Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Poupança com atitude verde

Nestes tempos de crise financeira e económica devemos poupar. Esta poupança pode abrir caminho para uma atitude mais verde e consciente dos nossos gastos desnecessários.

Algumas dicas da edição verde do jornal Metro:


Eficiência Energética

Instale uma ficha com corte de corrente para anular consumos “standby” e “offpower” em televisões, aparelhagens, vídeo ou DVD. Estes aparelhos representam entre dez e 40 por cento do seu consumo total.

Se sair de uma divisão, mesmo que por pouco tempo, apague sempre a luz – dez a 15 por cento do consumo total de electricidade de uma casa deve-se à iluminação.

O frigorífico é o electrodoméstico que mais energia consome (22 por cento), pelo que na compra de um novo deve escolher os de classe A ou A+: consome menos, poupa mais.

Substitua as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas nas divisões da casa mais utilizadas: gastam apenas 1/5 das outras e duram oito a dez vezes mais.

Depois de carregar o seu telemóvel, máquina fotográfica ou PDA não deixe o carregador na tomada, pois mesmo sem estar a ser utilizado pode apresentar consumos energéticos que se irão reflectir na factura da electricidade.


Consumo de água

Entre lavar a loiça à mão ou na máquina, prefira a segunda opção, desde que com carga completa: vai gastar entre 25 e 40 litros, cerca de cinco vezes menos do que na lavagem à mão.

Lavar os dentes ou fazer a barba com a água a correr implica gastar entre dez e 30 litros desnecessários que podem ser evitados com o simples gesto de fechar a torneira.

Evite banhos de imersão, que podem gastar até 180 litros de água; no duche, procure ser rápido e fechar a torneira enquanto se ensaboa.

Em casa, no trabalho ou num espaço público não deixe as torneiras a pingar: à velocidade de uma gota por segundo, pode representar um consumo até 1 000 litros/mês.

Lavar o carro com a mangueira implica gastar até 500 litros de água, quando esta tarefa pode ser facilmente feita com um balde e uma esponja, que reduzem esse consumo para 50 litros.

_____
Fonte: Quercus

Sem comentários: