Colabore com o blogue

A partilha de informações e novidades são uma óptima forma de conhecermos melhor o local onde vivemos. Se tiver interesse em colaborar com o blogue, por favor envie as suas mensagens para o nosso contacto.
Para conseguirmos ter o que comprámos, é dever de todos os vizinhos zelar pelo cumprimento do plano de urbanização do Casal de Vila Chã e a correcção de erros já detectados.

Acompanhe os comentários a Promessas por cumprir.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Apresentada queixa na ONU contra processo de demolição do bairro de Santa Filomena

O Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade (Habita) anunciou hoje a entrega de uma queixa às Nações Unidas contra os "abusos aos direitos humanos" por parte da câmara da Amadora no desmantelamento do bairro de Santa Filomena.

A queixa foi endereçada na segunda-feira ao perito Independente sobre assuntos de minorias e à relatora Especial do direito ao alojamento do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas.

Foi igualmente remetida ao Comissariado para os Direitos Humanos do Conselho da Europa e ao gabinete da vice-presidente encarregada da Justiça, dos Direitos Fundamentais e da Cidadania da Comissão Europeia e ao Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI, I.P.

_____
Fonte: SIC Notícias, 17-07-2012

12 comentários:

Anónimo disse...

E que tal fazermos o mesmo para os por a andar daqui para fora?

Anónimo disse...

PCP E BE a fazer das suas. uma vergonha! sempre que se noticiam demolições lá vêm eles, com os jornalistas atrás, para fazerem o filme habitual. esqueçem-se é de dizer que as construções que estão para ser demolidas são alugadas por valores exorbitantes por pessoas que já abandonaram o bairro e utilizam as barracas como fonte de rendimento. É DEMOLIR E EM FORÇA!

PMG disse...

Que palhaçada. Lá vem mais burocracia para atrasar o que já devia ter sido feito há muito.

Anónimo disse...

Será que também podemos fazer uma queixa dessa gentalha por andar a assaltar e ameaçar o cidadão honesto e trabalhador?

Estou-me a marimbar para a minória quando esta não se quer integrar na sociedade onde vive.

Os meninos do PCP e BE não falariam da mesma maneira se fossem obrigados a conviver com estes energumos.

Nos EUA delitos graves e reiterados provocam a deportação da familia toda de emigrantes até à 5ª geração. O problema nem é os que vieram para cá, que são gente honesta e trabalhadora... o problema são os filhos destes.... e por aí em diante....

Anónimo disse...

Absolutamente ridículo e difícil de acreditar neste notícia!!!

Queixa contra a demolição de um bairro que é uma vergonha para qualquer sociedade do século XXI, sem condições para quem lá vive e completamente fora do contexto urbano onde se insere?! Esta dita entidade "HABITA" defende o quê?...a degradação contínua da Cidade da Amadora? a manutenção de um foco latente de marginalidade? a ocupação abusiva e a construção ilegal...sinceramente, só faltaria propôr este tipo de bairros para cartão de visita da cidade....!!!

Como morador de Vila Chã, espero que o processo de demolição seja rápido e eficaz para o bem de todos os que diretamente são obrigados a lidar com esta triste realidade (moradores de Vila Chã e áreas contíguas ao bairro) e para o bem da cidade que sofre tanto com as consequências de albergar estas realidades desviantes.

PMG disse...

Algumas barracas já foram demolidas, do lado da Avenida General Humberto Delgado [ Like ].

procuro o anónimo disse...

280 pessoas (83 famílias) das quais 104 são crianças. Deste 79 estão sem emprego, 87 estão a estudar e 13 sofrem de invalidez permanente.
Qem vai pagar esta crueldade, será inocentes ou será estes "anónimos"?
eu não sei, mas alguem vai sustentar estas pessoas.

PMG disse...

Para a ultima pessoa que comentou:

Que obrigação tenho eu de sustentar quem nada contribuiu ou contribui para a sociedade ? Quem é que os manda procriar como coelhos ? Quem é que lhes deu o direito de construir "habitações" ilegalmente ?
Esse discursozinho não tem ponta por onde se lhe pegue.

Vanda disse...

Boa Noite a todos!
Não sou moradora de Casal de Vila-Chã, mas tenho familiares que moram nessa zona geográfica do Concelho da Amadora. Para si, Sr/SrªPMG, respondendo ao seu comentário desagradável e provavelmente sem fundamento de causa, o Sr/Srª sustenta essas pessoas? Olhe que elas também provavelmente também o/a sustentam a si, através dos impostos, para contribuir para a sua saúde e educação/formação (que por acaso até lhe falta alguma, e por conseguinte vou rectificar e dizer antes Formação; se bem me recordo a lei do aborto é muito recente, e como deve saber, antes da aprovação da lei só quem tinha "poder" na carteira é que o fazia, além de que nem todos são a favor do aborto, por conseguinte, não vamos menosprezar as famílias numerosas, se o Estado cumprisse com as suas obrigações, o país estaria muito melhor! Quem lhe deu o direito a si, de julgar seja quem for, e como pode afirmar que as habitações são ilegais? Se eu fosse a si antes de afirmar alguma coisa, iria informar-me sobre os Bairros já existentes em Vila Chã, muito antes da existência deste novo conjunto de "Habitações", e então depois comentaria fosse o que fosse.
VRA

PMG disse...

Vanda,

em resposta à sua questão sobre "quem sustenta quem": toda a gente que paga impostos não tem o mesmo nível de rendimentos. Não é preciso ter um QI superior a 120 para perceber que quem habita nessas barracas tem rendimentos muitos inferiores a quem habita em habitações LEGAIS. Portanto, se essas pessoas descontam, ou pagam impostos, pagam menos do que eu pago, certo ? Está a perceber onde quero chegar ?
Aborto ? Só para carteiras recheadas ? Mas que raio de argumentação é essa ? Eu sou pai de uma criança e adorava ter mais filhos. Sabe por que não os tenho ? Por razões económicas. É que não sei se tem a noção de que ter filhos não é só "fazê-los", há que criá-los e educá-los, e isso tem custos. Será este um conceito díficil de entender por parte dessas "minorias desfavorecidas" ? E para si ? Pelos vistos, é.
Saúdinha.

Anónimo disse...

Acredito que existe muita boa gente a viver em Santa Filomena, como também nos restantes bairros de lata que existem um pouco por todo o lado. O pior é que, enquanto os mais velhos trabalham, os mais novos andam por aí a fazer das deles. Mas lá está o que o PMG referiu, não é só fazê-los como fazem os coelhos ...

Anónimo disse...

Acho ridiculo o que aqui dizem.. Sabiam que pelo menos 1 das familias que vive no bairro mesmo em frente as escadas que voces tanto querem fechar sao DONOS do proprio terreno?! Pois é, familia essa que trabalha faz descontos, ha imensos anos! dizerem que sao barracas LOOOOOL meus senhores, conheço a familia mais do que bem, tomara eu ter 1 casa como a deles! Tomara voces serem metade do que eles sao! Ja agora os Assaltantes, tambem vivem em predios .. RIDICULOS