Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje é o Dia Mundial dos Vizinhos: Como lidar com vizinhos incómodos

Estratégias infalíveis para pro mover a paz no seu prédio

Se não quer ou não tem hipóteses de mudar de casa, aprenda pelo menos a lidar com cada um deles:

O metálico
Ouve música pela noite fora, a «alto e bom som». Em primeiro lugar, certifique-se que não é um acontecimento isolado.

Por exemplo, uma festa para inaugurar a casa provavelmente não se repete. Se o barulho é um problema crónico fale directamente com ele. Se não resultar ou preferir manter-se incógnita pode sempre fazer uma chamada anónima para a polícia.

O esquisito
Fala sozinho e age de um modo estranho. Apesar de achar uma certa graça ao seu vizinho psycho deve tratá-lo com cuidado. Nunca se sabe quando ele vai agir de forma irracional.

Ao iniciar uma conversa sobre um problema mantenha-se numa posição neutra. Escolha cuidadosamente as palavras para não parecer agressiva e evite que a sua presença seja encarada como uma ameaça.

O prestável
Age como se fosse mais íntima do que você deseja. Oferece-lhe bolos caseiros e quer ajudá-la em tudo o que faz. Tente ser amável.

Este tipo de vizinhança é geralmente bem intencionada. Diga-lhe que aprecia tudo o que faz por si mas que se sente mal por não poder retribuir da mesma forma. Se não resultar, diga-lhe que agradece a ajuda mas que cabe à sua filha fazê-lo, para começar a assumir responsabilidades.

Em último caso há sempre o clássico (mas difícil) «não, obrigada», sem mais explicações.

O dono do cão
Deixa o cão passear livremente pelo bairro sem se preocupar onde ele vai à «casa-de-banho» e não levando um saco de plástico.

Em vez de adoptar uma posição de ataque, mostre-lhe como é desconfortável para si abordar este tema, focando o problema no comportamento do cão e não no do dono.

O solidário
Está sempre a pedir-lhe que assine uma petição ou que se junte a uma causa. Infelizmente, o único tempo que você tem para salvar o mundo é entre as 21h15 e as 21h30 e, geralmente, aproveita- o para descansar.

Colabore apenas se quiser. Caso contrário, diga apenas «gostava de poder ajudar, mas infelizmente não posso. Obrigada.» Se preferir diga-lhe que já se comprometeu com outras causas e que o budget destinado ao voluntariado para este ano, já está destinado.

_____
Fonte: Sapo, 26-05-2011

Sem comentários: