Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bairro vizinho cria Comissão Instaladora da Associação de Moradores

A Urbanização Serra das Brancas iniciou o processo para a criação da Associação de Moradores e já foram recebidos pela Câmara Municipal da Amadora com o objectivo de verem resolvidos os problemas que preocupam os moradores e comerciantes.

14 comentários:

Anónimo disse...

Como fazemos para avançarmos da mesma forma e tratarmos dos problemas da vila chã? (Como p.e. a HS).

Anónimo disse...

tendo sido a pessoa que sugeriu a ideia em primeiro lugar tenho pena que outros já estejam a avançar e nós não.
Penso que podemos tentar combinar um encontro de moradores num local e hora especifica da vila chã num fim-de-semana e estudar como podemos avançar legalmente.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Caso ainda não se tenham apercebido, as zonas de maior índice de criminalidade e com carências de infra-estruturas camarárias, é que criam Comissões de Moradores.

Como por exemplo;
- Construções ilegais construídas em terrenos particulares mas não urbanos, para que possam perante os serviços municipais, legalizar as mesmas e assim usufruir de infra-estruturas camarárias pagas pelos nossos impostos.
- Zonas de município onde numa determinada áreas do parque urbano já edificado, se verifiquem elevadas deficiências nas infra-estruturas camarárias, índice de elevada criminalidade grave, como outros.

Será que a Urbanização da Vila Chã ou a Urbanização da Serra das Brancas merecem efectivamente serem reconhecidas como tal?

Deverão ter noção que se forem constituídas essas ditas Comissões, os vossos imóveis a curto/médio prazo irão sofrer uma considerável desvalorização, face ao público em geral que no futuro esteja à procura de habitação. O sector imobiliário é bastante cruel no que diz respeito a reconhecimento comercial de zona, qualidade e insegurança grave.

Imaginem-se a passear por uma Urbanização Nova que vos agrade e verificarem que na mesma existe uma comissão de moradores, qual será a vossa primeira opinião sobre a mesma apôs terem conhecimento dessa informação.

Imagino a seguinte frase da senhora para o esposo, “Querido, esta urbanização deve ter problemas. Não preferes ir ver outra?”

Os residentes na Urbanização da Serra das Brancas, demonstram descontentamento em algumas questões que se tornam pertinentes.

Nessa mesma Urbanização da Serra das Brancas, que numa avaliação geral, obedeceu aos mesmos padrões de construção, qualidade, equipamento e conforto VS a Urbanização da Vila Chã, devemos considerar uma única diferença, o seu preço, e isto porque os lotes de terreno foram adquiridos pelos Promotores por um valor consideravelmente inferior ao preço dos lotes de terrenos da Vila Chã.

Os residentes da Urbanização da Serra das Brancas, desfrutam de;
- Silos para depósito do lixo residencial e comercial.
- Vista Serra de Sintra e linha de Mar
- Óptima disposição solar.
- Polidesportivo
- Largas áreas ajardinadas
- Menor fluxo de circulação automóvel = trânsito

Fará sentido uma Comissão de Moradores?

Cumprimentos;

Miguel Nogueira

Anónimo disse...

Resposta ao comentário do Sr. Miguel nogueira.

Deixe-me dissecar um pouco o seu comentário.

1- Dou-lhe toda a razão no 1º parágrafo, a urbanização Serra das Brancas têm um grave problema de segurança e falta de infra-estruturas, logo é de extrema importância que os moradores e comerciantes se unam como associação para poderem reclamar e principalmente serem ouvidos pelo poder local.

2- Quando afirma que a curto/médio prazo os imóveis vão sofrer uma considerável desvalorização devido à constituição de uma A.M., deve concerteza perceber muitissimo bem do negocio imobiliário!

Eu penso o oposto, se tivermos uma população unida em resolver as situações menos boas, certamente isso irá refletir-se também na valorização dos imóveis a curto prazo.

3- Imagine a seguinte frase da mesma senhora "...Querido temos que falar com a associação de moradores para saber se existe algum problema nesta urbanização...Sim querida porque o urbanizador, os construtores, as imobiliárias e os vendedores só querem despachar as casas e não nos contam nenhum problema...!"
Ou então assim "...será que a assoc. Moradores está a organizar algum torneio de futebol inter-prédios ou uma sardinhada no verão?"

4- Acredito que os padrões de construção e qualidade na Serra das Brancas e em Vila Chã sejam semelhantes por um preço substancialmente inferior.
Tenho 1 T3 com terraço, arrecadação e garagem para 3 carros, custou 182.100€ em 2006. Quanto custa um T3 com estas caracteristicas em Vila Chã?

5- No ultimo ponto refere os equipamentos desta urbanização. Deixe-me acrescentar o seguinte:

- Os Silos para depósito de lixo estão selados com arame e cadeados desde a sua instalação(3 anos).
- Vista de Serra, linha de mar e um excelente pôr do sol.
- Polidesportivo??? Temos um campo de jogos por fazer à 3 anos.
- Largas áreas ajardinadas??? Existe um pequeno relvado que está vedado com grades de 2 metros desde que o plataram (6 meses).
- Menor fluxo circulação automóvel? Isto deve-se ao estado lamentável dos acessos à Urb., à vegetação brava que cresce junto à estrada, ao entulho depositado constantemente pelos senhores construtores nas rotundas de acesso à Urb. Serra das Brancas.
Alguem já reparou nas hortas que crescem junto à estrada que vêm de Vila Chã para a Serra das brancas? Não? Então eu digo o seguinte, as couves lá plantadas estão muito mais mais frescas que as palmeiras dessa avenida!!!

Diga-me uma coisa, porque é que em Vila Chã todos os prédios têm uma arvore plantada em cada canteiro à frente dos prédios e na Serra das Brancas nem uma arvore existe???

Para terminar gostaria de saber porque é que se está a fazer o possivel e impossivel para terminar a urb. Vila Chã e deixar esquecida por completo a Urb. Serra das Brancas...

Agora diga-me Sr. Miguel Nogueira,
Fará sentido uma Associação de moradores ou não???

Melhores cumprimentos,

Light_Angel disse...

Sr. Nogueira, o seu comentário é dos mais absurdos que já li até agora.

Tenho que concordar com o vizinho Barbixas..

Contentores do lixo??Só se for a enfeitar e a ocupar espaço, porque não têm qualquer útilidade, visto estarem trancados desde a sua instalação.

Polidesportivo??Onde??Eu vejo um recinto em terra, sem qualquer utilidade. Está inacabado e pelos vistos está por mais algum tempo.

Os acessos á nossa urbanização são vergonhosos. É impossivel entrar e sair da urbanização sem ser de carro. A pé é impensável.

É na vossa urbanização que despejam o lixo?Não, é na nossa!

O policiamento é de bradar aos céus..no outro dia vi um carro da policia entretido atrás de um desgraçado de um cão que não estava a fazer mal a ninguém. Mas andar atrás de bandidos que nos e vos assaltar a casa está quieto!

A sua casa foi mais cara de a minha??Temos pena! Ninguém o obrigou a comprar.

No fim disto tudo acha mal formar uma comissão de moradores??

O senhor só se informou de meias verdades..informe-se melhor antes de falar.

A nossa urbanização fica longe da vista de todos menos da nossa. Se não formos nós a lutar por aquilo que é nosso, ninguém lutará!!

Anónimo disse...

Penso que se o que importa é ou não por ser uma zona de insegurança então constituam já.
Sou morador na Av Pedro Alvares Cabral à 14 anos e vos garanto que segurança é coisa que não há.
Assaltos na via publica às pessoas e aos carros são acontecimentos normais.
Basta repararem quando sobem a mesma avenida e começam os edificios novos, à meia duzia de anos todas as pessoa estacionavam nesse parque agora reparem na meia duzia de carros que lá ficam à noite.
AH e quem os lá deixa tem de dar 1º uma volta ao quarteirão para ter a certeza de que não há "comissões de boas vindas".
Em frente a esse parque há uma escada por onde quem anda a fazer coisas menos próprias foge e depois ninguem lá entra.
Formem a vossa comissão pois só assim tem força para fazer exigencias na CMA.
Até sempre

[C4] disse...

Deixo um link que poderá ser um ponto de partida...
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Portugal/Sistema_Politico/Constituicao/constituicao_p33.htm

Cumprimentos

Vila Chã disse...

Sr. Miguel Nogueira diz:

"Caso ainda não se tenham apercebido, as zonas de maior índice de criminalidade e com carências de infra-estruturas camarárias, é que criam Comissões de Moradores."

Eis exemplos que contradizem esta afirmação:

Associação de Residentes do Alto do Lumiar
http://aralumiar.wordpress.com

Associação de Residentes de Telheiras
http://www.artelheiras.pt

SOS Bairro Azul - Comissão de Moradores
http://www.bairroazul.pt.vu

Associação de Proprietários da Urbanização Colinas do Cruzeiro
http://www.apucc.pt

Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações
http://www.amcpn.com

Associação de Proprietários da Quinta da Beloura
http://www.quintadabeloura.pt

Associação dos Moradores da Portela
http://www.amportela.pt

Associação de Moradores Nova Oeiras
http://www.novaoeiras.com

Anónimo disse...

Mas afinal quem é este Sr. Miguel Nogueira?
Pertence à CMA?
Ou é construtor?

Anónimo disse...

PADARIA NO FINAL DA AV PEDRO ALVARES CABRAL FOI ASSALTADA ONTEM.
NOTICIA??
Não, é o dia a dia desta zona.
Não é meu intuito assustar os novos vizinhos mas se de facto a comissão de moradores for avante terão sempre mais capacidade de exigir segurança na nova zona.
Não deixem que a vossa nova zona se torne como o resto da area involvente.

Anónimo disse...

Mais assaltos
É uma constante aqui na Av. Pedro Alvares Cabral.
CRIEM A VOSSA COMISSÃO.
Só quem aqui vive é que sabe o que é o panico de não se puder sair à rua.

Vila Chã disse...

Caro "Anónimo" (11-12-2008 19:20),

Tenho constatado algumas referências no blogue a problemas na Avenida Pedro Álvares Cabral, nomeadamente assaltos. Não sei se esses comentários são da autoria do Sr(a).

É do conhecimento de muitos que Vila Chã tem tido alguns problemas de segurança, mas que eu saiba não existe "pânico" em sair à rua.

Quando refere "criem a vossa comissão" pressuponho que não reside no bairro apesar de residir nas proximidades. O que pretende com a "nossa comissão"? Será que já fez alguma coisa para resolver esses problemas? Porque não inicia contactos com os seus vizinhos no sentido de criarem uma comissão de moradores?

Como deu a entender reside junto a Vila Chã, logo alguns dos seus problemas também serão os nossos. Se achar pertinente o blogue pode ajudá-lo, como canal de comunicação, na sua iniciativa de criar uma comissão de moradores e comerciantes.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Exmo Senhor
Convido-o a vir passear na dita avenida a partir das 17 horas.
Convido-o tambem a vir espreitar o parque de estacionamento na parte de cima da mesma av. para constatar a quantidade de vidros que existem no chão.
Em relação a fazer alguma coisa posso informa-lo de que nem que seja um risco no carro participo à policia depois o que ela consegue fazer ou não é diferente.
Só para terminar e pensando que o que transmito é para informar e prevenir(pois é isso que a policia nos aconselha)não desejo de maneira nenhuma incutir o pãnico a ninguem,antes pelo contrário.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Começo por dizer que me agrada a forma como encaram os problemas dos vossos bairros, (Quinta das Brancas e Vila Chã).
Uma comissão de moradores faz sempre falta para chamar a atenção das autoridades, nas mais diversas áreas. Por exemplo, quem melhor do que o morador de um bairro para orientar a circulação rodoviária e a respectiva sinalização do mesmo?
Quanto aos problemas de criminalidade, eles estão por toda a parte, o que é mais uma razão e uma necessidade de haver uma comissão de moradores.
Dramatizando um pouco,um bairro sem
comissão de moradores é como um prédio sem condomínio, ou uma fábrica sem uma comissão de trabalhadores.
No meu caso em particular que penso em breve mudar-me para a Vila Chã agrada-me bastante haver uma comissão de moradores.
Quanto á desvalorização dos imóveis por haver uma comissão de moradores, parece ridicula.
um exemplo simples foi o que se sucedeu na Quinta do Mirante, onde se coordenou a pintura de todos os prédios da urbanização. Actualmente o bairro tem já outro aspecto. Coordenam-se os jardineiros, o pessoal da limpesa de espaços, mas mesmo assim continuam a haver problemas para resolver. A cooperação entre as pessoas, principalmente vizinhas é sempre saudável e produtiva.
Espero que quando me mudar já esteja constituida uma comissão de moradores...
parabéns pela atitude...
Os melhores cumprimentos