Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Terrenos/"​Hortas" em toda a Amadora

Bom dia,

Como residente na cidade da Amadora e mais especificamente do Casal de São Brás, de onde fotografei as imagens que vos envio, sou por este meio, a solicitar um pedido de informação relativamente aos terrenos que constam nas ditas imagens.

O meu pedido é no sentido de saber se estes terrenos, outrora baldios, e que agora se encontram a ser cultivados, se por ventura se encontram para alugar a quem se mostre interessado, ou se qualquer um pode fazer usufruto da forma como mais lhe convier.

Não me parece que todos os que se encontram a usufruir dessas terras, estejam a pagar o que quer que seja, e não me parece que as mesmas, lhes tenham sido concedidas. Ainda por cima, gastam água da rede pública! Estas pessoas apossam-se do que não é deles e depois vão vender o que produzem para a porta do metro, sem taxas legais. É tudo lucro!

É que a vida custa a todos, e custa-me ver pessoas que se calhar nem Portuguesas são, a ganharem o belo à custa dos outros, e à minha custa também, pois como moradora, pago todos e mais alguns impostos, para além das despesas de uma casa, e escola de um filho. Ainda devem ganhar mais que eu, inclusivamente, que miseravelmente ganho ordenado mínimo, mas tenho de pagar impostos sobre tudo o que consumo e gasto diariamente, enquanto outros têm a vida facilitada!

Para além de tudo isto, é a vergonha de morar num local, onde para qualquer lado que se olhe, só se vê hortas, e “lixarada” desta gente! Desvaloriza a zona para quem quer vender casa, e para quem habita a zona, é alvo de gozo por parte de visitas que possa receber em casa.

Se de facto, for com a permissão da Camara Municipal da Amadora, então gostaria de ser informada dos valores de aluguer/utilização de terrenos, caso contrário, agradeço que acabem com a utilização que prolifera deste “vírus” da sociedade!

Fico a aguardar resposta.
Obrigada


____
Nota: e-mail enviado por Elsa Santos, em 09-04-2012, para a Câmara Municipal da Amadora, a Divisão de Planeamento Urbanístico e a Divisão de Espaços Verdes

16 comentários:

Anónimo disse...

Em relação a esta situação pouco ou nada se pode fazer.
No entanto concordo consigo mas acho que temos problemas mais graves especialmente na Vila Chã o índice de assaltos e vandalismos nos carros ou prédios tem sido um problema que está longe de ser resolvido...

Anónimo disse...

Como é que se pode estar preocupado, com a hortas dos outros e com a devida aparência da zona onde se vive??? Não estamos em Cascais, estamos na Amadora, o concelho de Portugal com maior taxa de imigrantes africanos, que vai ao encontro das tais famosas hortas...

Em relação aos terrenos, os mesmos encontram-se abandonados desde que vivo no Casal de S.Brás, à 20 anos e por um lado até acho bem que os mesmos sejam usados para agricultura, em vez de estarem ao abandono sem qualquer tipo de cuidados. Não concordo de facto de estarem a ter uso sem nenhuma taxa miníma, nem que fossem 5€ p/mês.

Quanto às pessoas venderem o que cultivam... Acho que não há muito a dizer. Enquanto muitos estão em casa desempregados, à espera que o emprego lhes bata à porta, a receberem da seg. social, outros vão à luta para não passar fome.

Pipi disse...

Prefiro ver os terrenos cultivados do que ao abandono, ao menos servem para que algumas familias tenham algo para o seu sustento.

Agora o que a CMA podia fazer era, transformar essa desordem em talhões, e ainda tudo ficava mais agradável à vista.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que o que diz. De facto continua a ser uma perfeita praga de quem se apropria do que, ora é público, ora é pertença de algum particular. É de facto uma vergonha viver com este estado de coisas, e não compreendo como é possível alguém poder dizer que isto não é Cascais. Será que por ser a Amadora, não pode ter bom aspecto ou melhor cuidado ? É que embora Vila Chã não seja a Quinta Patino, já vi locais em Cascais bem piores e bem mais mal cuidados.
Até me apetece dizer que construíram na avenida das palmeiras, uma passagem pedonal a ocupar uma via só para não incomodar as referidas hortas.
De facto estão ao abandono, mas será que é isto que nós precisamos ? A confusão total, onde tudo é lucro, onde tudo se pode fazer e ocupar ?

csantos disse...

essa de retirarem uma faixa para adicionar a via pedonal é que é uma vergonha, com tanto espaço ao lado para fazerem uma coisa como deve ser.
Podiam ter continuado o passeio e aplica lá a pista...
lamentavel

csantos disse...

pior é mesmo isso, reduzirem uma faixa de rodagem para a via pedonal quando existe ali tanto espaço.
podiam bem ter continuado o passeio e incluir a pista lá...
vergonhoso...
é não saber o que fazer ao dinheiro

JM disse...

Felizmente ainda gente com bom senso.
Custa-me um pouco a acreditar como é que o suposto rendimento que algumas familias possam tirar de uma simples horta, cause tanta indignação. Obviamente é assunto de quem nunca trabalhou a terra.
Sobre isso estou como a PIPI, melhor assim do que os terrenos ocupados com entulho e mais...ainda bem que alguém tire algum proveito das terras que se encontram ao abandono.

Anónimo disse...

À pessoa que fez o triste comentário: que lá porque a Amadora é a Amadora e não é Cascais, e que por isso pode ser uma zona mal cuidada, e com mau aspecto, é pura e simplesmente não ter o minimo gosto pela zona onde se mora, e não prezar pelas melhores condições habitacionais. É por pessoas assim que o Pais está como está e não avança para lado nenhum, é o deixa andar, é o conformismo, é o ficar para sempre atrás dos outros.
Ainda em resposta a essa pessoa, a mim não me interessa se existem pessoas que estao desempregadas e ficam à espera que o emprego lhes caia do céu, a mim interessa-me a minha situação, que todos os dias procuro emprego, para conseguir pagar as minhas despesas, porque no que me encontro só ganho ordenado minimo, e meses após meses não consigo, mas que mesmo assim, com muito custo e muito corte em tudo o que posso a nivel de despesas, lá vou pagando as contas todas, e sou taxada por tudo e mais alguma coisa, e não acho justo, que existam outros que usam o que não é deles, vendem o que não é deles, para proveito e ganho proprio, que nem pagam nada ao estado, para ajudar a sair da crise! E andam os parvos como eu a pagar por mim e por eles, e a sofrer com o aumento das taxas todas!

Em relação a outro assunto que aqui foi mencionado por outra pessoa, relativamente à via pedonal,também é outra situação que achei completamente absurda! Ocuparam uma das vias de rodagem, e criaram mais transito para quem circulava por ai todos os dias de manhã. Mas deve ter sido para não retirar espaço às tais hortas que ali proliferam!...

Anónimo disse...

Como foi aí referido a agua nao è da rede pública .. eu também pago os meus impostos e tenho a minha horta como sustento. E muita gente que ali esta so o que cultiva eh que come.. eu prefiro ver a horta do que vir á janela e ver os drogados ou a criar todo o tipo de bicheirada, Para mim parece-me dor de cotuvelo. Em termos de despesas também se gasta muito dinheiro nao è so lucro.. o unico lucro è o que è colhido.. EU SOU A FAVOR DAS HORTAS...

Anónimo disse...

Quanto às hortas, de facto, têm vindo a tornar-se uma praga. Também não gosto de ir à janela e ver tal paisagem ... Mas enfim ... Para muitos é uma forma de passar o tempo, para outros é um meio de subsistência devido à falta de emprego ou precariedade do mesmo.

Quanto ao Sr. Anónimo que fez o comentário sobre Cascais, tenho pena que em vez de lutar por uma qualidade de vida melhor para si e para os seus, que seja mais um conformado com aquilo que tem (ou que não tem!).

"Dor de cotovelo"? Que observação mais disparatada ..

Quanto à pista pedonal, é mais uma daquelas obras que não se percebe ... Quer dizer, percebia-se se tivesse sido feita no passeio! Agora cortar uma faixa de rodagem para tal acho um verdadeiro absurdo.

No entanto, continuamos sem moloks, temos caixotes a ocupar lugares de estacionamento, árvores por plantar, espaços verdes por tratar, excesso de velocidade na av. principal ... É verdade que existem outros tipos de problemas mais graves, mas estes são mais fáceis de resolver a curto prazo.

paulo ans disse...

Que tristeza. Tanta coisa importante, e vai-se preocupar com aquilo que permite a meia dúzia de pessoas SOBREVIVER!!!!!!!!!!!! Sabia que estas pessoas que estão a manter hortas não só estão a contribuir para um melhor ambiente, como a contribuir para a preservação dos solos?? Preferia ter entulho como paisagem? Preferia ter acampamentos de barracas? óh gente que pensam ser o umbigo do mundo, acordem que há muita gente a passar fome a a preferir trabalhar a roubar. Tenho pena de si, no topo do seu casulo, que perde a riqueza que a rodeia.
A questão de Cascais vs Amadora é uma outra infelicidade de todo o tamanho. Nada temos a menos que cascais, que tias de nariz empinado.

Pipi disse...

Os espaços verdes ainda estão a cargo do urbanizador.

Quanto ao excesso de velocidade, acho incrivel a velocidade a que os carros passam na nossa urbanização, seja nas artérias internas como nas externas ( Av. Pedro Alvares cabral) Acho que nos deviamos juntar e formar uma verdadeira comissão de moradores, para podermos lutar pela nossa segurança e bem estar. Podem contar comigo. Fica o meu email: pipiland1@gmail.com

Anónimo disse...

Já estou a ver que todas as pessoas interpretaram o Cascais da pior maneira. Mas no fundo todos perceberam o que quis dizer. Como já foi aqui referido pior pior era se os terrenos estivessem ao abandono sem serem cuidados pelas autarquias e aí queria ver se havia este tipo de indignação rídicula por estarem sujos e mal cuidados... Antes de haver um planeamento urbanistico para o Vila Chã, já eu passava a pé a caminho da escola Cardoso Lopes, numa zona semelhante aos terrenos cultivados a até haver um grande incêndio, devido à falta de cuidados e por sorte não ter morrido nenhuma criança, visto que os "Montes" como era conhecido, era caminho de escola para dezenas de estudantes.

O país está como está porque existem pessoas preocupadas com a "Paisagem" da janela das suas casas e ainda mais preocupadas que pessoas para sobreviver tenham que ocupar terrenos abandonados para cultivar o pão de cada dia.
E ainda referem o conformismo como desculpa. Se o meu conformismo como referem fosse levado asério, ninguém passava fome.

Em relação à pista pedonal concordo com todos, que ocupar uma faixa de rodagem não foi o melhor exemplos, mas os gastos que teriam que efectuar devido ao desnível entre a estrada e o presumível passeio seriam muito superiores e como não há dinheiro devido a pessoas como eu foi mais fácil optar pela contrução da via pedonal ocupando a via de trânsito.

csantos disse...

AH pois é a via do mais facil...
que se justifica imenso com a enooooorme quantidade de pessoas que usam essa via pedonal vs o volume de veículos que se acumulam na estrada todas as manhãs...
SURREAL... mais valia estarem quietos!

Anónimo disse...

Caríssimos,
Após ler os vários comentários feitos nos últimos dias, venho também aqui deixar o meu contributo.

Sou completamente a favor das hortas. As hortas são uma forma de algumas pessoas estarem entretidas, de garantirem uma boa manutenção dos solos e de garantir alimentos com qualidade para a sua casa. Penso que seja preferível estas pessoas usarem o tempo e esforços para isto do que para roubar ou ficar em casa à espera do rendimento social. Como passo o dia a trabalhar, pouco reparo no "estrago" visual que as hortas causam...

Relativamente ao facto de irem vender os vegetais para o metro...todos os dias ando de metro e nunca vi ninguém a vender. Mesmo assim, será por essas vendas que o país está como está? Penso que só compra quem quer...e quem compra sabe o que está a fazer.

Relativamente ao primeiro comentário, não gostei da vitimização: todos aqui trabalhamos, todos pagamos contas, todos temos as nossas dificuldade. Penso que, ao invés de descarregar toda essa raiva, poderia pegar num pedaço de terra e também começar a cultivar, já que nos informou que passa tantas dificuldades.

A mim o que me incomoda não são as hortas que "pertencem" a pessoas com poucas capacidades financeiras para subsistir: incomoda-me os filhos deles que não trabalham, só querem que o Estado lhes pague um ordenado, não estudaram e querem um bom emprego...isso sim é conformismo, isso sim é que faz com que o nosso país se atrase.

Para finalizar: penso que se a CMA estivesse minimamente incomodada com esta questão, já teria arranjado maneira de acabar com as hortas. Se não o fez, parto do princípio que não se interessa.

Cumprimentos,

Fil

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse, e ainda discordo com quem concorda com a utilização das teraas para cultivo seja qual for a sua utilização. Apesar de que como alguém muito inteligente disse, vivemos na Amadora - não sei se alguém lhe informou desse facto ou se ele descobriu sozinho - e que por isso não deviamos estar preocupados com essa questão, pois a Amadora não é Cascais. Mas que raio de pessoa diz uma coisa dessas, não se importa com o mau aspecto do ambiente em redor, acho que por sermos da Amadora temos de ser mais porcos ou abandalhados que os que vivem em Cascais? É verdade que muita gente passa fome e para alguns é o seu sustento, mas para outros, muitos, ter uma horta é apenas uma questão cultural, era isso que faziam no seu país e é isso que acham que podem fazer aqui, sem dar satisfações a ninguém. Acho errado e devem ser impostos limites. A caminiho da urbanização da serra das brancas até na rotundas existem hortas, e as autoridades competentes nada fazem. Eu sou uma pessoa nova e não sei o que me irá acontecer, poderei ter que vender a casa e como é obvio o mau aspecto do terreno em redor e a abundância destas hortas desvaloriza os imóveis. Perde a CMA, perdem os cidadãos e os unicos que ganaham com isto, são aqueles que nada pagaram, vivem de biscates, e ainda por cima os PORTUGUESES ainda lhes pagam o RSI se for preciso. Por isso, eu gostaba de ver as hortas limpas, assim como uma maior união dos cidadão com consciencia para retirar aquelas hortas a quem não pertence. Se quiserem hortas, então devem pagar~para ter direito aos terrenos.