Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Parque Central: Novo espaço já é usufruído

As obras de requalificação do Parque Central, no coração da Amadora, estão a avançar a bom ritmo e, apesar de os 65 mil metros quadrados daquele espaço de lazer não estarem ainda concluídos, existem novas áreas que já atraem dezenas de pessoas. Até aqui aberta ao trânsito e ao estacionamento automóvel, a Rua dos Bombeiros Voluntários surge agora como uma grande área pedonal, fazendo a ligação entre o antigo polidesportivo e a zona do lago.

A antiga artéria deu lugar a uma alameda pedonal com 14 metros de largura, onde serão ainda plantadas romanzeiras, o símbolo da Amadora. O fecho desta artéria obriga ainda a um reordenamento do trânsito e dos sentidos de circulação naquela zona. (...)

O Parque Central está a ser transformado num parque temático que terá a água como assunto principal. "Um conceito que pretende fazer com que as pessoas passem a tarde naquele espaço, em vez de o utilizarem apenas como passagem", realçou Gabriel Oliveira, vereador responsável pelos espaços verdes, por altura da apresentação do projecto à comunidade. O actual lago do parque está a ser ampliado e a água devidamente tratada, possibilitando actividades como passeios de gaivotas, em jangadas ou em barcaças. Este espaço vai ter cerca de 2500 metros quadrados e assume-se como principal atracção.

Junto a este equipamento vai ser construída uma casa de chá e o Centro de Interpretação Ambiental da Amadora, num edifício todo envidraçado. Uma ‘playstation’ em tamanho gigante, onde os mais novos vão poder realizar um conjunto de actividades lúdicas e didácticas, será outra das atracções.

O parque infantil que recria uma cidade espacial, e uma pista de tartan em redor do campo de jogos são outras das ideias presentes no projecto de requalificação, que contempla ainda um circuito de manutenção.

A requalificação do Parque, cujos trabalhos deverão acabar no primeiro semestre de 2010, vai custar à autarquia cerca de 3,3 milhões de euros.

_____
Fonte: Jornal da Região, 15-12-2009

Sem comentários: