Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mina perspectiva futuro

Há onze anos a guiar os destinos da Freguesia da Mina, Joaquim Rocha acredita na breve concretização de alguns dos grandes projectos que vão melhorar, significativamente, a qualidade de vida dos residentes de uma das localidades que compõem o coração da cidade. Inevitavelmente, o Parque Central, e neste caso, a sua requalificação a breve trecho, é um dos assuntos que está na ordem do dia. “Sempre defendi, e não é por morar na Mina há 40 anos, que o Parque Central continua a ser o cartão de visita da freguesia e até da Amadora. Na altura em que foi feito seria um bom parque, hoje está desactualizado”, assume o presidente.

O concurso público para a requalificação paisagística do emblemático espaço verde e de lazer da cidade já foi lançado e a obra “deve estar concluída em Agosto ou Setembro do próximo ano”, revela o autarca. “Este projecto vai dar uma alma extraordinária à Mina. As pessoas vão ter espaços para manutenção, ginástica, passeios, com novos equipamentos para os mais novos”, salienta o presidente da junta.

Mas, se a zona da freguesia mais perto do centro da cidade tem a sua longa história, território da Mina está em franca expansão. São várias as urbanizações a brotar a norte da freguesia, espaços urbanos que conferem uma jovialidade a um território bastante envelhecido. “Urbanizações como a Serra das Brancas e Vila Chã estão a trazer para a freguesia mais famílias, principalmente jovens. São, sem dúvida, grandes empreendimentos”, realça Joaquim Rocha. Empreendimentos geradores de novos espaços comerciais e de serviços, bem como de equipamentos úteis à população. “Na Serra das Brancas, para além de um polidesportivo, vão existir espaços para as crianças e bastantes zonas verdes. Em Vila Chã destaca-se a nova escola, cujo projecto já foi aprovado”, salienta Joaquim Rocha. O novo estabelecimento escolar vai ter “valência de creche, jardim-de-infância e escola básica”, acrescenta o autarca, revelando ainda que “tudo indica que as duas escolas novas da freguesia, a de Vila Chã e a Miguel Bombarda, comecem a funcionar no ano lectivo de 2009/10”.

Ainda integrada no território da Mina, a localidade de Carenque está bastante
distante da sede de freguesia. Uma zona bastante envelhecida a carecer de algumas intervenções profundas como a que vai arrancar em breve. Trata-se da requalificação paisagística da Estrada das Águas Livres, junto à Rua Manuel da Fonseca, uma obra da Câmara Municipal. “Há um projecto para o arranjo dos taludes e dos passeios, que em alguns lados têm apenas 30 centímetros, e vai ser colocado um sistema de rega automática”, revela Joaquim Rocha. “Todos os anos aquela encosta dá-nos muito trabalho a limpar, porque tem ratos, insectos e lixo”, acrescenta.

Ainda assim, há muito por fazer no que se refere à requalificação do acesso àquela localidade. “A entrada em Carenque é muito problemática”, assume Joaquim Rocha. O acesso é feito, desde a rotunda até ao centro da localidade, por uma estrada estreita sem passeio para peões. “Podia fazer-se uma entrada muito bonita, com passeios. Sei que é difícil porque a estrada é estreita, mas podia ser feito um passeio pedonal sob a ribeira”, sugere. “Gostaria de ver este problema resolvido porque Carenque tem muitos idosos e estes só podem sair ou entrar ali de carro. O percurso a pé é muito perigoso”, alerta o autarca local.

_____
Fonte: Jornal da Região, 26-08-2008

Sem comentários: