Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fecho de varandas

Boa tarde

Quando vim residir nesta urbanização disseram-me que, por lei camarária, era proibido fechar varandas para não acontecer como em determinados edifícios que depois de as fecharem, muitas vezes cada uma de diferente material, se descaratizava a harmonia da arquitetura e passavam a parecer gaiolas, sem respeitar, pelo menos, a igualdade de materiais.

Não conheço a legislação (mas se alguém a conhecer gostaria de saber qual); no entanto já vi na urbanização varandas fechadas que, no contexto dos prédios onde estão inseridas, não valorizam em nada os mesmos.

Não contesto a necessidade de ganhar espaço, mas pelo menos que se ganhe espaço sem descaratizar as fachadas como acontece um pouco por todo o lado.

Atenciosamente,

Maria José Pereira


____
Nota: e-mail enviado por Maria José Pereira

18 comentários:

Vila Chã disse...

Boa noite Maria José,

Para ajudar a esclarecer as suas dúvidas deixo aqui o endereço de uma outra publicação deste blogue:

http://vila-cha.blogspot.pt/2014/11/ainda-sobre-varandas-em-forma-de.html

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu fiz questão de apresentar queixa por escrito no policia municipal no início deste mês. Detesto, odeio, desprezo quem não se coíbe de fazer o que lhes convém sem olhar a meios. Espero que A minha queixa tenha provimento!

Unknown disse...

Já que fez a queixa,pelo menos mostre dignidade e mostre a cara.

Anónimo disse...

Deixa-te de ameaças e cumpre a lei que ninguém te chateia! Isso sim era ser digno de ser vizinho de alguém e viver em sociedade que os prédios e o bairro não são tua propriedade em exclusivo caso não tenhas reparado. Estou no meu direito legal de o fazer. Já tu e os outros é que não tinham o direito de alterar as fachadas como bem lhes deu na vinheta.

Anónimo disse...

Acho incrivel, vivem a 150 metros do bairro de santa filomena, em plena amadora, conhecida como a antiga porcalhota, e estão preocupados com varandas!!! Genial

Vila Chã disse...

"O principal núcleo da freguesia passou a ser o lugar da Porcalhota. Em 1907, a população local pediu ao rei D. Carlos que permitisse a mudança de nome, situação a que o Ministério do Reino deu despacho, renomeando a povoação de Amadora em 28 de outubro de 1907."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amadora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porcalhota

Unknown disse...

Existe aqui gente que pensam qu porque compraram um andar na vila chã, são alguns príncipes,ou os donos das casas dos outros.Tristes,só tristes não devem ter mesmo mais nada que fazer na vida que é olhar para as varandas dos vizinhos.Cambada de invejosos.

Anónimo disse...

começamos a ficar fartos da sua atitude aqui no prédio, parece que agora não lhe chega estar sempre a mandar bitaques no que se deve ou não fazer no nosso prédio,
você só olha para o civismo dos outros, e esquece-se de olhar para o seu, fazer barulho para os outros para sí já está tudo bem, arranje o que fazer, e bom que agora tenha afectado mais pessoas do bairro, pode ser que arranje mais amigos

Anónimo disse...

O facto de vivermos paredes meias com o bairro de santa filomena não quer dizer que tenhamos de fazer das nossas varandas um lugar parecido. Como gosto de viver num sítio com certa categoria, não vou mascará-lo com ganhos de espaço que em nada contribuem para uma continuidade da boa apresentação dos edifícios.

Anónimo disse...

Independentemente do que cada um acha, existe ou não um lei e que a autarquia devia atuar para a mesma ser cumprida?
Um projeto de um edifício, de uma urbanização é ou não é propriedade intelectual do seu projetista e como tal tem direitos de autor?
A linha arquitectónica de um edifício, de uma urbanização não deve ser alterada pelo prazer individual e que ainda por cima é ilegal.

Anónimo disse...

Quem lhe disse que é ilegal?

LMVS71 disse...

A autarquia não faz nada, Em tempos também apresentei queixa e a resposta que recebi foi de que era livre de recorrer aos tribunais para forçar a retirada da marquise. Em suma a CMA serve parecer impostos, nada mais.

Anónimo disse...

Provavelmente vai acontecer o mesmo que aconteceu por cima do pão de mel que fecharam aquilo tudo.Foi lá a policia municipal e pregou-lhes uma multa ,obrigando-os a retirar tudo!

Anónimo disse...

Senhor Paulo Porfírio não se trata de quem compora na urbanização se considerar principe ou equivalente; trata-se isso sim de não fazer das fachadas dos prédios autênticos mamarrachos. É ou não necessária autorização do condomínio? Quando vim para aqui o construtor disse que era proibido. Alguém conhece a legislação? Perguntei à CM Amadora que ainda não respondeu.

Vila Chã disse...

Atenção, que este processo inicia-se em Assembleia Geral de Condóminos com a autorização de dois terços do valor total do prédio. Sem esta autorização a Câmara Municipal não pode autorizar, se o fizer é ilegal.

"ARTIGO 1425.º do Código Civil
(Inovações)

1. As obras que constituam inovações dependem da aprovação da maioria dos condóminos, devendo essa maioria representar dois terços do valor total do prédio.

2. Nas partes comuns do edifício não são permitidas inovações capazes de prejudicar a utilização, por parte de algum dos condóminos, tanto das coisas próprias como das comuns."

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mas todas as obras que alteram a estética em partes comuns, depois de serem aprovadas em assembleia de condomínio e antes de serem executadas devem ter como suporte um projecto de arquitetura com essas alterações e este ser posteriormente apresentado na autarquia para ser, ou não aprovadopela edilidade autárquica. É assim que devia ser se a autarquia tivesse alguma preocupação com a paisagem uurbanística do concelho.

Anónimo disse...

Alguem explique que fechar as varandas para além se ser feio,não impede com que as casas tenham humidade. A humidade está relacionada com mau isolamento, não com o facto de se ter uma varanda.

No meu caso sou contra, e as pessoas que quando compraram casa, sabiam que a varanda lá estava.

Vou fazer um apanhado de todas estes novos aquários, e fazer queixa na policia Municipal, porque dúvido de 1/4 desta nova moda, tenha dado entrada na CMA com projeto de alteração

Anónimo disse...

Então já tem muito que fazer!...Parecem cogumelos a rebentar por todo o lado!Boa sorte!