Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Estender roupa na varanda dá multa até 750 euros

Estender roupa nas varandas vai ser penalizado com multas que podem ir até aos 750 euros, segundo as normas aprovadas pela Câmara Municipal de Tarragona (Catalunha - Espanha) para manter a estética dos edifícios.

Os habitantes de Tarragona - uns 757 mil - terão agora que cumprir diversas regras destinadas a garantir o respeito mútuo e a convivência entre vizinhos.

De acordo com as normas aprovadas pela Câmara, é proibido estender roupa à vista do público, nas varandas e janelas. Também não é permitido pendurar qualquer objecto que prejudique a estética da via pública ou que sobressaia das fachadas das casas ou das portas das lojas. Estas práticas só serão permitidas com autorização da Câmara.

Segundo o regulamento, é proibido sacudir tapetes, roupa ou outros objectos pessoais nas varandas e janelas. Essas práticas só podem ser praticadas fora das zonas habitacionais.

Também estará penalizado regar plantas nas varandas e janelas, sempre que exista a possibilidade de causar incómodos aos vizinhos dos apartamentos inferiores e peões.

Os agentes da Polícia Municipal já começaram a entregar cartas que advertem os cidadãos do custo que podem ter que suportar se não cumprirem o regulamento para a boa convivência.

Alguns cidadãos sentem-se afectados com estas medidas. É o caso de diversos habitantes da zona antiga da cidade de Tarragona.

O presidente da Associação de Vizinhos da «Parte Alta», Gabriel Coy, afirmou que está muito enraizado o hábito de estender roupa nas varandas e regar as flores existentes nos balcões.

Vivem naquela zona urbana cerca de quatro mil pessoas. «Há muita gente que vive em apartamentos onde não há elevador e o seu estado de saúde não lhes permite subir as escadas até ao terraço para estenderem lá a roupa», disse.

A autarquia também está a estudar a hipótese de retirar, gradualmente, as parabólicas das fachadas dos edifícios.

_____
Fonte: LUSA / Diário Digital, 04-06-2008

4 comentários:

Gonio disse...

A verdade é que uma varanda fechada ás intempéries dava-me jeito. Não concordo com as tipicas marquises, mas tenho pesquizado acerca do assunto.
Encontrei estas cortinas de vidro quase invisiveis e que me permitem abrir totalmente ou fechar totalmente a varanda.
Gostava de saber a opinião das pessoas que são "anti-marquize" :)

Gonio disse...

ops, o link:
http://www.lumon.dk/References.asp?id=2147&docid=785

Light_Angel disse...

Em alternativa aos estendais o governo espanhol deve arranjar uma verba gordíssima para oferecer máquinas de secar roupa a toda a população, n??

Realmente...

Anónimo disse...

Acho estas medidas um completo exagero...Concordo que não se possa alterar, em termos arquitectónicos, as fachadas dos edifícios, mas não poder estender a roupa??!!! Por amor de Deus, o aspecto estético não se pode sobrepor às necessidades do dia-a-dia das pessoas...Toda a gente tem que secar a roupa e nem toda a gente tem máquina de secar...ou dinheiro para a suportar, visto que a luz, tal como tanta coisa em Portugal, está caríssima...Ao menos que possamos aproveitar o sol e o vento que a Natureza nos dão para secar a nossa roupa!!!