Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 22 de abril de 2012

Amadora aproveita lei para pôr câmaras nas ruas

O número de câmaras de vídeo espalhadas pelas ruas do país deverá aumentar nos próximos meses graças à nova lei de videovigilância, que entrou em vigor no final de Março.

Muitos autarcas vão aproveitar o diploma – que passou a atribuir ao ministro da Administração Interna o poder exclusivo de autorizar a aplicação de sistemas de videovigilância, em detrimento da Comissão de Protecção de Dados (CNPD), cujo parecer deixou de ser vinculativo – para tentar fazer aprovar projectos que, nalguns casos, já tinham sido apreciados e chumbados por aquela Comissão.

É o caso da Amadora. Segundo adiantou ao SOL o presidente da autarquia, Joaquim Raposo, até ao fim do mês dará entrada no Ministério da Administração Interna (MAI) um novo plano (o primeiro foi reprovado em 2010) que contemplará 79 câmaras de videovigilância a instalar em várias artérias do centro da cidade.

Ressalvando que «o objectivo não será vigiar os bairros problemáticos» do concelho, Raposo garante que os equipamentos «deverão ter especial incidência nas avenidas com maior movimento e zonas de transportes públicos».

O autarca assegurou ainda que a Câmara tem disponível um milhão de euros, custo estimado para executar e pôr em funcionamento esta estrutura. Uma última reunião com o novo comandante da PSP da Amadora é o que falta para ultimar pormenores como a localização exacta dos aparelhos. (...)

_____
Fonte: Sol, 22-04-2012

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais alguns "amigos" que vão encher o bolso com 1 milhão de euros.
De que serve colocar camaras nas ruas se as imagens não servem como prova em tribunal?
Coloquem sim policias nas ruas!!!

Pipi disse...

As camaras servem para estar em constante vigia, e em caso de algo anormal, a policia pode prontamente intervir e até perceber para que direção estão os criminosos a tomar. Tal como acontece em Londres por exemplo.

Anónimo disse...

Cara Pipi,
Sem pretender ser mal interpretado, continuo a dizer-lhe que as camaras nao servirao de nada, excepto para encher os bolsos de alguns amigos.
Porque na nossa republica de bananas so se podem prender os criminosos que refere quando apanhados em flagrante delito e as imagens de video / fotografia nao servem de prova. Quando os supostos criminosos forem capturados saiem mais rapido da esquadra / tribunal do que nos dias de hoje e nunca irao para a cadeia.
O resultado vai ser gastar dinheiro publico de uma forma populista e que seria mais bem empregue de outra forma, como por exemplo equipar a PSP com melhores meios.