Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Uma cidade para brincar às profissões

Falta menos de um ano para que a "Cidade das Crianças" seja realidade. O parque temático Kidzania Lisboa é o primeiro do género na Europa e vai nascer em Maio, no Dolce Vita Tejo, na Amadora, num projecto da Chamartín.

A cidade, de seis mil e 500 metros quadrados, foi concebida à escala para crianças entre os 4 e os 12 anos. O conceito do parque é permitir que os mais novos possam, durante umas horas, "brincar aos adultos", experimentando várias profissões, como médico, bombeiro e jornalista, entre várias outras. Ao todo estarão disponíveis 60 actividades/profissões e os mais pequenos serão sempre acompanhados por monitores.

Ali, os pais serão as crianças, o seu bilhete é metade do valor do bilhete que os filhos pagam e não podem interferir nas suas "profissões", embora possam ver tudo o que elas fazem. Para eles existe um espaço próprio ou podem permanecer nas ruas da "cidade".

Ao chegar à Kidzania cada criança passa pelo avião, que é a porta da "cidade", e entra no aeroporto. Aí recebe o seu bilhete, um mapa do espaço e um cheque de 50 "kidzos", para gastar nas várias actividades. Na mesma altura filhos e pais recebem uma pulseira electrónica que permite aos mais velhos deixar os pequenos circular à vontade, sem receio que possam sair da Kidzania com outra pessoa ou sozinhos. A pulseira permite também saber a localização da crianças dentro do espaço.

Depois é deixá-los dar asas à imaginação. Se quiserem ser bombeiros, por exemplo, terão uma farda e depois de uma breve formação saem no carro do quartel para apagar um "incêndio", que é simulado numa parede. Na área da construção civil aprendem a pintar casas e ajudam a construir uma casa, com tijolos de brincar.

Cada actividade foi concebida para não durar mais de meia hora - exceptuando algumas, cuja elaboração demora um pouco mais, como, por exemplo, a concepção de um espectáculo de teatro - de modo a não saturar as crianças.

Os mais novos vão também aprender a gerir o seu dinheiro. Os 50 "kidzos" não são suficientes para todas as actividades e quando o dinheiro se acaba há que ganhar mais. No mapa que recebem à entrada, os miúdos têm indicadas as zonas onde podem trabalhar para ganhar "kidzos".

Se não gastarem o dinheiro todo, podem levar para casa ou depositar no banco, com o seu cartão, e, da próxima vez que voltarem à Kidzania, terão lá o seu dinheiro.

O Kidzania Lisboa será o quinto a abrir no mundo e o primeiro na Europa. Em 2010 será a vez de Barcelona, Espanha, acolher mais um destes parques temáticos, ao qual se seguirão vários outros.

_____
Fonte: Jornal de Notícias, 25-07-2008

Sem comentários: