Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Jardins e cães

Caros vizinhos,

A nossa urbanização tem sido apontada como um exemplo de boa ordenação e bom gosto na arquitectura usada e todos concordam por certo que os jardins são um ex-libris fundamental nestas qualidades. O urbanizador, neste aspecto, não foi muito generoso, mas ainda assim existem alguns bons exemplos por aqui.
Outra característica, que também se considera saudável, são abundantes os animais domésticos, nomeadamente cães, que os moradores deste bairro possuem e levam a passear.
No entanto, no encontro destes dois elementos está a surgir um problema: os dejectos dos animais, que na sua esmagadora maioria não são recolhidos pelos proprietários dos animais - conforme a lei impõe -, estão a tornar os jardins e pracetas espaços impossíveis de frequentar.
Se por um lado os proprietários devem observar a lei e as regras de higiene e boa convivência, também, por outro lado, poderia o urbanizador mandar colocar suportes com sacos de recolha para minimizar os esquecimentos.
Este texto não é do tipo "jardins vs cães", mas sim, como o titulo indica "jardins e cães".

Cumprimentos.
Joaquim Dias


____
Nota: e-mail enviado por Joaquim Dias

7 comentários:

Anónimo disse...

os ( presentes ) dos caes sao um problema sem duvida alguma, mas existen terrenos sen construçao, e amplos, porke nao ir para la com os animai, para lá? ( claro os donos deles que nao se dao ao trabalho de apanhar os presentes).!e mais outra, eu sei ke nao ten haver com este topico, mas nas traseiras da pastelaria Pao de mel, os proprietarios cuje a entrada dos predios da para as traseiras desses predios ai, tambem podiam deixar de estacionar en cima dos passeios, nao sera que nao ten parque e garagem ??, nem que seje estacionamento nas traseiras ?
atentamente mila

Anónimo disse...

Também já verifiquei a situação que descreve. De facto, alguns proprietários dos carros só não os levam para casa porque não passam na porta. Outra: o Mercedes da cabeleira em cima do passeio, mesmo à porta do seu estabelecimento, quando existem lugares livres 10m mais abaixo. Se ainda houvesse falta de lugares ainda podia compreender. Enfim ...

Vila Chã disse...

Caros leitores,

Peço-lhes que não se desviem do tema deste tópico. Obrigado.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boas tardes,
Penso que é uma questão de chamar à atenção aos respectivos donos dos cães. Para ser sincero, nem sabia que estava escrito na Lei (e que nem sequer ponho em causa), mas sempre parti do principio que era como que uma obrigação por parte do dono (eu tenho um cão). Quanto aos estacionamentos em cima do passeio, se a Srª Mila quisesse fazer um texto e publicar aqui no blog seria óptimo, visto que esse tema ainda não foi debatido.
Cumprimentos, André M.

Anónimo disse...

eu sou morador dos prédios atrás do pão de mel e concordo plenamente com os comentarios. apesar de o nunca ter feito reconheço que alguns vizinhos o fazem mas tambem moradores dos predios em frente por cima e lado do pão de mel. é uma situção que me incomoda pela falta de civismo já que não tinham necessidade de o fazer tendo alternativas adequadas. aproveito para agradecer e dar os parabens a este blog que está a prestar um verdadeiro serviço publico. contibuação de um bom trabalho, um muito obrigado!

Anónimo disse...

Boa tarde,
Cães sim, gatos tb, outros bichitos..ok. Os animais domésticos devem ser bem tratados, diria como se fossem filhotes, passe a expressão.
Mas quem prefere ir passear/ jogar para um belo relvado com os verdadeiros filhos não têm de levar com com os dejectos dos falsos!!
É absurdo como o ser humano se dedica a conspurcar o meio que o envolve, sem sequer se importar que isso traga prejuizos a terceiros.
Levem os vossos bichitos para terrenos não jardinados e de preferência apanhem os seus dejectos que nós também não espalhamos os dejectos dos nossos filhos à vossa porta!!!
Para isso é só levar pela trela o bichito e não deixar que seja ele que vos leve a vós!!
Votos de um bom ambiente
Cumps

Anónimo disse...

Demorei mas encontrei este Tópico!!
Penso que este deva ser um assunto urgente a Resolver. Sou morador (recente) na zona e uma coisa que me impressionou foi realmente a quantidade de animais de Estimação a passear os seus donos...sim, porque se eles fazem o que querem, logo são eles que mandam,?!
Ainda só vi 1(uma) pessoa a apanhar os dejectos do seu PET...1(uma) pessoa apenas.

Ora bem... eles fazem necessidades em média 2 vezes ao dia.... 2 "presentes" por dia, vezes uns 14 animais pelo menos, são 28 "Presentes" num dia, vezes 30 dias....840 PRESENTES!!
Gostam??...eu não!!
Não custa nada, levar um saco de plástico, colocar a mão por dentro género de luva e apanhar o "Presente"...e depois ir colocá-lo no lixo!! SIMPLES.

Anh...um pormenor.... até hoje a única pessoa que vi fazer isso, fui eu!!

Cumpts
J.P.K.