Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 1 de novembro de 2009

Habemus ecopontos!

Avenida António Ribeiro Chiado

Tem sido um "parto" difícil! Os ecopontos já são visíveis e aparentemente a sua instalação está parcialmente concluída. No entanto, há duas situações que aparentemente são anómalas e facilmente constatáveis: os ecopontos estão "selados" e não se vislumbram ecopontos a nascente da Avenida Canto e Castro. No primeiro caso é possível que a Valorsul ainda não tenha definido as novas rotas para a recolha dos resíduos valorizáveis, quanto ao segundo caso não encontro explicação. A única diferença que posso verificar é que, a zona da urbanização onde foram instalados os novos ecopontos, encontra-se na área de influência da Freguesia da Mina.

A localização dos ecopontos numa urbanização certamente terá critérios muito rigorosos. No nosso bairro alguns ecopontos têm uma localização um pouco estranha, como é possível verificar na Avenida Canto e Castro onde em cerca de 100 metros existem dois ecopontos. Todos os ecopontos instalados ocupam lugares de estacionamento, sinceramente não estou escandalizado, afinal todos os lotes do nosso bairro têm parqueamentos. Numa avenida, como a Canto e Castro, que tem pouco estacionamento para o seu grande movimento e onde durante o dia é possível verificar um estacionamento quase caótico. Quem decidiu a localização dos ecopontos, ou não teve bom senso ou não conhece a realidade daquela avenida. Apelo aos Senhores que decidem que tenham mais cuidado na escolha dos locais dos ecopontos por instalar.

Apesar de considerar que a instalação dos novos ecopontos ainda não está terminada, estes já são visíveis e considero que são esteticamente agradáveis. Os meus parabéns a quem os seleccionou.

Para terminar, gostaria de fazer um apelo a todos os vizinhos para que não utilizem os ecopontos enquanto os mesmos continuarem "selados". Continuem a reciclar, mas depositem os resíduos nos ecopontos próximos da urbanização.

Parte desta "luta" está ganha, sabemos que é um direito nosso, mas não esqueçamos dos nossos deveres.

Avenida Pedro Álvares Cabral

Rua José Viana

____
Nota: fotos cedidas por Paula Relvas


Mais informações em Localização de ecopontos

3 comentários:

Eu disse...

Sejam bem-vindos os ecopontos!

No entanto, quanto à sua localização na Av. Canto e Castro, roubarem 3 lugares de estacionamento foi uma óptima decisão! Numa avenida onde já "reina" o caos do estacionamento devido à grande afluência ao comércio foi o melhor que podiam ter feito. Também é verdade que os stands dos construtores roubam lugares, mas esses mais tarde ou mais cedo lá se vão embora, o dos ecopontos é que não.

Unknown disse...

Efectivamente, sejam bem vindos os ecopontos...

No entanto, não posso deixar de partilhar a minha estranheza com o facto da metade de S. Brás não ter direito aos mesmos. Se a colocação dos ecopontos é da responsabilidade do urbanizador, então não se percebe o porquê da discriminação. O mesmo se pode dizer se a responsabilidade for da CMA. Se a responsabilidade for das Juntas da Freguesia, então os meus parabéns à JF Mina, e nesse caso quem se portou mal foi a JF São Brás. Será que situações como esta dão razão aqueles que preferem a gestão da urbanização pela JF da Mina?

Unknown disse...

Parece que finalmente temos ecopontos. Só não percebo a razão de não colocarem junto aos ecopontos mais um "buraco" para o lixo orgânico. Já que tiveram o trabalho a escavar, faziam mais um ao lado. Agora temos de reciclar num lado e colocar o lixo orgânico 100 metros à frente.