Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

domingo, 19 de setembro de 2010

Amadora apresenta projecto do MetroBus

A Câmara Municipal da Amadora vai apresentar publicamente, no próximo dia 21 de Setembro, pelas 11 horas, na Esplanada de Restauração (Piso 1) do Centro Comercial Dolce Vita Tejo, o projecto MetroBus. A apresentação vai contar com a presença de representantes da CP, do Metropolitano de Lisboa, da Autoridade Metropolitana de Transportes, do Dolce Vita Tejo, da Câmara Municipal de Odivelas e ainda do Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Correia da Fonseca.

O MetroBus é um sistema de Metro Ligeiro de Superfície que, numa primeira fase, fará a ligação entre o futuro interface da CP/Metropolitano da Reboleira e o Dolce Vita Tejo, sendo que o seu traçado atravessará as freguesias da Venda Nova, Falagueira (estação de metro Amadora-Este), Mina, São Brás e Brandoa. Numa segunda fase, prevê-se a extensão da linha do referido centro comercial a Odivelas.

A obra, com uma extensão de cerca de sete quilómetros, ascenderá a cerca de 8 milhões de euros. Um investimento partilhado pelo Dolce Vita Tejo, que disponibilizará cerca de 4.450.000 de euros, para as infra-estruturas do MetroBus. A verba destinada à aquisição do material circulante será comparticipada, em 50%, por fundos comunitários, ficando o remanescente a cargo da autarquia.

Neste momento decorre o concurso público internacional para a aquisição do mencionado material circulante, encontrando-se reunidas as condições necessárias para a elaboração do projecto de execução, iniciando-se, de seguida, a obra. O MetroBus deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2013.

Características inovadoras e ambientais

O MetroBus assemelha-se ao metro de superfície clássico, no entanto em vez de circular sobre carris tem pneus, constituindo um meio de transporte silencioso e ecológico, que facilmente se adapta à topografia do concelho.

_____
Fonte: Câmara Municipal da Amadora, 17-09-2010

2 comentários:

Vila Chã disse...

Caros leitores,

Em Janeiro de 2008, o vereador Gabriel Oliveira referiu à Agência Lusa que a primeira fase do projecto seria concluída até Maio de 2009 (http://vila-cha.blogspot.com/2008/01/primeira-fase-do-metro-de-superfcie.html). Só em Setembro de 2009 é apresentado o Concurso Público Internacional (http://www.cm-amadora.pt/files/2/documentos/20090930104002781739.pdf) e depois de um ano é apresentado o projecto do "MetroBus", mais uma vez com toda a pompa...

Este ritmo de anúncios acompanhados de governantes não é algo que seja novo, nomeadamente quando em Agosto de 2009, vésperas de eleições, Joaquim Raposo, acompanhado pelo Ministro Rui Pereira, anunciou a construção das novas instalações da Divisão da PSP da Amadora (http://vila-cha.blogspot.com/2009/08/rui-pereira-anuncia-uma-nova-divisao-e.html), quando o mesmo já o tinha anunciado em Fevereiro de 2008 (http://vila-cha.blogspot.com/2008/02/vila-ch-vai-receber-diviso-da-psp-da.html) com conclusão prevista para Março de 2009.

Há mais exemplos no Município, mas no que diz respeito a Vila Chã fico-me por aqui.

Cumprimentos.

csantos disse...

è bem verdade, antes de decidir morar cá a conversa da Divisao da PSP estava bem clara que seria Março de 2009... Por este andar, saio eu daqui antes de se dcolocar sequer o 1º tijolo...