Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Heróis da ficção científica na Amadora

O Fórum Luís de Camões, na Brandoa, está a ser transformado numa nave espacial. Não se trata de um filme de ficção científica mas sim da preparação da 19.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) que, de 25 de Outubro a 9 de Novembro, promete trazer ao concelho milhares de aficionados deste género de arte. “Tecnologia e Ficção Científica” é o tema central da edição e o espaço está já a ser preparado para dar corpo ao tema. “As pessoas vão entrar por um astroporto e, através de umas escadas, descem para a nave especial”, revela ao JR Nelson Dona, director do festival.

A exposição central do Fórum Luís de Camões vai estar dividida em cinco núcleos, com áreas reservadas a desenhadores, argumentistas, publicações, tecnologia e ficção científica na BD portuguesa e a personagens onde, por exemplo, os fãs de Flash Gordon vão poder ver as pranchas de Alex Raymond.

Dividido por dois pisos, o Festival de BD da Amadora reserva ainda espaço para uma exposição sobre a saga Star Wars, para os 60 anos do TEX, para a dupla Blake & Mortimer (com trabalhos de Yves Sente e André Juillard), para uma mostra colectiva de BD chinesa de ficção científica e para uma exposição sobre o trabalho de Tara McPherson, entre muitas outras mostras.

Para além do Fórum na Brandoa, outros espaços da cidade voltam a acolher algumas exposições da 9.ª arte. É o caso da Galeria Municipal Artur Bual, da Casa Roque Gameiro, dos Recreios da Amadora, do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) e, pela primeira vez, estarão patentes exposições paralelas na Escola Superior de Teatro e Cinema e no Núcleo Museológico do MFA, na Pontinha.

O FIBDA não esquece os mais novos e para eles preparou uma programação que inclui ateliers de cinema de animação, de música digital, a Hora do Conto e pintura facial. Estas actividades realizam-se aos sábados e domingos de manhã. No núcleo central do Festival – Fórum Luís de Camões – os visitantes têm a oportunidade de adquirir livros de banda desenhada nas diversas bancas de editoras e livreiros que participam nesta grande Festa da BD.

O FIBDA vai estar aberto de domingo a quinta-feira, das dez às 20 horas, e às sextas e sábados até às 23. As escolas da cidade da Amadora e organizações de carácter de solidariedade social têm acesso gratuito ao certame, sendo que o público em geral paga apenas três euros por bilhete. Há ainda preços especiais para estudantes, pensionistas e seniores. À semelhança das outras edições, a organização oferece a entrada a todos os visitantes que se mascarem da sua personagem de BD preferida.

_____
Fonte: Jornal da Região, 14-10-2008

Sem comentários: