Setúbal para empreender um projecto nesse sentido.
Foi um dos fundadores do Teatro de Animação de Setúbal (TAS), em 1975, grupo que atingiu algum prestígio e onde permaneceu até á morte.
No TAS, onde, até à sua morte, exerceu as funções de director, encenou e protagonizou peças como "Arsénico e Rendas Velhas" (1990), "Falar Verdade a Mentir" (1999) e "Quem Tem Medo de Virgínia Wolf?" (2000).

____
Fonte: biografia enviada, por e-mail, pelo Joaquim Dias

Sem comentários: