Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Estacionamento irregular e persistente na saída da Rua José Viana

Bom dia,

Decidi tirar esta foto para ilustrar o problema com que me deparo todos os dias há bastante tempo (provavelmente desde que abriu o café Ninho da Águia).

Penso que já todos devem ter reparado que os clientes deste café, incluíndo o proprietário que no passado fez questão de dar o exemplo, estacionam os carros mesmo em frente ao café. Como naquele local exacto (em frente à porta) não há lugares de estacionamento, os carros são estacionados em cima da curva (uns do lado direito e outros do lado esquerdo). Para quem vem da Rua José Viana e que estacionou correctamente o carro em frente ao Lote 5 ou para quem vem dos parques de estacionamento localizados nessa rua é sempre difícil entrar na Av. Fernando Valle, onde os carros passam com muita velocidade e a visibilidade com um carro (ou vários) estacionados na curva é completamente nula.

Já chamei a polícia várias vezes, que se tem limitado a dirigir-se ao local e a avisar os proprietários das viaturas. No dia seguinte, voltam todos a estacionar no mesmo local.

Ontem, após um novo susto que quase resultou num acidente (algo que me acontece frequentemente), contactei a polícia mais uma vez. Mostraram que têm conhecimento da situação, mas referiram que pouco podem fazer. Sugeriram que os moradores interessados apresentassem o caso à esquadra por carta assinada por todos, para que sejam tomadas medidas que possam impedir o estacionamento nos locais proibidos.

Gostaria de saber se já mais alguém contactou a polícia ou se já existe alguma queixa formalizada neste sentido. Caso contrário, estou interessada em fazê-lo brevemente.


Rua José Viana / Avenida Fernando Valle

____
Nota: e-mail enviado por Cris

17 comentários:

Anónimo disse...

Não moro em Vila Chã mas moro ao lado (na Serra das Brancas) e passo muitas vezes nessa rua. Concordo plenamente com o que diz já que essa rua está sempre carros em 2ª fila ou estacionados na curva, sendo um perigo para quem passa na avenida ou quem quer entrar nela.

Se eu puder, assino à vontade.

Viagem a Marrocos disse...

Eu costumo ter bastantes problemas na ultima rua antes de entrar no casal de são brás.

Os condutores não respeitam o stop e apançam sem sequer olhar para ver se vêm carros.

Sinceramente não me estou a recordar do local a que se referem, mas da próxima vez que lá passar vou ficar atenta.

Anónimo disse...

Realmente é uma falta de civismo e de responsabilidade sabendo que este cruzamento é um perigo constante. O mesmo se verifica com os trabalhadores das obras, que depois de um dia a carregar baldes de cimento entre outras coisas, não são capazes de estacionar devidamente e andar uns metrozinhos para beber a sua bejeca. Se a PSP começasse a passar multas talvez já pensassem duas vezes. A mesma situação se passa em frente á pastelaria Pão de Mel.

Anónimo disse...

Esta situação não se verifica só aqui, o que é triste. Sinceramente, na minha opinião, este problema vai ser dificil de resolver ... Civismo e Respeito são principios que muita gente não tem, infelizmente. Reparem bem, e são visiveis na foto, os blocos de pedra que se encontram nas rampas de acesso às passadeiras, para evitar que os srs condutores estacionem lá os seus carros! Se avançarem com a recolha das assinaturas, podem contar com a minha. LP

Anónimo disse...

Tenho conhecimento da existência de uma casa de meninas privada na vila chã, contudo gostaria que a tornassem pública e com estacionamento privativo, assim já havia mais variedade de negócio nesta zona, e deixaria de haver tantos carros mal estacionados na rua a que se referem… Em relação às pastelarias gostava de dar a minha opinião, sendo que da que mais gosto é da pastelaria Sol Poente pois está com uma decoração que nunca vi em lado nenhum cheia de bom gosto e distinção digna de ALGUNS habitantes deste bairro, sendo que já reparei que muitos se incomodam com os estacionamentos dos veículos e com a existência de muitas pastelarias, e nem falam das barracas e assaltos que degradam toda a imagem daquele bairro – essas pessoas que se julgam muito finas, não se incomodam com a sua própria segurança nem com a imagem que o seu bairro faz transparecer, apenas se preocupam com o património de terceiros, chegando até a contabilizar o numero de estabelecimentos que cada um tem… será inveja? Ou será apenas falta de consciência em relação á sua segurança e da própria família? – Deixem-se de ditos e mexericos sem interesse e resolvam ou tentem resolver o que realmente interessa neste bairro, deixem-se de coisas preocupem-se com o que é necessário ao invés de se preocuparem com as vidas dos outros…

Vila Chã disse...

Bom dia,
Convido o sr. Ambrósio Teixeira, assim como todos os moradores, a enviar um e-mail para o blogue a relatar algum problema de segurança ou qualquer outro tema com interesse para todos residentes ou trabalhadores neste bairro.
Cumprimentos.

Gonio disse...

" Sugeriram que os moradores interessados apresentassem o caso à esquadra por carta assinada por todos, para que sejam tomadas medidas que possam impedir o estacionamento nos locais proibidos."

Não percebo, então a policia não pode multar todo e qualquer carro que se encontre mal estacionado ou a causar perigo para os outros condutores? É preciso apresentar carta assinada para quê? A pedir para fazerem o trabalho deles? Enfim...

Anónimo disse...

Efectivamente o Sr Ambrosio Teixeira tem toda a razão há de facto mais do que uma pessoa que visita e comenta este blog que não têm a respectiva consciência nem mesmo sabe qual o seu lugar.
Concordo quando se diz que há veículos mal estacionados e excesso de velocidade pelo bairro, mas discordo quando dizem que esse acontecimento só se verifica em frente ao café ninho da águia, e se repararem bem não sou o único com essa opinião pois há diversos comentários que se referem ao mau estacionamento e excesso de velocidade não só nesse como em outros locais do bairro, chegado a ser referido o nome de pelo menos mais uma pastelaria situada bem perto – acho igualmente uma falta de carácter e de civismo se referirem aos proprietários dos estabelecimentos do bairro como os responsáveis por qualquer situação menos boa que aqui acontece, pois todos eles dependem do bom funcionamento de todo o bairro para sustentarem as suas vidas, pelo que julgo absolutamente irreal certos comentários que aqui encontrei em relação a vários estabelecimentos deste bairro onde chega a haver um género de “aposta” por quem será o primeiro a fechar – Incrível – ao invés de incentivar e motivarem os proprietários no sentido de melhorar os serviços, pelo contrario este blog serve para os desmoralizar e rebaixar, deixando-os desesperados perante a situação, como tal deixo como meu conselho a alguns frequentadores deste portal o seguinte – antes de criticarem pensem no bom desenvolvimento do bairro e na instabilidade que podem provocar certos e infelizes comentários que aqui têm deixado, não critiquem mas sim ajudem, elogiem, aplaudam e acima de tudo se acharem que alguma coisa esta mal dirijam-se a quem se encontra em irregularidade e com uma conversa calma e civilizada resolvam a situação ao invés de se esconderem atrás deste blog, o bairro será muito mais agradável se todos ajudarmos por isso ajudem não desajudem mais.
Reparei também na evidente perseguição que existe em relação ao proprietário do café ninho da águia por ser igualmente proprietário da pastelaria sol poente, onde por varias vezes e por razões variadas se referem a ele neste blog e nunca de maneira amigável, relembro a este respeito que nunca ninguém se referiu ao facto de este indivíduo ter sofrido um assalto á sua nova pastelaria poucos dias depois da sua abertura onde foi roubado diverso material provocando um enorme prejuízo– aqui está mais uma prova de que o pessoal deste bairro está mais interessado nas posses dos outros do que na boa vizinhança ou na sua própria segurança, pois aqui se comentou já por varias vezes o facto do Senhor ter vários estabelecimentos comerciais abertos mas nunca se falou deste problema que não é só dele senão de todo o bairro – a onda de assaltos que se tem vindo verificar e a segurança do bairro.
Pensem nisso e olhem para os vossos erros antes de apontarem os dos outros.

Ass: Hugo Ferreira

Vila Chã disse...

Caro sr. Hugo Ferreira,
Percebi que é um visitante deste blogue mas esteve distraído em relação a algumas mensagens aqui publicadas. Digo isto, porque o senhor no seu comentário refere "em relação a vários estabelecimentos deste bairro onde chega a haver um género de “aposta” por quem será o primeiro a fechar" e como já referi e já referiram foi um título infeliz, o qual já alterei.

Para não deixar dúvidas deixo de novo o meu comentário à crítica que fizeram ao título:
"Bom dia,
Quero esclarecer que não há qualquer má intenção no título da mensagem.
O importante é debater o que é de facto, neste momento, o excesso de pastelarias e a falta de outro comércio/serviços no bairro. Acredito, como alguns visitantes do blogue, que o mercado vai influenciar o "destino" do comércio/serviços que não sirvam o bairro pelos mais variados motivos. Penso que todos os comerciantes são importantes desde que considerem o actor principal o cliente e que de facto tragam valor acrescentado ao bairro.
Bem-vindo a todos que têm coragem e ideias.
21-01-2008 12:07"

Quero ainda dizer que não ganho nada com este blogue e, como o senhor também referiu, tenho todo o interesse que haja paz social no bairro. Mas vai ter que aceitar as críticas dos moradores porque são eles que "fazem" o bairro. É claro que surgem sempre críticas negativas e que não ajudam em nada os comerciantes e os residentes. Também lhe digo que o comércio e serviços de um bairro têm que ter como alvo o cliente e enquanto este não estiver satisfeito o comerciante tem que evoluir no sentido de o satisfazer o melhor possível.
Quero deixar claro que além de moderador também tenho opinião e que este blogue só existe por carolice, porque quero dar a conhecer Vila Chã, as coisas boas e más.
Não desista de visitar este blogue porque a sua opinião também é importante.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Vila chã

Compreendo perfeitamente a sua correcção aos meus comentários porque compreendo igualmente que não os interpretou da forma mais correcta.
No meu anterior comentário eu frisei que estou de acordo com algumas criticas em relação aos estacionamentos e que apenas acho de mau tom os habitantes desta zona criticarem especificamente alguns comerciantes e estabelecimentos comerciais tendo os já catalogado pelo pior.
Claro que devem haver criticas pois a perfeição depende disso, contudo volto a referir que as criticas devem ser construtivas e não demolidoras como as que alguns dos visitantes deste blog têm feito, compreendo a sua ideia e subscrevo-a, contudo, a existência deste blog apenas me ajudou a perceber o pensamento muito limitado dos habitantes deste bairro que se limitam a subscrever comentários infelizes que não deixam qualquer duvida em relação ao seu padrão de sociedade e como consequência as suas origens.
É efectivamente assustador que se fale neste blog por varias pessoas a inexistência de civismo de alguns comerciantes do bairro mas nunca ninguém se referiu á sua má sorte e insegurança por ter sofrido assaltos constantes como se tem vindo a verificar em toda a zona circundante do bairro – Quero com isto dizer que as criticas devem existir mas deviam ser focalizadas especificamente a alguma coisa realmente importante, julgo que não deveriam continuar com esta demagogia.
Aproveito para dar os parabéns ao seu blog, a ideia foi muito engraçada e pelo que tenho lido de sua autoria no seu blog o seu padrão de sociedade é real e tal como já lhe disse eu o subscrevo, que fique claro que o meu anterior comentário nada tem a ver com o titulo de que falou, tem apenas a ver com os irreais comentários que eu aqui tive a surpresa de ler.

Espero que interpretem correctamente o actual comentário, sendo que nunca pretendi por em causa a boa acção que têm certas criticas, apenas condeno certas ideias sem qualquer consistência ou fundamento que aqui se declararam.

Cumprimentos

Hugo Ferreira

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao autor do blog por ter iniciado um post sobre segurança. Desta forma, os comentários ao meu mail podem referir-se aos assaltos num espaço dedicado a esse efeito. O meu mail tem como principal objectivo alertar para um problema de estacionamento e não para um problema de segurança (que obviamente também considero extremamente importante). Não compreendo porque razão desvalorizam este problema, pois acredito que um acidente de viação é tão grave como um assalto. É verdade que o estacionamento nesta curva só prejudica alguns, mas será que devo optar por ficar de braços cruzados? Penso que este é um espaço onde todos devemos ter voz e não é por se tratar de um problema que apenas afecta alguns que deve ser esquecido.
Senhor Ambrósio, não tenho nada contra o proprietário do café, até porque nem sequer o conheço pessoalmente. Também não posso criticar a pastelaria Sol Poente, pois nunca lá entrei. Não sei quantos estabelecimentos terá o senhor, mas isso também não me interessa. Aquilo que lhe garanto é que os carros estacionam sistematicamente à saída da rua (tanto do lado direito como do lado esquerdo), o que se torna perigoso para quem entra na Av. Fernando Valle. A única coisa que tenho a dizer em relação ao proprietário do café já referi no mail e vou referir novamente: no passado estacionava mal o carro, actualmente são os seus clientes que o fazem.
Sr. Hugo, também não sei se existem outros problemas semelhantes no bairro. Optei por referir este, pois é com este problema que me deparo todos os dias. Se tem conhecimento de algum caso semelhante, convido-o a contactar a PSP tal como eu e outros vizinhos temos vindo a fazer.
Cris

Anónimo disse...

Parece-me a mim que existe um verdadeiro problema nestes comentários... Os comentadores não param de se "atacar" uns aos outros... Devemos sim acusar os problemas, mas devemos sobretudo apresentar soluções para que esse problema se resolva rapidamente...
Acho que não se devem culpar os proprietários dos estabelecimentos por maus comportamentos dos seus clientes, não me parece que os proprietários possam alguma vez dizer aos clientes para estacionarem o carro mais civilizadamente!!! Ora vejamos uma cena digna de Gato Fedorento:
"-Bom Dia Sr. Propritário;
-Bom Dia Sr. Cliente, um cafézinho? Já agora queria pedir-lhe q estacione a sua viatura motorizada ligeira de passageiros de forma conveniente para que todos os moradores consigam aceder à Av Fernando Valle e desta forma evitar um acidente que poderá ser ligeiro ou grave, pode ser?
-Sr. Proprietário, não voltarei a beber o café no seu estabelecimento comercial porque há por aí muita escolha e pessoas não civilizadas como eu que concerteza não me pedirão para estacionar a minha viatura motorizada ligeira de passageiros de forma conveniente para que todos os moradores consigam aceder à Av Fernando Valle e desta forma evitar um acidente que poderá ser ligeiro ou grave....
Muito Bom Dia!!!"

Não me parece...
Provavelmente será melhor pedirem à PSP que faça apenas cumprir as regras, escrevendo uma carta registada para o comando geral da mesma entidade com uma cópia para a C.M.Amadora. É uma Hipótese!!!

Obrigada e Muito Boa Noite!

GF

Vítor disse...

Sr. GF, compreendo o que diz e concordo que o proprietário não tem culpa das atitudes dos seus clientes, mas tem o dever cívico de sensibilizar os clientes para não estacionarem mal, para não deitar cigarros para o chão, etc; deverá mesmo, se possível, dar o exemplo. Porque se não quer perder esses clientes "mal comportados", perderá outros que não toleram esse tipo de comportamentos. Afinal estamos no Portugal do século XXI. Todos nós somos responsáveis pelos comportamentos dos futuros adultos do nosso país mas para isso temos que ajudar a contruir um futuro melhor e não pensar só na nossa barriga. Os portugueses têm que deixar de ter uma atitude de sobrevivencia e passar a viver o espaço que têm direito, sabendo que a sua liberdade termina quando interfere na liberdade de outro.
Espero que compreenda a mensagem que quero deixar passar.

Anónimo disse...

Finalmente aparece alguém no blog com ideias claras e concisas sobre a situação actua do bairro e com uma ideia muito acertada sobre o pensamento infeliz de certos comentadores deste blog - Sr GF, é de gente assim que precisamos do bairro, muito obrigado pelo bom comentário, de facto atribuo-lhe nota máxima, continue a comentar de maneira a melhorar o nosso bairro.

Já o anónimo que comentou logo de seguida… esse pensa que ainda está no século 18b ou 19… enfim…

Obrigado

Hugo Frerreira

Anónimo disse...

Sr GF, apreciei bastante o seu post!!!

Realmente as pessoas devem tentar pensar um pouco mais nas situações e na forma de as resolverem em vez de atacar os proprietarios dos estabelecimentos, o Sr. Proprietario do ninho de aguia apenas deve gerir o seu negocio da maneira que lhe apraz mais e deixar o trabalho do mau estacionamento para a PSP que é para isso que descontamos. Guardem as energias que gastam em criticar os vizinhos e apliquem-na em outras coisas bastante mais interessantes.
Maiores felicidades para as suas 2 pastelarias.

Rui Quaresma(vinyl caffe) lote5

Anónimo disse...

Sr.Hugo e Sr.Rui (vinyl) muito bem e quem fala assim nao é gago.
Parabens aos 2, e ao Sr.GF (que tao bem fez de Gato Fedorento)E ja agora tb pode acrescentar a imaginaçao para um cliente que vá á Farmacia mt doente, sem paciencia e ouvir o farmaceutico dizer lhe para ele ir tirar o carrito. Alem disso cada vez que um carro estacionar o proprietario da loja tem que vir á porta ver se a viatura esta bem ou mal estacionada e se estiver mal tem que ver se o cliente esta na sua loja ou na loja ao lado.
Ate Brece

Vila Chã disse...

Boa tarde,
Considero que esta mensagem tem comentários suficientes para que todos possam ficar sensibilizados e meditar sobre o conteúdo do e-mail enviado para o blogue. Existem alguns comentários que sairam do tema do e-mail e por isso senti a necessidade de colocar outra mensagem sobre a segurança no bairro. Penso que existem comentários bons e outros maus, alguns dos quais parecem "lavar roupa suja" o qual não pode continuar neste blogue. Acho que alguns comentários centraram-se na defesa do proprietário do café em vez do problema em causa que é o estacionamento. Percebo que tenha sido referido um comerciante, mas não posso deixar de dizer que a senhora que enviou o e-mail refere que o dito comerciante mudou de atitude em relação ao estacionamento do seu automóvel. Logo é de louvar essa atitude porque o proprietário mudou o seu comportamento. Todos nós erramos, umas vezes sabemos que o fazemos e outras não. Possivelmente nunca reparou que o local onde estacionava o seu automóvel dificultava e colocava em perigo outros
automobilistas, como refere a senhora no e-mail. Julgo que o problema neste momento, segundo diz o e-mail, é o mau estacionamento de automóveis que possivelmente, alguns deles, serão de clientes de estabelecimentos comerciais da proximidade, o que sinceramente não compreendo visto existirem nessa zona muitos lugares de estacionamento.
Como conclusão, parece-me que o referido e-mail tinha como objectivo alertar para a importância de avisar por carta a PSP. Apesar de terem surgido comentários que se desviaram do assunto, penso que relativamente a este tema todos estão de comum acordo.
Acho que esta situação foi exagerada e para que não se continue no exagero decidi "trancar" os comentários à mensagem. Espero que compreendam a minha decisão. Como já foi dito, sou moderador mas também tenho opinião.
Voltem sempre!
Cumprimentos.