Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Espaços verdes

Exmos Senhores Presidentes

Junta Freguesia da Mina e São Brás,

Os espaços verdes na Urbanização de Vila Chã, encontram-se num estado péssimo.

Todos nós já nos apercebemos que os mesmos não são regados e que a rega automática não está a funcionar, ou será que esteve alguma vez?

Em tempos esta era accionada manualmente, e ficava a funcionar neste modo automático algum tempo, posteriormente o funcionário desligava por uns tempos, e assim ia sendo feita a rega.

A situação agravou-se desde março/abril de completo abandono em diversas partes da urbanização.

Procedem de quando em quando, à sua activação manual durante o dia, em alturas de maior calor, mas já vão sendo visíveis os estragos causados pela falta de manutenção.

Árvores mortas, canteiros cheios de ervas e mato seco, espaço outrora em que era visível o verde (não posso chamar relva), agora seco e onde a terra vai ganhando terreno.

Quanto à limpeza, a mesma é deficiente, pois o carro que efectua a varredura mecânica pouco faz se não houver uma intervenção humana adequada.

Ainda o horário nocturno para a mesma ser efectuada, muitas vezes 1h/2h da madrugada, não será o mais adequado, pois para além de incomodar o sossego dos habitantes de Vila Chã, também será ineficiente, pois os parqueamentos têm mais viaturas estacionadas do que se fosse realizada durante o dia.

Nos passeios verifica-se muita vegetação que cresce entre as pedras, junto aos lancis, e que também carece de manutenção adequada.

Não fossem os edifícios serem novos, ou com este cenário pareceria um bairro abandonado.

Os ecopontos que estão colocados vai para 6 meses ou mais, ainda estão selados e é impossível serem utilizados, já se encontram degradados, com falta de tinta, tal é a qualidade do material.

Envio algumas fotos e as imagens falam por si.

Solicito a Vossa atenção e o esclarecimento para as situações apresentadas.

Com os meus cumprimentos.

Rui Castro e Melo


____
Nota: e-mail enviado por Rui Castro e Melo para Junta Freguesia da Mina e de São Brás

10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que aqui foi dito e gostava de saber qual foi a resposta. Pela minha experiência, a J.F. de São Brás já deve ter respondido (nem que seja a dizer que iriam reencaminhar para os responsáveis) e a J.F. da Mina devem ter um problema com os teclados, pois raramente respondem aos mails.

Quanto à limpeza das ruas, de facto é indecente o horário a que é feita! Não há dia que não acorde com o barulho, seja da limpeza ou devido à recolha do lixo. Sim porque agora decidiram colocar moloks precisamente por baixo dos quartos!

Pedimos a substituição dos contentores por moloks por razões evidentes e agora temos uma praga deles. Um molok é equivalente a 3 contentores, não eram necessários tantos. Mas é a 8 ou 80.

Para além das ervas daninhas nos passeios, também estes precisavam de ser re-calcetados, pois não há passeio onde não exista um único buraco.

Mas a prioridade parece ter sido refazer as lombas (que agora não estão lá a fazer nada). As rampas juntas têm quase a largura da própria passadeira, o que faz com que não seja necessário abrandar como antigamente.

Anónimo disse...

Andaram a baixar as lombas sem dar ouvidos aos moradores,agora voltaram as corridas de carros nas ruas principais,a altas horas da noite!Não estavam bem como estavam?!!!Andam a fazer e desfazer,não sabem o que hão-de fazer ao dinheiro!Só neste país!!!

Anónimo disse...

Andam a arrancar arbustos que estão vivos e floridos, porquê?
Nesse espaço ficou terra.
Inteligente! Assim não há nada nem para regar nem para podar.
Lindo serviço prestado por esta freguesia da mina.

Anónimo disse...

Já ando a reparar nesse fenómeno estranho de desaparecem, aqui e ali arbustos saudáveis e que não estavam em cima de nenhum edifício ou janela. Tudo leva a crer que há uma aposta na introdução disfarçada de canteiros de TERRA.
Também concordo que assim não há necessidade de rega, seja ela automática ou manual.

Anónimo disse...

Os canteiros junto à creche são bem exemplo disso. É só terra.Foram arranjados para a inauguração dos equipamentos e para a visita da rainha da Jordânia.
Agora serão arranjados ou para as eleições (duvido) ou então para a inauguração do pavilhão. VOTEM NELES !!!Continuem!!!

Anónimo disse...

Também diga-se em abono da verdade:os espaços verdes só servem para os cãezinhos defecar!Antigamente eram para as crianças brincarem,agora está sempre tudo sujo!!!É uma vergonha levarem os animais á rua e não apanharem a porcaria que eles fazem!Enquanto as pessoas não se consciencializarem que é obrigação deles apanhar o que fazem o seus cães,é escusado!!!Não há hipótese!

Anónimo disse...

É curioso, que qualquer tema que se fale, lá vem alguém, talvez sempre a mesma pessoa,falar dos cães. Apesar de não ter cão, reparo com muito agrado que os donos dos cães apanham os cócós dos animais. E o que esta pessoa afirma vemos que não é verdade.Aliás é uma urbanização com muito cão, se fosse como o comentador de 28/08 17.56 diz, nem conseguíamos andar nas ruas. Até faço um desafio a este comentador, solicite à autarquia, já que estamos em eleições, que façam canteiros em terra ou areia, ou outros espaços, para os animais aí defecarem como existem noutros municípios.

Anónimo disse...

Parece que lhe tocaram na ferida!!!A picar-se assim,é porque é um dos que deixa os cães fazerem cócó em todo o lado e não o leva pra casa!Mas devia levar,pra saber o que custa sujar os pés com a porcaria dos outros!

Anónimo disse...

Caro(a) comentador(a) de 31/08/2013 23.33 Mesmo que tivesse um cão, que não tenho, seria desnecessário esse tipo de linguagem e de acusação. Sobre o tema que vários comentadores fizeram, ESPAÇOS VERDES,CONTENTORES,LIMPEZA, etc, escusou-se de comentar fosse o que fosse. Está certamente no seu direito, lamento que tenha desnivelado o nível do debate muito para baixo. Já ponderou solicitar à Autarquia a colocação de dispositivos para os animais defecarem? Tem certamente o apoio de TODOS os moradores civilizados

Anónimo disse...

Concordo com o comentador sobre a proposta a fazer à autarquia no que se refere aos wc's para os cães. É só copiar os bons exemplos:
"O ecocão tem um reservatório de areia, onde os donos dispõem de sacos para recolher os dejectos do animal de estimação e um depósito para os sacos. A experiência "é nova no Porto" e surge na sequência "das muitas queixas que a Autarquia recebe", explica Rui Rio, que fez questão de inaugurar um espaço que se espera "que dê aos donos dos animais a oportunidade de recolher os seus dejectos".http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=553495