Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Amadora e Odivelas ligação por metro de superfície

Composições com capacidade para 120 pessoas vão ligar duas estações do Metropolitano de Lisboa, incentivando o uso dos transportes públicos.
A futura estação de metro da Reboleira e a do Senhor Roubado deverão ficar ligadas por um metro ligeiro de superfície (MLS) dentro de cinco anos, um projecto das câmaras de Amadora e Odivelas, em parceria com empresas imobiliárias, orçado entre 75 e 100 milhões de euros.
O anúncio foi anteontem feito aos jornalistas pelo vereador dos Transportes da Câmara da Amadora, Gabriel Oliveira, à margem da IV Assembleia Municipal Jovem daquele concelho.
Sem avançar pormenores, Gabriel Oliveira explicou que o projecto, apresentado durante o Governo de Durão Barroso, de uma linha de MLS que ligasse Algés, em Oeiras, a Loures "caiu" e que as autarquias de Amadora e Odivelas, ambas socialistas, decidiram avançar "sozinhas" com um outro projecto a realizar em parceria com dois grupos privados: a Chamartín Imobiliária - que está a construir na Amadora o centro comercial Dolce Vita Tejo - e a empresa do sector imobiliário Lusocapital, que, em parceria com a Câmara de Odivelas, vai erguer em Famões, até 2010, um parque de ciência e tecnologia que combina espaços universitários, desportivos e empresariais com áreas residenciais e comerciais.
O projecto, em estudo há cerca de um ano, pretende ligar a futura estação de metro da Reboleira (Linha Azul), na Amadora, à do Senhor Roubado (Linha Amarela), em Odivelas.
O MLS irá ainda ter uma estação no Dolce Vita Tejo, no Casal da Mira, e no parque de ciência e tecnologia do concelho vizinho.
Gabriel Oliveira disse ainda que "a ideia" é que o MLS se estenda até Loures e que "se Lisboa quiser entrar é bem-vinda". "Trata-se de uma tecnologia que não existe em Portugal.
É um híbrido. Completamente não poluente e eléctrico. Um transporte pesado em que cada composição leva cerca de 120 pessoas", explicou.

Fonte: Público, 18-05-2007

Sem comentários: