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sábado, 26 de maio de 2007

Escola Cardoso Lopes acolhe parceiros do Comenius

A Escola Básica 2.3 Cardoso Lopes, na Mina, acolhe os parceiros europeus do projecto Comenius em que participam, intitulado «As TIC como ferramenta eficaz para a “aprendizagem independente”/ autonomia de aprendizagens». As actividades programadas decorrem entre 21 e 23 de Maio.

Trata-se da terceira reunião deste projecto, a qual coincide com o final do primeiro ano de actividades. A programação destes três dias de trabalho inclui a avaliação global das iniciativas do período, a preparação do próximo ano, bem como «a observação de aulas baseadas em recursos TIC (tecnologias de informação e comunicação) produzidos pelos docentes».
A candidatura ao projecto de desenvolvimento escolar Comenius resultou de uma participação da coordenadora da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos num seminário realizado em Varsóvia. O projecto seria aprovado em Setembro de 2006, com a possibilidade de se prolongar por mais dois anos, e integra cinco escolas: a Básica 2.3 Cardoso Lopes, a Básica 2.3 de Santo António, no Funchal, a Filip Neri Middenschool, em Houthalen (Bélgica), a Easington Community School, em Durban (Reino Unido) e a Aras Skule, em Austrheim (Noruega).
Maria Filomena Rocha é a coordenadora do projecto na Escola Básica 2.3 Cardoso Lopes, cujo conselho executivo é presidido por Maria Conceição Mateus. Todavia, o projecto mobiliza mais participações na escola. «Todos estamos empenhados e mobilizados para fazer deste encontro um sucesso a nível organizacional mas é, principalmente, uma sucessão de momentos de formação enriquecedores para os professores», afirmam os promotores. Os professores da escola «buscam incansavelmente novas estratégias com vista à melhoria real dos resultados dos alunos». Realizaram-se já duas reuniões do projecto, uma em Novembro, na Bélgica, organizada pela escola coordenadora, e outra em Janeiro, no Funchal. O pressuposto deste projecto é a partilha de experiências a nível cultural e pedagógico.
Os parceiros pretendem promover e sedimentar metodologias que facilitem uma aprendizagem cada vez mais autónoma e consciente, recorrendo essencialmente às TIC. Através de métodos inovadores e recursos pedagógicos alternativos esperam que as escolas criem ambientes de aprendizagem mais eficazes, combatendo o insucesso e a desmotivação e promovendo a literacia da informação.
A vertente de formação do pessoal docente e a sensibilização dos decisores locais são componentes essenciais do projecto, o qual terá como produto final a construção de um website educacional agregando, entre outros conteúdos, todos os métodos e materiais produzidos ao longo dos três anos da sua duração.

Fonte: Notícias da Amadora, 17-05-2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Projecto muito interessante.
A minha escola também desenvolve um projecto semelhante com escolas da Hungria e Turquia.
O primeiro encontro teve lugar em Debrecen, Hungria.
Dêem uma vista de olhos.
Http://www.comeniuspartners.wordpress.com
Ana Paula