Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Circuitos pedonais crescem em rede


Atualmente são cerca de uma dezena os circuitos deste género espalhados pelo concelho onde os munícipes têm oportunidade de criar novos hábitos saudáveis de uma forma económica.

Uma rede pedonal que está a crescer a olhos vistos, tendo como o mais recente exemplo a conclusão da ligação do circuito já existente na Boba ao Parque Aventura, através da implantação da pista entre as rotundas da Av. Artur Semedo e da Estrada da Serra da Mira.

Esta obra, inserida no Orçamento Participativo (OP), teve como objetivo o aproveitamento do espaço disponível naquela área e a construção de uma pista de caminhada, essencial à zona, ligando um eixo de circulação muito utilizado pela população, entre os Moinhos da Funcheira e o centro da Amadora. (...)

_____
Fonte: Amadora Sempre em Movimento

-------------------------


Vizinhos,

No ano de 2010, um vizinho propôs, no âmbito do Orçamento Participativo 2011, a conclusão dos cerca de 300 metros de passeio em falta desde a rotunda da Avenida Artur Semedo à rotunda da Estrada da Serra da Mira.

Foi desta forma que o nosso vizinho se referiu à falta de segurança dos peões:
"A conclusão da obra permitiria a realização do trajecto referido com comodidade e sem perigo, dado que os transeuntes têm que se deslocar pela estrada, pois o mau estado da berma assim o obriga. Mais informo que a referida estrada tem sido ultilizada como parte de um percurso de jogging para quem se desloca ao Parque da Boba.".

Certamente que o nosso vizinho ficou feliz ao constatar que o seu pedido foi atentido e incluído nas Grandes Opções do Plano 2011, só que não conhecia qual seria a solução para satisfazer a sua proposta.

A conclusão da obra não foi em 2011 mas sim no decorrer da implementação das propostas do Orçamento Participativo 2012. O problema não é quando foi concluído mas como foi concluído.

Os nossos autarcas sedentos de show-off aproveitaram a dica ("estrada tem sido ultilizada como parte de um percurso de jogging para quem se desloca ao Parque da Boba") para exibir obra feita para alguns, populismo para mim.

Agora temos mais uma pista de caminhada, menos uma faixa de rodagem, mais trânsito em hora de ponta e continuamos sem passeio.

Que palhaçada!



Mais informações em:
Apresentação do Orçamento Participativo
Orçamento Participativo: Propostas
Orçamento Participativo: Grandes Opções do Plano 2011
Pista de Caminhada: Vila Chã-Parque da Boba

14 comentários:

Rui Machado disse...

Não bastasse a forma como foi concluída, ainda há a referir as condições de segurança, ou falta dela, que resultam para os "caminhantes" que aí passem.
Esta pista, não negando interesse para quem a utiliza, foi uma obra que demonstra toda a incapacidade de quem a desenhou.
Não é admissível que se tenham substituído passeios e noutros casos, alterado a forma dos mesmos, fazendo com que os carros de maior dimensão tenham passar por cima dos passeios para conseguirem fazer o seu trajecto.

Anónimo disse...

Vocês tb nunca estão é satisfeitos com nada!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo, deve gostar que lhe atirem areia para os olhos? É com estes exemplos, que não param de surgir, que o dinheiro dos nossos impostos é mail gasto! A ideia é boa, faz falta à população, mas bolas ... será que não pensam se o que estão a fazer está bem feito? Tanta incompetência é demais!

Anónimo disse...

É tão aprazível e convidativo que tem tido uma adesão doida!
AntónioDias

Anónimo disse...

Caros vizinhos
A pista para fazer as caminhadas
até fazia sentido mas não havia
necessidade de se ter roubado uma
faixa de rodagem teria sido melhor
aproveitado o terreno ao lado, servia de passeio e de percurso para cominhar e parece que qualquer pessoa mesmo sem formação qualificada consegue perceber isso, o dinheiro dos nossos impostos desta maneira foi muito mal empregue.......

csantos disse...

esta situação dá-me de tal forma volta ao estomago que todas as manhãs ao passar por lá fico logo mal-disposta
Sou plenamente de acordo em construirem a pista, pese embora das vezes que lá passo, não vejo assim tanta adesão que justificasse tal intervenção, mas que a fizessem na berma.
Adaptassem o espaço para continuar o passeio e incluir a pista...
Acho que não era assim tão dificil de ver...
SURREAL...
Não sei o que se pode fazer a esta altura, mas no que dependesse de mim...

Anónimo disse...

É impressionanda a forma como se destroi e se esbanja o dinheiro público!

Eu tinha vergonha de fazer uma coisa daquelas.

Dava muito trabalho fazer o passeio então destroi-se o que já está feito.

Quando a via estiver super congestionada, o que já vai tendo exemplos disso, então terá de se destruir novamente, gastando mais dinheiro e fazer como deve de ser.

Não me oponho à pista, mas para fazerem a bela obra que fizeram, mais valia a pena estarem quietos!

Anónimo disse...

Sou utilizador deste circuito pedonal, não sinto segurança quando passo por este local.
Acabaram por "afunilar" duas faixas de rodagem logo a seguir a uma curva, para serem reduzidas a uma. UMA VERGONHA, pois existe o espaço para o passeio ao lado, era só afazerem o passeio misto.... para estas aberrações descontamos os nossos impostos.
Deveriam ser chamados á responssabilidade judicial quem "constrói" miseráveis mostruosidades com o dinheiro público.
Sinceramente lamento.

Victor Azevedo disse...

SURREAL!
Quando em todo o lado de alargam as vias, ali, visão de um inteligente engº da Câmara da Amadora, suprimiu-se uma faixa e tornou-se a circulação de peões muito perigosa. Para além disso, só espero para ver como será com uma avaria de uma carro naquele percurso.
QUEM IMAGINOU, DESENHOU E PÔS EM EXECUÇÃO AQUELE ABORTO MERECE UMA MEDALHA... DE CORTIÇA!

Anónimo disse...

O que eu digo é que vejo este blog como um painel de criticas!!! Não vejo um comentário positivo a nada do que se faça (construa) na urbanização ou perto dela!!! Se não gostam... mudem-se!!! Com tanto sitio para viver foram logo escolher um com tantos aspectos negativos!!! não percebo sinceramente!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo....
Pelo seu comentário devemos depreender que foi o mentor de tal
obra ou de outras semelhantes, penso
que o teor das criticas deverá ser
visto no sentido construtivo.

Sérgio Borges disse...

Relativamente a esta obra, só posso dizer que foi certamente pensada por uma "mente brilhante" entre as várias que existem na Câmara da Amadora. Substitui-se uma faixa de rodagem, útil para quem se desloca todos os dias para ir trabalhar, por uma pista que não deixando de ser útil é usada por quem pode dispensar algum do seu tempo de lazer. O que é mais espectacular é que no mesmo local existia espaço suficiente para termos as duas coisas.
Há mais exemplos no concelho, não posso deixar de referir apenas mais um: era importante construir uma 2ª. faixa de ligação ao IC19 a partir do Lido, no entanto e apesar do imenso espaço disponível a Câmara optou apenas por mais uma pista pedonal.
Será que neste concelho as pessoas que trabalham não contam? só interessam as que têm tempo para a pratica desportiva?

Anónimo disse...

Ora como se trata de "um eixo de circulação muito utilizado pela população, entre os Moinhos da Funcheira e o centro da Amadora" (e também IC16 e IC17), então decidiram estrangular e condicionar a circulação do trânsito!

Mas tem sido assim um pouco por toda a Amadora! Há uns tempos decidiram construir rotundas em tudo quanto era cruzamento, uma vez facilitavam a circulação do trânsito (concordo). Agora, em tudo o que é rotunda colocam semáforos! Contra-senso! Ou existe uma coisa, ou outra! E assim se vai esbanjando o dinheiro!

MãedoPimpolho disse...

De facto, e logo na primeira semana desta solução visionária houve uma avaria de um carro, que levou a que toda a gente ficasse parada a aguardar que conseguissem tirar o carro dali. Toda a gente inclui todos, n só os moradores de Vila Chã, que se deslocam para a cril e resto do casal de s. brás todos os dias. E pergunto-me: e se fosse uma batida? eu não tirava dali o carro enquanto a polícia não chegasse e tudo estivesse resolvido. E ali ficavam dezenas de carros (para ser otimista, porque eles vão-se acumulando), numa fila interminável até ao centro da amadora, porque alguém achou que dava muito trabalho construir um passeio, ou quis ficar com o dinheiro da suposta obra, como é bom de ver...Só na Amadora, realmente...e ainda há quem diga que isto é BOM??? deve estar é doido da cabeça, ou então é reformado e não usa a via pública, muito menos em hora de ponta. Isto é de loucos